sábado, 28 de abril de 2012


Tunel do tempo: O SOME em Surucuá
N
o próximo dia 6 de maio, o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém completa 10 anos de implantação na Comunidade de Surucuá, na Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns (Resex), no rio Tapajós. Para comemorar a data, as comunidades escolares de Parauá, Surucuá e Aldeia Muratuba se uniram e elaboraram o I Congraçamento SOME Tapajós, que nossa próxima sexta-feira, 4 de maio, terá sua segunda fase efetivada.
Desta vez, os estudantes do Ensino Médio Modular (EMM) da EMEF São Benedito, de Surucuá, recebem os membros da comunidade escolar de Parauá e da Aldeia Muratuba, para comemorar os 10 anos de implantação do SOME, na comunidade.
Tunel do tempo - para relembrar o trabalho abnegado das educadoras Albanisa Siqueira e Fada-Isis Pinheiro, voltamos no tempo, para mais uma vez socializar o projeto pedagógico, desenvolvido pelas professoras, junto com a comunidade escolar de Surucuá, no ano de 2006. A edição no 3 do Modular Notícias divulgou o trabalho. Vejam abaixo:
A página 12 da terceira edição do Modular Notícias

A comunidade de Surucuá, no rio Tapajós, foi agraciada com o projeto pedagógico-sócio-ambiental “Amo Surucuá”, realizado pelas professoras Albanisa Siqueira (Letras) e Fada-Isis Pinheiro (História), inaugurado no dia 27/9/2006, culminando as atividades do 3o Módulo.
De acordo com depoimentos de comunitários da região, o referido projeto é de grande utilidade para  todos, deixando-os muito agradecidos pelo empenho e dedicação na realização do mesmo. O projeto presenteou a comunidade com três abrigos de passageiros, construídos na praia, pelos estudantes do SOME, um Espaço de Lazer Infantil (de 0 a 12 anos), um cantinho de bate-papo entre amigos (Pra jogar conversa fora), três canteiros de jardinagem, uma placa de identificação (BEM-VINDO A SURUCUÁ). Além de um mutirão de limpeza na área escolar e na praia (Cartão de visita da comunidade).
A cerimônia de entrega do projeto para a comunidade foi marcada pela presença de inúmeros comuni-tários da região do Tapajós, com destaque especial para a presença dos alunos do SOME do Parauá. Durante o evento foi realizado uma série de atividades esportivas (canoagem, natação, vôlei, futebol de praia) além da distribuição de brindes, um bingão e uma saborosa sopa foi servida aos visitantes. Aproximadamente 500 pessoas estiveram abrilhantando a programação, que encerrou com uma queima de fogos. Foi sensacional!

PÊSAMES


Corpo docente comovido com
falecimento de Marcilene Freitas
A historiadora Marcilene de Freitas (foto de seu facebook)
 
N
ós, educadores e educadoras do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém, nos solidarizamos com os familiares da historiadora Marcilene Freitas, do corpo docente do SOME, por conta de seu falecimento, ocorrido neste mês de abril. Marcilene nasceu no dia 14 de abril em Belterra. Os nossos pêsames à família enlutada! Estendemos também nosso pesar ao matemático Marcos Luis dos Santos Costa, pelo falecimento de seu pai.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

PARABÉNS


Frei Marcos: 40 anos
Sandra Suely, Eudes Pantoja e Rita Lourido (do SOME)

A
 comunidade escolar da EMEF Frei Marcos, da Comunidade de Parauá, na Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns (Resex) se reuniu para comemorar os 40 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Marcos. Presentes no evento os educadores do SOME, Polo de Santarém, Eudes Pantoja (Educação Física), Rita Lourido (Português) e Sandra Suely (Inglês).

terça-feira, 24 de abril de 2012

FORMATURA


Estudantes do SOME colam grau em São Miguel
O brinde dos formandos de São Miguel, rio Arapiuns

Por: Jasson Iran
A
 noite do dia 14 de abril de 2012 foi movimentada na comunidade de São Miguel, no rio arapiuns. Alunos, professores, pais, comunitários, lideranças religiosas, curiosos, vizinhos e familiares dos estudantes, que concluíram o terceiro ano do ensino médio de 2011, em fevereiro de 2012, se reuniram na sede local da Tuna Luso, para celebrar, o que mais parecia ser uma vitória que foi de todos.
A organização do evento e do cerimonial ficou por conta da professora geógrafa Valdeni Santos da Silva, que, incansavelmente assumiu esse compromisso junto à turma, à comunidade e a coordenação do SOME.
A solenidade começou à 20hrs com o culto ecumênico organizado pelo Professor do Ensino Fundamental e comunitário, Rudivan Nunes, da Igreja Católica. Também contou com a participação dos missionários, Sr. Genilson dos Anjos, da Igreja da Paz e do Sr. Domingos Nunes da Igreja Batista. As bênçãos religiosas ganharam emoção especial com cantos e hinos entoados com apoio musical do Professor do Ensino Fundamental Thiago Nunes.
Naquela ocasião solene, o Mestre de Cerimônia, Professor Josevaldo Sousa de França, iniciou com as homenagens especiais, ao Patrono, Professor Luiz Rabelo, a Patronesse, Professora Maralise Costa de Vasconcelos, o Paraninfo, Pedagogo Assessor Arcivando Nonato Porto de Freitas, a Paraninfa, Professora Neuzaré da Silva Uchoa, os Padrinhos, Professor Jasson Iran Monteiro da Cruz e Professor Nazildo Pereira. E finalmente as Madrinhas, a Diretora Lucídia Maria Santos Lopes e a Auxiliar de Enfermagem Zilda França dos Anjos Castro.
Na cerimônia de colação, os alunos receberam uma declaração de conclusão do ensino médio a ser substituída no prazo de 60 dias por um atestado de conclusão, enquanto aguardam o certificado definitivo conforme o prazo estabelecido pela SEDUC.
Conforme o cerimonial, a turma recebeu o nome da Professora e organizadora Valdeni Santos da Silva, e estava composta pelos finalistas: Ana Paula dos Anjos Batista, Ana Paula Alves Castro, Claudiomar Fernandes Santos, Daniel dos Santos Cardoso, Diana Ferreira Nunes, Edilson Cardos da Silva, Ivana Fonseca da Mota, Jorge dos Santos Cardoso, Jeverson José Matos Lopes, Luiz Miguel Lopes Ferreira, Raine Manoel da Silva e Valdeison dos Santos Martins.
 

terça-feira, 3 de abril de 2012

RIO TAPAJÓS

Professor Eudes Pantoja ministra aula em sala improvisada na EMEF Frei Marco

Parauá: salas de aulas novas
A
 ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Marcos , já em andamento na comunidade de Parauá,  na Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns (Resex), no rio Tapajós, vai beneficiar os estudantes do Ensino Médio Modular (EMM), que neste primeiro módulo do ano letivo 2012  participam das aulas teóricas da disciplina Educação Física, ministradas pelo  educador Eudes Pantoja, em sala improvisada no entorno da área de alimentação, copa e cozinha do educandário.