sábado, 30 de abril de 2011

Alexandre Von diz:


Professor tem que trabalhar

E
m reportagem de capa publicada no jornal “O Impacto”, edição 831, o deputado estadual Alexandre Von (PSDB) diz que “todo professor dos sistema modular tem que trabalhar”.
A entrevista, que foi concedida ao repórter Carlos Cruz, tem duas perguntas relacionadas ao Sistema de Organização Modula de Ensino (SOME). A primeira delas é: "como o senhor analisa a questão do ensino modular na região?".
Eis a resposta: A proposta do secretário de estado de Educação, Nilson Pinto, que já esteve em Santarém fazendo uma visita in loco aos estabelecimentos da Seduc no município, é que o programa de ensino modular seja reformulado para ganhar qualidade, eficiência, trazendo resultados positivos para que em segundo momento seja ampliado. O secretário Nilson Pinto me garantiu que ao longo do primeiro semestre promoveria um amplo debate buscando a reformulação e o aprimoramento, sobretudo, na qualidade da educação prestada no Sistema Modular de Ensino, para que a partir do segundo semestre ele possa ser ampliado, revigorado e possa atender mais comunidades rurais que precisam muito desse programa.
A segunda pergunta respondida por Alexandre Von é: "foram detectados fraudes neste programa de ensino modular na região?". Resposta: Os equívocos, os excessos, enfim, o que precisar ser ajustado para aprimorar o programa será feito. Alguns professores lecionam no modular e tem outras atividades na área urbana, que compromete a qualidade do ensino. O objetivo é que quem for professor do modular e está fazendo uma opção por lecionar neste programa, não tenha condições em prestar serviços em outras escolas e não tenha condições de lecionar na cidade.

 Comentário da professora Ocy Martins

Ocy Martins
Não acredito que o Deputado Alexandre Von tenha dito isso: "Professor tem que trabalhar", fazendo referência aos professores que trabalham no Sistema Modular de Ensino - Polo Santarém, de forma acintosa como o repórter da matéria se refere no topo desta postagem, e como chamada principal na capa do jornal “O Impacto”, edição 831. Pois no desenrolar da matéria não se percebe nem uma malícia em suas colocações. É natural que no final de um governo e início de outro se encontre alguns "...equívocos, os excessos, enfim, o que precisar ser ajustado para aprimorar o programa será feito." (texto de Von), publicado na matéria. É preciso entender, que houve uma intencionalidade maldosa para difamar uma categoria trabalhadora em detrimento de alguns que por ventura não cumprem o seu papel de educador,(se quizermos justificar, "maus profissionais existem em qualquer atividade humana"). Porém, não sou daquelas que entregam a mão a palmatória. Se existe desvios de atividades profissionais devem ser corrigidos em nome da moral e da ética e dos princípios educacionais que é formar cidadãos críticos, éticos e vencedores para que tenhamos futuramente, Comunidades, Municípios, Estados da Federação Brasileira cidadãos conscientes e responsáveis pelos seus deveres e ideais. Vamos apostar nas pessoas que estão à frente do SOME-Polo SANTARÉM e na força poítica dos nossos deputados para que o Sistema Modular de Ensino deixe de ser um programa para ser uma Modalidade de Ensino e nisto confio na força política do DEPUTADO ALEXANDRE VON e de seus parceiros que acreditam que só pela educação e politização do povo paraense se pode mudar essa realidade atual.
Professora Ocy Martins 



domingo, 24 de abril de 2011

Relação dos novos professores do SOME
O descaso do antigo governo com o SOME ocasionou um grande número de pendências de disciplinas do ano letivo 2010, onde 33 das 50 comunidades assistidas do polo Santarém foram prejudicadas, propiciando o aumento da evasão escolar e tirando o direito do aluno a frequentar aulas regulares ao longo do ano. A proposta da atual gestão para combeter essa problemática e aumentar o número de professores para garantir o direito do aluno a uma educação de qualidade que seja capaz de garantir a inclusão, permanência e sucesso.

Parabéns SOME, conheça seus "novos" professores:

REMOVIDOS:
01 - Aldenis Moura - Biologia/Química
02 - Weberton Carlos - Biologia/Química
03 - Gleydson Maia - Física/Matemática
04 - Adriano Pereira - Matemática/Física
05 - Auristeles Silva - Matemática/Física
06 - Ilana Melo - Geografia
07 - Sergio Nobre - Geografia
08 - Alex Robreto - Geografia
09 - Magno Coelho - História
10 - Lúcia Ferreira - Inglês
11 - Hílde Leno - Ed. Física

NOMEADOS:
12 - _________________ - Biologia
13 - _________________ - Biologia
14 - Manoel Domingos - Inglês

... mais os 13 professores temporários que deverão permanecer em suas atividades até a substituição por outros professores nomeados.
Sabemos que não é a quantidade ideal, mas esses professores irão ajudar bastante, enfim.

Postagem enviada por Luis Rabelo

Resultados da carvana da URE em Belém

OBJETIVOS ALCANÇADOS PELO SOME JUNTO A SEDUC
- regularizar a situação dos 11 professores removidos de outras URE´s/USE´s  e/ou regular para o SOME:
Dos 11 professores que solicitaram remoção, todos os precessos já estavam indeferidos e após exposição da real situação do SOME-Santarém para CODES, os processos foltaram a tramitar e dos 11, apenas 01 (Hilde Leno) não aprovou por enquanto. Tomaremos as medidas cabives para retomada do processo.
- Portariade Lotação - lotação dos professores do SOME:

Não ocorreram muitas modificações em relação a portaria de lotação de 2007. Chama a atenção o fato que o sistema de lotação depende da migração do sistema acadêmico, ou seja, as turmas devem existir para que ocorra a lotação dos professores que será feita por turma e não por carga horária, portanto, sem turma, sem lotação. Fica assegurada a jornada de 200 horas, não sendo possível a extrapolação. Os servidores temporários do SOME-Indígena serão preservados, os demais deverão ser substituídos para que se faça cumpriu o TAC.
- Matriz curricular do SOME:
De acordo com o Conselho Estadual de Educação, a inclusão da filisofia e sociologia na 2 e 3 série no ano de 2010, desobriga a necessidade de disciplinas do quadro diversificado, portanto, não deverá ser trabalhado o AVC (2 série) e a QUIMICAII (3 série), permanecendo apenas o ESTUDOS AMAZÔNICOS (2 série) o que já se vem sendo feito pela escolas REGULARES de Santarém. Solicitamos ainda, a revesão imediata da matriz curricular no sistema acadêmico para que não nos restem dúvidas.
- Aquisição de bens e serviços (computador, impressora, telefone, pessoal, carteiras e mobília em geral):
A SEDUC disponibilizou para o SOME-Santarém um computador novo completo com impressora a toner e estabilizador, uma linha telefônica que deverá ser instalada na sala da coordenação durante os próximos dias e a 5 URE disponibilizou mais um servidor para trabalhar com o sistema acadêmico.
- pagamento de aluguel da casa dos professores do SOME:
Após longas discursões sobre aluguel de casa para o professor do SOME, não conseguimos avançar nas negociações por conta das irregularidades feita pela gestão anterior da quinta unidade, que não poderia ter firmado contrato de aluguel sem o conhecimento e consentimento da SEDUC e principalmente sem documentação necessária para justificar pagamento. Mais fica a vontade e a disposição de buscar soluções para que os proprietários de imóveis não fiquem no prejuízo. No caso da Vila Curuai, o aluguel está a mais de cinco anos em atrazo. Fica o questionamento, será que os professores terão onde ficar se essa situação não se resolver?
- interação com a coordenação geral do SOME-Belém:

Equipe muito boa, não mediram esforços para agilizar as solicitações. O SOME-Santarém é muito grato ao Coordenador Geral Nilson Costa, a Assessora Pedagogica Maria Anunciação, aos Técnicos Espito Santo e Guilherme e a todos os demais integrantes da equipe.
- interação com a coordenação do SOME-Indígena;
Na busca de esclarecimentos a respeito do funcionamento do SOME- Indígena a coordenação e a direção de ensino informa que o mesmo é independente,  capaz de tomar suas próprias decisões e conquistas, portanto, fica desobrigado a participação do grupo de professores do SOME- Indígena na bolsa alimentação fornecida pela PMS, que é conquista dos professores do SOME.
- nomeação de professores concursados;

Como o SOME tem carência de professor em quase todas as matérias, exceto em química, biologia e geografia, os professores nomeados e que não tiverem disponibilidade de carga horária na sede, deverão ser lotados no SOME, substituíndo os servidores temporários. Sejam todos muito bem vindos.
- contratação de professores:
Até o monemto não há previsão de novas contratações. No entato, os contratos existentes serão mantidos até posterior substituição, sendo que, os da educação indígena serão preserdados.
- merenda escolar, transporte escolar e livros escolares:
O aluno do modular precisa existir, ou seja, tem que ser inserido no sistema acadêmico para que tenha direito desses benefícios.
- matrícula e lançamento de notas no sistema acadêmico:
Com deficiência de recursos humanos, fica humanamente impossível deixar o sistema acadêmico do SOME em dia. Sendo que o prazo de matrículas é até o fim do mês de Abril e para agilizar as fichas de matrícula devem ser enviadas ao departamento de capitação de dados em Bélem a tempo de serem inseridos no sistema.
 - implantação do SOME em novas comunidades, enxugamento de turmas nas comunidades, paralização em comunidades com baixa demanda de alunos e visita técnica da coordenação do SOME a Santarém::
Para funcionar em sua plenitude, o SOME precisa passar por alguns ajustes, deverá ser implantado em novas comunidades e paralizado em outras, que tenha baixa demanda de alunos. As turmas com poucos alunos deverão ser unidas para que a quantidade de professor sejá suficiente para atender a demanda. Uma equipe do SOME- Belém virá a Santarém fazer a verificação em loco e os ajustes necessários. Sejam muito bem vindos.
- interação com a equipe gestora da SEDUC e departamentos.
Escolhidos a dedo pelo governo, fica muito claro que a educacão do Pará agora está no rumo certo. Obrigado aos secretários Nilson Pinto - secretário de educação, Valdeci e Crueiras - secretários adjuntos,  Altimá - assessor político, Izabel Matiello - CODES e toda a equipe da ASCOM coordenada pelo fantástico jornalista Sergio Chêne.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Uma viajem a Ilha de São Miguel

Um recanto de paz e fartura
    A Ilha de São Miguel, rotulada de recanto de paz e fartura, é uma das comunidades da várzea santarena onde foi implantado em 2004 , o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), para a oferta do Ensino Médio Modular (EMM). Os estudantes são atendidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias. 
        No mês de abril, quando foi gravada a viagem mostrada  no vídeo postado abaixo, o rio Amazonas estava em período de enchente e, os barcos que fazem linha para o local conseguem alcançar o centro da comunidade. A viagem de Santarém até o local dura cerca de 4h30. Apenas dois barcos fazem linha regular para a Ilha de São Miguel.
        No vídeo você acompanha alguns momentos dessa viagem até a comunidade.


quinta-feira, 21 de abril de 2011

Segundo módulo inicia 16 de maio

O coordenador do SOME, Polo de Santarém, Luís José Rabelo de Lima divulgou o Calendário Letivo SOME/2011. Detalhe: o ano letivo encerra dia 20 de dezembro. Os professores gozarão mais seis feriados: 23 de Junho, 7 de Setembro, 12 de Outubro, 2 e 15 de Novembro e 8 de dezembro. O recesso acontece de 3 à 17 de janeiro de 2012 e a A reposição de aulas inicia no dia 18 de janeiro e encerra 18 de fevereiro. (Veja na tabela o calendário para o segundo módulo).

20 MÓDULO – ANO LETIVO 2011
MAIO
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SAB
DOM
16
17
18
19
20
21
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25
26
27
28
29
30
31

26,27,28 – Avaliações
14 dias letivos
JUNHO
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SAB
DOM


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
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19
20
21
22
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24
25
26
27
28
29
30

7,8,9 – Avaliações
10,11,13 - Recuperação
25 dias letivos

Coordenação marca reunião



REUNIÃO DO CORPO DOCENTE DO SOME
DATA:
2/5/2011
LOCAL:
A combinar

ASSUNTOS:

1. Lotação do 2o módulo: planejamento;
2. Entrega de diários atrasados, quem estiver com diários pendentes não assinará a ficha de lotação do 2o módulo;
3. Preenchimento da ficha individual dos professores do SOME;
4. Apresentação dos novos professores;
5. Matriz curricular do SOME;
6. Bolsa alimentação;
7. Local a combinar

  Postado por Luís Rabelo

Gestão Democrática


Equipe da URE vai a Belém
resolver pendências administrativas
(5ª URE na SEDUC – “Se Maomé não vai até a montanha, a montanha virá até Maomé”)

U
ma equipe da 5ª URE composta pela diretora da unidade professora Maria José Maia, assessora da unidade, professora Marinete, coordenador do SOME – Santarém, professor Luis Rabelo e o coordenador do SOME – Belterra professor, Davirley Sampaio, esteve em Belém, no período de 12 à 17 de abril, com o intuito de resolver algumas pendências administrativas referentes à 5ª URE.
 Dentre tantas situações já resolvidas pela equipe, vale a pena ressaltar para o SOME, que vem sendo maltratado com falta de professores, deixando a desejar no atendimento as comunidades, a inclusão de 11 professores: Weberton e Aldenis Moura – Biólogos, Gleydson – Físico, Adriano - Matemático, todos professores que outrora já fizeram parte do SOME, Ilana e Sergio Nobre – Geógrafos, Auristeles – Matemático, Lúcia Melo – Inglês, Magno Coelho – Historiador, Alex Roberto – Geógrafo e Hilde Leno – Ed. Física), transformando o quadro de 96 professores deixados pela gestão anterior, para 107 professores. Esse número será reforçado com a entrada de mais professores nomeados, entre eles o professor Domingos – Inglês, que também já fez parte do SOME, e mais dois biólogos, entre outros. Outra medida utilizada para reforçar o quadro de docentes do SOME é a permanência dos professores temporários até a substituição dos mesmos por outro professor legalmente nomeado ou por novos substitutos contratados.
Na parte administrativa, o SOME recebe mais um servidor cedido do município do Belterra professor Nonato, que irá atuar no setor de informática efetuando matrículas e lançamento de notas. Recebe também, uma impressora e autorização para instalação de uma linha telefônica exclusiva.
Vale apena ressaltar que todos os pedidos de remoção encontravam-se indeferidos na SEDUC e que a presença da equipe foi de fundamental importância para que as remoções se efetivassem.
Outro assunto em questão é a matriz curricular do SOME e a portaria de lotação. Com a entrada da filosofia e sociologia na matriz curricular da segunda e terceira séries, não se faz necessário as disciplinas AVC e Química II que são do quadro das diversificadas, permanecendo apenas o Estudos Amazônicos para a segunda série e, diga-se de passagem isso é válido desde 2010, portanto, as ofertas dessas disciplinas nada valeram. Quanto a portaria de lotação, para o modular, fica garantido uma jornada de 40 horas semanais não ocorrendo grandes mudanças em relação a portaria anterior de 2007.
Outros assuntos tratados: pagamento do aluguel de casa dos professores em atraso (Curuai e Aritapera), Implantação do SOME em novas comunidades (Piquiatuba – Belterra, Piranha, Vista Alegre do Moju, Corta Corda – Mojui dos Campos e Correio do Tapará e Maró – Santarám) e interrupção do SOME em outras com demanda pequena de aluno, o que ficará a cargo da equipe de técnicos da coordenação geral do SOME - Belém que deverá estar acompanhando essas situações em loco. Em breve postaremos mais informações. Lembrem-se: educação é tudo.
(Postado por Luís Rabelo)

Blogue do Modular Notícias

Equipe lança edição eletrônica
do Modular Notícias
A coordenador do Modular Notícias na Ilha de São Miguel
O
 blogue do Modular Notícias já está na web. Ainda em fase de ajustes iniciais, o informativo dos professores do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém, foi formatado eletrônicamente é já está a disposição dos interessados em participar desta rede de relacionamento.
A formatação foi realizada pelo professor Eládio Delfino Carneiro Neto, com a assessoria técnica dos professores Luis José Rabelo de Lima (Química) e Sílvio Abraão Luceiro (Física).
Eládio Carneiro disse à equipe do Modular Notícias, que  aproveitou a sua estadia na comunidade da Ilha de São Miguel, na várzea santarena, onde está cumprindo o 1o módulo do ano letivo 2011, para configurar e elaborar o design das páginas do blogue, além de realizar as primeiras postagens do informativo.
“Como na Ilha do São Miguel o fornecimento de energia elétrica é feito no período de 19h às 22h e é possivel acessar a internet, instalamos a redação do Modular Notícias na casa dos professores”, enfatizou o professor.
O endereço da página é http://modularnoticiassomepolodesantarem.blogspot.com/

quarta-feira, 20 de abril de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA

Seduc abre inscrições para 
bolsas de mestrado e doutorado
Nilson Pinto
  No dia 6 de abril, o secretário estadual de Educação, Nilson Pinto, divulga edital tornando público o Projeto de Concessão de Bolsa Mestrado e Doutorado para o primeiro semestre letivo de 2011 aos integrantes do magistério da SEDUC - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO.
O objetivo é conceder bolsas de estudo para integrantes do quadro efetivo do magistério que estejam cursando mestrado ou doutorado, em curso reconhecido pela CAPES/MEC, estimulando a capacitação permanente destes profissionais, possibilitando condições efetivas de práticas pedagógicas crítico-reflexivas da educação no Estado do Pará.
As inscrições serão feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico específico para o certame, disponível no endereço eletrônico da Secretaria: www.seduc.pa.gov.br, do dia 18 a 29 de abril de 2011. Após o preenchimento do formulário eletrônico, o candidato deverá, no prazo máximo de 5(cinco) dias úteis efetivar a sua inscrição impressa junto ao protocolo da Secretaria de Estado de Educação, localizada na Rodovia Augusto Montenegro, km 10, s/n, CEP: 66.820-000, Belém, no horário de atendimento ao público, de segunda a sexta-feira. 
Para se inscrever o candidato apresentará obrigatoriamente entre outros documentos, requerimento solicitando a concessão da bolsa assinado pela chefia imediata; declaração de aprovação ou de matrícula do curso de Pós-graduação de Mestrado ou Doutorado; Curriculum Lattes; cópia do último contracheque; cópia de seu projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-graduação a que está vinculado; carta argumentativa, de no máximo duas laudas, que demonstre a articulação entre o seu projeto de pesquisa e suas atividades junto à SEDUC.
Bolsas - Serão concedidas 26 bolsas para mestrado, com valor de três salários mínimos e quatro bolsas para doutorado, no valor de quatro salários mínimos. O pagamento das bolsas será feito dentro do tempo de duração do curso, sendo dois anos para mestrado e três anos para doutorado, mediante a assinatura de Termo de Compromisso pelo servidor, cujos valores serão lançados mensalmente em contracheque, no mês subseqüente à homologação do resultado pelo Sr. Secretário de Estado de Educação.
Seleção - O Processo Seletivo será realizado em duas etapas: 1. Análise documental: será verificada o atendimento dos requisitos dispostos no item 2.3 do edital, a ser realizada pela Gerência de Capacitação e Valorização do Servidor, de caráter eliminatório; 2. Análise técnica: será verificada a qualidade e alinhamento do Projeto de Pesquisa do candidato com a Política de Educação Básica Estadual, experiência acadêmica e científica do candidato, conforme os critérios estabelecidos pelo Anexo 01 do Edital, e disponível no sítio eletrônico da SEDUC. Esta fase será eliminatória e classificatória.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Notícias do SINTEPP


SINTEPP: 
RESPOSTA DO GOVERNO JATENE À NOSSA PAUTA
O
 SINTEPP participou de 04 rodadas de audiência com a SEDUC/SEAD, onde estamos caminhando para o esgotamento das negociações, referente às reivindicações da pauta social e econômica. Entendemos que nossas conquistas são históricas e nenhum governo pode retirar, neste sentido o Secretário Nilson Pinto, quer transformar o cargo de direção de escola como moeda de troca eleitoral substituindo diretores eleitos pela comunidade escolar por seus cabos eleitorais. Bem como entre outros pontos a portaria de lotação reduz drasticamente o salário de quem vai sair de licença especialização/mestrado e doutorado, sendo contraditório aos discursos do secretário que vai incentivar os professores a fazer pós-graduação.
 Com relação ao reajuste o governo, anunciou o repasse de 6,31% sendo este destinado aos trabalhadores que não obtiveram o realinhamento do mínimo, neste caso será destinado apenas aos Técnicos em Educação, sendo que os demais (professores, auxiliar de secretaria, porteiro, merendeira) continuarão como estão, ou seja, apenas o realinhamento do mínimo.
 No que diz respeito a reajuste tivemos uma vitória importante no STF onde manteve-se o valor do Piso Nacional como vencimento base que para o MEC o valor é de R$ 1.187,00 e para a CNTE 1.597,00 devendo ser este o valor que devemos encampar. Sendo assim o nosso vencimento base deverá ser realinhado a este valor conforme decisão do STF. Portanto o PCCR é lei em 2011 e vamos fazer valer.


AGENDA de LUTA

- dia 28/04- Paralisação e ato público (agenda Nacional de mobilização);
- dia 11/05 – Marcha da educação para fazer valer o PCCR (ato nacional da educação chamado pela CNTE);
- dia 13/05- Assembléia Geral da categoria.


  
Assim, conclamamos todos e todas para participarem da Assembleia Geral, que definirá entre outras coisas o endurecimento diante do Governo Jatene, pois o PCCR agora é Lei e tem que se cumprir.

RESPOSTA DO GOVERNO DO ESTADO À PAUTA SÓCIO ECONÔMICA DA CATEGORIA
SINTEPP
GOVERNO
Revogação imediata do decreto nº 05 de 19 de janeiro de 2011;
Neste momento, é um instrumento positivo de controle de gastos e não será impeditivo para o reajuste salarial da categoria e nem para implantação do PCCR, que é interesse da SEDUC implantar.
Reajuste salarial (66%) (índice ref ao salário dos parlamentares);
- Pauta a ser discutida na SEAD.
Implementação imediata do PCCR, com pagamento retroativo;
- Foi negociado com a SEDUC, SEAD e o Sindicato um prazo de 90 dias para a análise técnica do PCCR e propostas de adequação, prazo este que só se encerrará no dia 07 de maio de 2011.
Lotação dos profissionais da educação com base na jornada de trabalho do PCCR, sem perda das aulas suplementares e abono;
- A regulamentação do PCCR também faz parte dos estudos que estão sendo realizados pela equipe SEDUC/SEAD que tem até o dia 07 de maio para apresentar proposta
Vencimento Base com o salário mínimo do DIEESE R$ 2.194,76 (100 horas);
- Pauta econômica a ser discutida com a SEAD, conforme negociado anteriormente.
Pagamento com retroativo da bolsa de estudos aos alunos do PARFOR;
- A SEDUC já publicou uma nova portaria disciplinando o assunto, para pagamento da bolsa a partir deste ano. Aguarda-se a publicação de Decreto por força de competência do Governador do Estado para criação formal de referida despesa na execução orçamentária da SEDUC.
Pagamento das perdas históricas (aproximadamente 70%);
- Pauta econômica a ser discutida com a SEAD, conforme negociado anteriormente.
Cartão de vale-refeição no valor de R$ 330,00 (300,00 + 10% ref. reajuste da cesta básica);
- Pauta econômica a ser discutida com a SEAD, conforme negociado anteriormente.
Pagamento imediato dos retroativos;
- A SEAD está montando cronograma e já liberou pagamentos atrasados a partir da folha de março/2011, como auxílios doença, auxílios natalidades, abono permanência e outros com características de benefícios, bem como está quitando as vantagens atrasadas que forem originadas em 2011. A previsão de quitação total desse débito de exercícios anteriores é junho/2012.
Pagamento do pecúlio em forma de indenização a todos que contribuíram;
- Pauta econômica a ser discutida com a SEAD, conforme negociado anteriormente.
Desmunicipalização do ensino fundamental;
- Os indicadores do IDEB não demonstram a mesma conclusão. A SEDUC está regularizando os convênios de municipalização que estavam fora de vigência e pretende fortalecer a parceria e o acompanhamento do processo de municipalização do ensino fundamental junto às Prefeituras, preservando os direitos dos servidores municipalizados, garantindo uma educação de melhor qualidade e buscando cumprir orientação constitucional.
Fim da terceirização dos serviços relacionados à área da educação;
- Os serviços terceirizados nas escolas correspondem à segurança, limpeza e confecção de merenda, representam: limpeza e conservação – 19,46%; confecção de merenda – 24,95%; vigilância armada – 3,08%; agente de portaria – 31,58% do total das escolas da rede e hoje possuem uma avaliação positiva dos gestores das unidade atendidas, já que os servidores do quadro da SEDUC nessas funções/atividades apresentaram problemas de ordem administrativa que implicam na eficiência e eficácia do serviço. Porém o custo/benefício estará sendo acompanhado neste exercício para deliberação futura sobre a questão.     
Programa de saúde voltado aos trabalhadores da educação;
- Estudo sendo realizado pela Gerência de Assistência ao Servidor -GAS/CRH em conjunto com a SEAD.
Formação profissional para os funcionários de escola;
- Ação já promovida pelo programa PROFUNCIONÁRIO, com 8 turmas em andamento,com cursos de capacitação profissional ( Alimentação escolar; Secretária de Escola; Multimeios Didáticos; Infra-estrutura e meio ambiente escolar),  estando previsto para o segundo semestre/2011, extensão para os municípios.
Gozo imediato das licenças, conforme RJU;
- O professor em licença aprimoramento fica afastado das suas funções, no mínimo, 2 anos, garantida sua remuneração durante todo esse período. A carga horária é garantida até o limite da jornada máxima que é de 40 horas semanais, já que a extrapolação de carga horária é para atender à excepcional interesse publico, na carência de professor para sala de aula, ou seja, é exceção e não regra prevista no próprio Estatuto do Magistério. O retorno à sala de aula também é garantido quando do término da licença, todavia para lotação em escola e na disponibilidade de carga horária existente no momento do retorno do professor licenciado ou em substituição a professor temporário ou à extrapolação de carga horária de outros professores. Não há como se remunerar por 2 anos um professor apenas como substituto das respectivas turmas, o que  só ocorre quando a licença é por até 6 meses.
Extinção das USE’s e da Ouvidoria;
- A SEDUC irá fortalecer o quadro das USE’s para que a descentralização possa ocorrer de fato, tanto administrativa como pedagogicamente. Quanto a Ouvidoria é um setor da estrutura organizacional da Secretaria que tem sua importância nos processos administrativos, garantindo o direito à ampla defesa e ao contraditório a cada servidor.
Revitalização dos espaços educacionais (bibliotecas, laboratórios de informática, sala de leitura, salas de vídeo, etc.);
- É fundamental equiparmos os espaços pedagógicos porque eles são ferramentas para a melhoria da qualidade da educação em nosso Estado. Porém, neste momento, dada a precariedade das condições físico- estruturais que encontramos várias escolas estaduais, foi necessário priorizarmos e direcionarmos os recursos disponíveis para compra de carteiras e reformas das instalações elétricas, hidráulicas, teto, banheiro e pintura, a fim de darmos o mínimo de condições, inclusive de segurança, aos alunos dessas unidades, tanto na RMB como no interior.
Implantação imediata do Plano Estadual de Educação;
- A SEDUC vai avaliar o Plano Estadual em conformidade com o Plano Nacional 2011/2020, que foi enviado ao Congresso Nacional no final de 2010.
Calendário escolar sem os sábados letivos;
- Deverão ser cumpridos os 200 dias letivos ou 800 horas aulas. Portanto, sem alguns sábados letivos, o calendário escolar/2011 iria comprometer o calendário escolar/2012.
Suspensão imediata dos descontos nos contracheques e instalação de auditoria, com prazo de três meses para finalização;
- Já houve um estudo em 2005 e 2006 sobre o histórico financeiro dos servidores que têm descontos em contracheque, com a participação de representante do SINTEPP, e os descontos indevidos que foram detectados na época já foram ressarcidos aos servidores, porém a maioria foi validado, pois corresponde à redução de carga horária do professor, que implica em devolução das vantagens do magistério recebidas indevidamente durante um determinado período. Hoje os descontos também estão sobrestados, mas à medida que o processamento da folha for retroagindo para pagamento das vantagens atrasadas, os descontos também retornarão para àqueles servidores que ainda não liquidaram seus débitos (a amortização do débito devido corresponde a 10% da remuneração mensal, conforme previsão legal - RJU).
Nomeação imediata de todos os concursados, independentemente, das vagas ocupadas pelos temporários e indenização por tempo de serviço quando do destrato dos mesmos;
- Os professores nomeados irão atender à disponibilidade de carga horária/2011, substituirão temporários e assumirão carga horária extrapolada, nessa ordem de prioridade. Aos temporários distratados está garantido o pagamento do período trabalhado e as vantagens previstas no RJU por conta da rescisão contratual.
Manutenção dos diretores de escolas eleitos democraticamente até o fim do mandato;
- A manutenção do diretor na respectiva função dependerá da avaliação da gestão do mesmo junto à escola, pois a SEDUC não se vê obrigada a manter um mau gestor até o final de mandato, por conta do processo de eleição, já que a designação é ato discricionário do Secretário de Educação. 
Pagamento do abono GEP para os professores que atuam no ensino médio no convenio Funcap;
- Os abonos FUNDEB e GEP vem sendo pagos normalmente sobre a carga horária de lotação do convênio SEDUC/FUNCAP, respectivamente pelo ensino fundamental e médio.
Melhores condições de trabalho nas unidades de internações/Funcap;
- Agendada reunião com a SAEN para tratar especificamente do convênio SEDUC/FUNCAP.
Regulamentação imediata em forma de lei para a eleição direta para a direção de escola, com a participação do sintepp na construção da mesma;
- Agendada reunião com a SAEN para tratar especificamente do convênio SEDUC/FUNCAP.
Revitalizar e colocar em funcionamento a APOENA.
- Agendada reunião com a SAEN para tratar especificamente do convênio SEDUC/FUNCAP.
Extensão do vale-transporte a todos os trabalhadores da educação, nos municípios que possuem o serviço de transporte coletivo, de acordo com a necessidade do servidor.
- Pauta econômica a ser discutida com a SEAD, conforme negociado anteriormente.
Revogação da lei que estabeleceu o desconto previdenciário no 13º salário.
- Pauta econômica a ser discutida com a SEAD, conforme negociado anteriormente.
Retirada das ações de abusividade das greves de 2008, 2009 e 2010, movidas contra o SINTEPP;
- Encaminhamento à PGE que avalia as ações.
Melhores condições de trabalho aos professores do ensino modular – SOME
- Resgate da parceira com as prefeituras municipais, com convênios de cooperação técnica, regularização dos contratos de locação das casas para os professores e PCCR sendo ainda discutido com a SEAD no prazo acordado.
Manutenção e ampliação da lotação de professores nos espaços pedagógicos (sala de informática, leitura, multimeios e outros...);
- Manutenção da carga horária em 150 horas aulas para os turnos da manhã e tarde e 125 horas aulas no turno da noite, sendo um professor por turno nos espaços pedagógicos.
Assegurar a aposentadoria conforme o RJU;
- É interesse da SEDUC a celeridade do Processo de Aposentadoria e a Secretaria já está articulando com o IGEPREV a conclusão da análise para emissão do ato de aposentadoria de  mais de 1500 servidores que estão naquele Instituto, bem como fortaleceu a equipe que trabalha com a aposentadoria na Coordenadoria de Recursos Humanos.
Credlivro para todos os trabalhadores em educação.
- A disponibilidade orçamentária prevista para o Credlivro exercício/2011 deverá atender somente a categoria do magistério.