segunda-feira, 14 de maio de 2012

RIO TAPAJÓS

Surucuá comemora implantação
As estudantes do EMM da EMEF São Benedito preparam o ambiente da festa
O vigia Orlando Braz  fez parte da primeira turma do SOME, da EMEF São Benedito

Professor Cleidivaldo Abreu também foi pioneiro do SOME, em Surucuá

 Na sexta-feira, 4 de maio, os estudantes do Ensino Médio Modular (EMM), atendidos na EMEF São Benedito, em Surucuá, na Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns, rio Tapajós, fizeram festa para comemorar os 10 anos de implantação do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), na comunidade.
A dança "Pomba Rola, da Comunidade do Parauá, faz sua apresentação
Educadores Sandra Suely e Eudes Pantoja resgatando cultura

O evento, elaborado com uma variada programação, teve a participação dos estudantes do “Modular Indígena”, da Aldeia Muratuba e do EMM da Comunidade do Parauá e fez parte do I Congraçamento SOME Tapajós, elaborado pela equipe de professores do SOME (Rita Lourido, Sandra Suely Silva de Sousa, Eudes Pantoja, Eládio Delfino Carneiro Neto, Marcos Luiz dos Santos Costa, Estelino Brito e Angelina Alves). 


O I Congraçamento Tapajós SOME foi um ato pedagógico, em forma de encontro e congraçamento entre as escolas municipais de ensino fundamental São Benedito (em Surucuá), Frei Marcos (no Parauá) e Santa Luzia (na Aldeia Muratuba), realizado durante o processamento do 1o módulo do ano letivo 2012, com objetivo de oportunizar aos membros das comunidades escolares envolvidas, que realizassem atividades culturais, esportivas e lúdicas conjuntas e trocassem experiências e informações.
As gestoras das escolas "Frei Marcos", "Santa Luzia" e "São Benedito"

Atividades - O Congraçamento teve três atividades principais, que foram realizadas nas comunidades envolvidas: 19 de abril, Dia do Índio, desenvolvido na Aldeia de Muratuba, com a participação dos estudantes do Modular Indígena e das comunidades de Surucuá e Parauá. Uma série de atividades culturais (palestra e danças) e recreativas (futebol) foi realizada pelos estudantes. No dia 4 de maio, foi a vez da comemoração dos 10 anos de implantação do SOME, na EMEF São Benedito. A atividade foi realizada em Surucuá e teve a participação dos estudantes da Aldeia Muratuba e do Parauá. O encerramento do congraçamento aconteceu na Comunidade do Parauá e contou com a presença dos estudantes da Aldeia Muratuba e do Surucuá. 

Parauá organiza encerramento
Alunos indígenas da aldeia Muratuba apresentam dança típica
Os atletas do futebol mostraram suas habilidades com a bola

Na sexta, 11 de maio, foi a vez dos estudantes do EMM, da EMEF Frei Marcos, no Parauá, receberem os membros das comunidades escolares de Surucuá e Aldeia Muratuba, para com uma variada programação cultural, encerrar o I Congraçamento SOME Tapajós.



Nenhum comentário: