quarta-feira, 24 de agosto de 2011

POLO DE SANTARÉM


CORPO DOCENTE EM NÚMEROS
O
 corpo docente do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém sempre funcionou com um número de professores insuficiente para atender a demanda de estudantes das 50 comunidades dos municípios de Santarém, Belterra e Aveiro, onde funciona o Ensino Médio Modular (EMM).
Em maio de 2008, o corpo docente chegou a contar com um total de 123 educadores, o maior número de docentes já lotados no polo. Em dezembro do mesmo ano, este número foi reduzido para 118, por conta dos professores temporários que foram distratados.
No mês de abril de 2009, o número de docentes foi reduzido para 106, por conta do encerramento do contrato dos professores Antônio Patrício Leitão, Ariane Xavier Rego, Arnaldo Ramos de Oliveira, Francisca Ivete de Oliveira, Josilene dos Santos Carvalho, Lázaro Guedes Leon, Manoel Domingos Oliveira Cunha, Márcio Farias da Silva, Paulino Dantas de Lira, Rosa Araújo da Silva, Terezinha Lima de Sousa, Walter dos Santos Silva e  Wilson Marques Navarro.
Reduzido - O ano letivo de 2010 iniciou com apenas 65 professores efetivos lotados no Polo de Santarém. Para amenizar a situação, a SEDUC empossou mais concursados e contratou temporariamente educadores, elevando esse número para um total de 96 professores.
No dia 25 de maio desse ano oito educadores entraram com a documentação pleiteando uma vaga temporária para atuar no Ensino Médio Modular (EMM): Marinês Sousa Araújo (História), Crenilson Correa da Silva (História), Joelma Cristina Pereira dos Santos (História), Rosinaldo Costa de Sousa (Geografia), Nazaré da Silva Uchoa (Filosofia) e Darlisson Cohen (Matemática). Além desses, mais cinco foram contratados pela Seduc. Com a aquisição, o quadro docente passou a contar com um total de 87 educadores.
Neste ano letivo de 2011 a situação melhorou, apesar da dispensa dos professores temporários com contratos regulares vencidos nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril e dos professores que estão aguardando a aposentadoria.
O 1o módulo do ano letivo 2011 iniciou com um total de 95 educadores. Destes, 13 tinham vínculo temporário, três foram removidos e uma concursada foi chamada, de acordo com listagem da lotação repassada pelo coordenador Luis José Rabelo de Lima ao Modular Notícias. Agora, no mês de agosto, esse total passou para 121 professores, com a contratação e remoção de mais sete professores.

Nenhum comentário: