terça-feira, 22 de maio de 2012

GESTÃO DEMOCRÁTICA

SOME quer anular eleição

A
 comunidade escolar do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém, está coletando assinaturas através de um abaixo-assinado objetivando cancelar o processo eleitoral de escolha da gestora Joana da Cunha Bernardo, da EEEM Álvaro Adolfo da Silveira, realizado no último dia 15 de maio.
De acordo com o documento, os 118 educadores, 3.392 estudantes, pais e responsáveis das 47 comunidades atendidas pelo SOME, no município de Santarém sentiram-se excluídos do processo eleitoral, para escolha da equipe gestora da referida escola e solicita providências para anulação das eleições por conta de diversas irregularidades.
Entre elas: Não houve representação do SOME na Comissão Eleitoral, mesmo diante da solicitação do coordenador junto à direção e Conselho Escolar. Não houve plena divulgação do edital eleitoral. Não houve prazo limite adequado à participação democrática de todos os que deveriam estar envolvidos no processo de escolha.
Além disso, o documento diz que na sede da escola atuam 72 profissionais da educação, enquanto que no SOME atuam 118. Dos 5.333 alunos matriculados no educandário, 3.392 pertencem ao SOME e 1.941 ao regular. Portanto, o número de docentes e discentes do SOME representam 63,60% da comunidade escolar, que não participaram do processo eleitoral, porém caracteriza-se que não houve quórum para validar o processo eleitoral. Por conta desses motivos, a comunidade escolar do SOME pleiteia o cancelamento das eleições do “Álvaro Adolfo da Silveira”.

Nenhum comentário: