terça-feira, 1 de maio de 2012

RIO TAPAJÓS

Realizada 1a etapa do I Congraçamento SOME Tapajós

A cacique Maria Ferreira e o tuchaua Manoel Ocílio iniciam o ritual indígena

A diretora Graciana Fernandes dá as boas-vindas aos presentes

A equipe do SOME com as lideranças indígenas do Muratuba
 
O professor Estelino Brito fala aos presentes sobre o evento

Estudantes do "Modular Indígena" apresentam dança típica

N
a quinta-feira, 19 de abril, por volta das 8 horas da manhã, um ritual indígena comandado pela cacique Maria do Socorro Ferreira e pelo tuchaua Manoel Ocílio Fernandes da Silva marcou o início das atividades em comemoração ao Dia do Índio, primeira etapa do I Congraçamento SOME Tapajós, que está sendo realizado pelas comunidades escolares "someanas" da Aldeia Muratuba, Parauá e Surucuá, na Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns (Resex), no rio Tapajós, durante este primeiro módulo do ano letivo 2012.
Em seguida, foi entoado o Hino Nacional na língua Tupinanbá e a professora Graciana Fernandes da Silva, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Luzia, deu as boas-vindas aos convidados presentes na Aldeia.
As atividades programadas pelos alunos indígenas se estenderam por todo o dia, com apresentações de danças e torneio esportivo entre os estudantes.
No próximo dia 4 de maio, acontece a segunda etapa do congraçamento. Desta vez, a comunidade escolar de Surucuá receberá os estudantes indígenas da Aldeia Muratuba e os estudantes do Ensino Médio Modular (EMM), da comunidade de Parauá, para a comemoração dos dez anos de implantação do SOME na comunidade.

Nenhum comentário: