terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

SEMANA PEDAGÓGICA

A carga horária semanal e um conflito

N
 O SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO (SOME), POLO DE SANTARÉM, UM MÓDULO CORRESPONDE A UM PERÍODO DE 50 DIAS/LETIVOS CORRIDOS, COM JORNADA DE TRABALHO REALIZADA E SEGUNDA A SÁBADO E LOTAÇÃO DOS PROFESSORES EFETIVADA COM UM MÍNIMO DE 200 HORAS/AULAS MÊS, OU SEJA, COM UM TOTAL DE 40 HORAS/AULAS SEMANAIS.

Para os educadores que trabalham com a aplicação de disciplinas que tem 80 horas/aulas, a lotação é realizada com uma carga horária semanal de 8 horas/aula, ou seja, o professor é obrigado a trabalhar no mínimo dois tempos de aulas, de 50 minutos cada, quatro vezes por semana, com pelo menos cinco turmas, para completar a carga horária.

Acontece que para o professor cumprir com a carga horária total da disciplina dentro dos 50 dias letivos corridos, ele terá que trabalhar com uma carga horária superior, ou seja, de pelo menos 10 horas/aulas semanais, senão não cumprirá com a carga horária total prevista.

Exemplificando: se um biólogo ministrar duas aulas, quatro dias por semana (segunda, terça, quarta e quinta) nas oito semanas que compõem o módulo, ele completará um total de 64 horas/aulas, que corresponde a mais de 75% da carga horária mínima obrigatória. Neste acaso estará cumprindo com o determinado pela LDB, em relação à carga horária mínima, que ele deverá ministrar (60 horas/ aulas) e logicamente com a lotação prevista de 8 horas/aulas semanais.

Caso ele lecione duas aulas (lotação com 10 horas/aulas semanais), cinco dias por semana, atingirá um total de 84 horas/aulas. Se por outro lado, ele trabalhar de segunda a sábado (lotação com 12 horas/aulas semanais), atingirá um total de 100 horas/aulas durante os 50 dias que compõem o módulo.

Outro exemplo: se um professor de Filosofia é destacado para trabalhar em uma comunidade, para atender três turmas (1a série, 2a série e 3a série) ele completará uma carga horária de 24 horas semanais. Às 16 horas restantes são destinadas a realização do Projeto SOME, que completa às 40 horas/aulas previstas na lotação.

Por fim uma pergunta: Por que o professor é lotado com uma carga horária de 8 horas/aulas semanais e tem que trabalhar na realidade com uma carga horária entre 10 e 12 horas/aulas, maior do que a prevista na lotação para poder cumprir com as 80 horas aulas?

 Comentário da letrada Ocy Martins:

CARO ELÁDIO, VOCÊ PERGUNTA: -Por que o professor é lotado com uma carga horária de 8 horas/aulas semanais e tem que trabalhar na realidade com uma carga horária entre 10 e 12 horas/aulas, maior do que a prevista na lotação para poder cumprir com as 80 horas aulas?
É simples. O professor do Modular tabalha com uma carga horária real em um sistema de trabalho especial. Isto é os dias letivos num espaço de 50 dias nunca vão dar 10 semanas no máximo temos 0ito semanas e meia e no máximo 9 semanas. Se não forem trabalhadas 10 ou 12 horas semanais a carga horária da disciplina de 80 horas não será integralizada. Por outro lado as disciplinas de 12 e 16 horas (Português e Matemática, se não forem trabalhadas 12 ou 14 horas não integraliza 120horas consequentementesewrá o cálculo para 16 horas semanais. É por isso que o professor tem que passar a semana toda na comunidade para dividir o horário com os outros professores. e também português e matemática não podem ser trabalhados juntos. É um PROBLEMÃO quando a distribuição de disciplinas por módulo não é coerente. Espero ter ajudado...(risos)

 


Um comentário:

ocy martins disse...

CARO ELÁDIO, VOCÊ PERGUNTA: -Por que o professor é lotado com uma carga horária de 8 horas/aulas semanais e tem que trabalhar na realidade com uma carga horária entre 10 e 12 horas/aulas, maior do que a prevista na lotação para poder cumprir com as 80 horas aulas?
É simples. O professor do Modular tabalha com uma carga horária real em um sistema de trabalho especial. Isto é, os dias letivos num espaço de 50 dias nunca vão dar 10 semanas no máximo temos 0ito semanas e meia a 9 semanas. Sabes que todas as escolas Municipais que sediam o SOME tem suas peculiaridades Se não forem trabalhadas 10 ou 12 horas semanais a carga horária da disciplina de 80 horas não será integralizada. Por outro lado as disciplinas de 12 e 16 horas (Português e Matemática), se não forem trabalhadas 12 ou 14 horas não integraliza 120horas consequentemente, será o mesmo cálculo para 16 horas semanais. É por isso que o professor tem que passar a semana toda na comunidade para dividir o horário com os outros professores. É por isso que português e matemática não podem ser trabalhados juntos. É um PROBLEMÃO quando a distribuição de disciplinas por módulo não é coerente. Espero ter ajudado...(risos)