terça-feira, 31 de julho de 2012

ANO LETIVO 2012


Reunião marcada para a quinta-feira
Professores do SOME, reunidos no IESPES

J
á circulou a mensagem enviada aos educadores do corpo docente do SOME, Polo de Santarém, enviada pelo coordenador  José Luis Rabelo de Lima, com o agendamento da reunião de reinício do 2o módulo do ano letivo 2012, que se estenderá até o próximo dia 18 de agosto.
De acordo com a mensagem, a reunião acontece às 15 horas, do dia 2 de agosto, no auditório do IESPES. Uma das atividades da pauta será a assinatura da folha mecanizada de lotação do 3o módulo, pelos educadores.


MOBILIZAÇÃO SOCIAL

Educadores de Santarém (PA) organizam 

lançamento do PMSE no município

Participantes do 1º Encontro Pará/Amapá do Ensino Modular, evento que será realizado de 6 a 8 de setembro, em Santarém, no Pará, vão acompanhar a atividade de lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) no município. A palestra sobre o PMSE está programada para o dia 6 e será direcionada aos mais de 400 educadores que atuam no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) e que foram convidados para o evento.

Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), o 1º Encontro Pará/Amapá do Ensino Modular prevê espaço em sua programação para que os educadores do SOME/Polo Santarém que atuam como Mobilizadores Sociais pela Educação possam trocar experiências e conhecer práticas exitosas de incentivo à interação família-escola-comunidade. A exposição sobre o PMSE será conduzida pelo representante do MEC, Sérgio Maia.

Mobilização

Os voluntários do PMSE em Santarém receberam do MEC, no dia 14 de julho, exemplares da cartilha Acompanhem a Vida Escolar de seus Filhos e filipetas com mensagens sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos.

Como explica o mobilizador Eládio Delfino Carneiro Neto, o material será distribuído, até o final do ano letivo de 2012, às famílias e demais membros da comunidade escolar em palestras de lançamento do PMSE nas escolas municipais São Benedito, localizada na comunidade de Surucuá; José de Melo Filho, na comunidade de Amorim; Antônio Pereira da Silva, na comunidade de Santarém Miri; e São Círiaco de Urucurituba, na comunidade de Urucurituba.

Aa cartilhas e as filipetas ainda serão utilizadas em atividades de divulgação sobre o PMSE que serão promovidas em Santarém e localidades vizinhas. "A Escola Municipal de Ensino Fundamental São Benedito, na Reserva  Extrativista Tapajós/Arapiuns (Resex), será a primeira a receber o material para ser distribuindo entre os mobilizadores sociais cadastrados no Comitê de Mobilização de Surucuá, o primeiro a ser formado na região Oeste do Pará", explica Eládio Neto, lembrando que o material será distribuído, posteriormente, aos pais e mães de alunos.

POEMÁTICA SOMEANA


segunda-feira, 30 de julho de 2012

ENEM

Instituto lança manual para orientar
candidatos a elaborar a redação
O ministro Aloizio Mercadante e o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, explicaram o Guia do Participante (foto: Fabiana Carvalho)

O
s participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm mais uma ferramenta para se preparar para as provas. A Redação no Enem 2012 – Guia do Participante foi lançado na tarde desta segunda-feira, 30, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O ministro Aloizio Mercadante e o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, apresentaram o manual. O guia detalha os critérios de correção das redações do Enem, orienta os estudantes e apresenta exemplos de redações que obtiveram nota máxima no exame. Além de estar disponível na internet, 1,6 milhão de exemplares do guia serão distribuídos para escolas da rede pública.
Para a edição deste ano do Enem o número de corretores teve um aumento de 40%, e o sistema de correção foi aperfeiçoado. A nota da redação será dividida entre cinco competências: demonstrar conhecimento da norma culta padrão da língua escrita; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação, e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Cada redação será avaliada por dois corretores independentes. Caso haja diferença superior a 80 pontos em qualquer competência ou maior que 200 pontos no total, a prova será reavaliada por um terceiro corretor. Persistindo as discrepâncias, uma banca avaliadora dará a nota final.
De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, apresentar os critérios de correção fortalece o exame. “Neste guia está definido o que se espera de cada uma das competências da redação, para que o estudante saiba o que os avaliadores esperam. É a primeira vez que temos um material que ajude os estudantes”, explicou o ministro.
O ministro ainda destacou que os estudantes terão acesso à correção das redações para fins pedagógicos, mas a forma como os textos serão divulgados ainda não está definida. A divulgação é parte do termo de ajustamento de conduta firmado pelo MEC com o Ministério Público Federal. O guia pode ser acessado gratuitamente na página do Inep na internet. (Fonte: MEC)

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL


Comissão avalia o andamento 
dos cursos do Parfor no Pará

Um grupo composto por 40 avaliadores está realizando, até o dia 04 de agosto, visitas técnicas em 56 polos do Plano de Formação Docente do Pará (Parfor). O objetivo é avaliar o desenvolvimento do Parfor no Estado, registrando as condições de infraestrutura, recursos humanos, tecnológicos e financeiros do programa, por meio de entrevistas a gestores locais, professores-formadores e professores-alunos das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) que ofertam os cursos do Parfor.

Este grupo será responsável pela elaboração de um Projeto de Avaliação do Parfor e pela coordenação das ações previstas nesse projeto, que com a utilização de instrumentais de avaliação, verificarão, de forma contínua, as atividades do Plano, reunindo, sistematizando e analisando as informações relativas às questões acadêmicas dos cursos; instituindo processos de avaliação das atividades da formação docente, desenvolvidas pelos cursos, tendo em vista à participação discente, docente, técnico-administrativa e dos gestores e elaborando, sistematizando e dando publicidade ao relatório à CAPES e às Instituições parceiras no desenvolvimento deste Plano.

A condução dos cursos do Parfor será avaliada levando em consideração sete dimensões: Orçamento e Gestão; Organização Didático Pedagógica; Corpo Docente; Administração Acadêmica; Instalações Físicas e Funcionamento do Polo; Incentivo ao acesso e permanência e Efeito da Formação na Atuação.

Parfor 
- A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e as Ipes do Estado do Pará, formalizaram em dezembro de 2006, o Protocolo Seduc-Ipes a partir do qual se passou a formular proposições e adotar ações e procedimentos visando à formação de professores e consequentemente a melhoria da educação pública no Estado do Pará. Em 13 de junho de 2008, atendendo à solicitação da Secretaria, ocorreu uma reunião cujo objetivo era propor a elaboração de um Plano de Formação Docente capaz de reverter os índices de escolarização da Educação Básica do Pará, revelados através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ministério da Educação (IDEB/MEC).

Consequentemente, em 2009, a Seduc em parceria com a IPES do Pará, assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o MEC/CAPES para desenvolver o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, no âmbito do Pará, amparados no Decreto Presidencial nº 6.755/2009 e Portaria MEC nº 883/2009, instituindo-se, em novembro 2009, o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará.

A fim de organizar e acompanhar o Plano Estadual do Pará, o Fórum Estadual Permanente vem empenhando-se em cumprir as funções estabelecida nos referidos documentos, dando encaminhamentos aos diversos temas relacionados à formação de professores no Pará. Dentre outras atribuições, o Decreto estabelece para o Fórum “acompanhar a execução do Plano Estratégico e promover sua revisão”. Com essa finalidade, o Fórum designou uma Comissão de Avaliação, com representantes das Instituições e Entidades participantes do Fórum para verificar o andamento do Plano no Pará.

Ascom/Seduc

POEMÁTICA SOMEANA


O ensino modular de Guajará

*Benedito Júnior & Orlandino

Preste atenção,
No que vamos falar
É um assunto sério
Do Ensino Modular

Depois de tantas lutas,
De várias reivindicações
Professora Maísa
Conseguiu na sua administração

No ano de 2005
Foi implantado em Guajará
Esse importante ensino
Que muitos veio ajudar

Alunos de várias comunidades
Aqui vêm estudar
Aproveitando a oportunidade
Que no Guajará veio chegar

No início eram 37 alunos
Todos ainda no 1o ano
Mas que hoje chegaram
Apenas 16 no 3o ano

O Ensino foi se firmando
Todos querendo estudar
Hoje temos 1o, 2o e 3o ano
Do Ensino Modular

Este ensino
Era de grande necessidade
Pois muitos alunos esperavam
Por essa oportunidade

Os pais ficaram felizes
Por terem seus filhos estudando aqui
É uma maneira de tê-los
Ainda perto de si

Muitos professores já passaram
Lembrados com alegria
Hoje somos alunos
De Eládio, Lucilene e Luzia

Esperamos que cada dia
Mas algo venha melhorar
E que logo possamos ter
Uma sala com condições de estudar

Se hoje estamos no 3o ano
Mas pra nós nada foi fácil
Enfrentamos dificuldades
E diversos obstáculos

O Modular de Guajará
Alguma coisa deixou a desejar
Não sabemos qual é o dia do ano
Que iremos terminar

Se continuar seguindo assim,
E nada melhorar
Não sabemos o futuro
Do Ensino Modular

Aqui fica nosso recado
Para alunos do fundamental e modular
Vamos estudar, vamos nos dedicar
Para o modular continuar.
* Estudantes da 3a série do Ensino Médio Modular (EMM) atendidos na Vila de Guajará

sábado, 28 de julho de 2012

ELEIÇÕES PROPORCIONAIS


Perfil político dos candidatos do SOME





CLEY BILBY LEMOS (PSDB) - Biologia. Candidato a vereador em Santarém

Pela primeira vez o biólogo Cley Fernando Bilby Lemos, do corpo docente do SOME, Polo de Santarém disputa uma vaga, para a Câmara Municipal de Santarém. Com o número 45001, ele veste as cores amarelo e azul do PSDB, e tem como mote da campanha "O respeito a sociedade". Cley tem o apoio dos lavadores de carros, taxistas, camelôs, comunitários, professores e estudantes do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). 
Entre as diversas propostas de trabalho, citamos duas que ele pretende viabilizar: a criação do sindicato de lavadores de carros e que a isenção do ICMS para os taxistas seja liberada pela SEFA de Santarém e não por Belém, devido a demora de 60 dias.

PÁGINAS DO PASSADO


*EDILBERTO SENA

A
lguém pergunta: qual a diferença entre um otimista e um pessimista? É que este reclama muito, não vê quase nada positivo; enquanto que aquele sempre vê um lado positivo nas pessoas e nos acontecimentos, sempre está com esperança, mesmo quando nada parece dar certo.
Tudo bem, e qual é a marca do realista? É ter a capacidade de ver dois lados da moeda e saber tirar conclusões acertadas. São poucos os bons realistas, embora muitos assim se julguem.
Hoje nos chega uma notícia que provoca uma reflexão e que quem ouve pode tirar conclusões de um dos três tipos: pessimista, otimista ou realista.
O sistema de ensino modular na região da 5ª URE é uma experiência inovadora e que hoje é bancada pelo governo do Estado. Funciona em Belterra, Aveiro e Santarém. É o ensino médio no interior. Sua grande virtude é abrir espaço para que a maioria dos jovens que concluem a 8a série lá na sua comunidade possa continuar seus estudos sem deixar a família.
São 113 professores que garantem todo o ensino modular. Salário razoável de 3 mil reais. Deveria ser mais, pela responsabilidade e a dedicação exclusiva que exige dos professores, além de ele ou ela ter que se deslocar de sua base. Afinal, um deputado estadual faz menor esforço e ganha muito mais.
Pelo tempo que já tem o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) na região, pelas vantagens que oferece, já deveria ser uma política pública estabilizada e completa. Infelizmente ainda não é. Falta estrutura física definitiva. O Estado continua pedindo favor ao município e até à comunidade que arruma umas escolas da escola municipal, um barracão ou sede de clube.
Além disso, grandes defeitos: não há bibliotecas para pesquisa escolar; falta um melhor acompanhamento da direção do grupo de ensino modular, para afastar professores que só entram no SOME por causa do salário, mas não cuidam da pedagogia.
E assim, o que já era para ser uma escola padrão no Estado continua uma experiência improvisada e sem definição. A Seduc recusa assumir mais essa responsabilidade para com os jovens de meio rural.
O pessimista irá dizer: isso não vale nada! O otimista dirá: mas que bom, já é um começo! O realista, porém, dirá: mas por que o Estado não assume o SOME de vez e o aperfeiçoa?
Qual dos três tipos segue você?

* É padre diocesano. Dirige a Rádio Rural AM (texto publicado na edição 10, do Modular Notícias, em março de 2008).

RONDA SOCIAL

Aniversário do Estelino Brito

Estelino Guimarães e familiares na hora do parabéns
Na terça-feira, 24 de julho, o educador Estelino Guimarães Brito, do Ensino Médio Modular Indígena (EMMI), juntamente com sua esposa Olga, abriu a porta da sua residência, no bairro do Maracanã para receber os amigos e educadores do SOME e EMMI, para festejar seu aniversário.
Estelino e Antônio Carlos






quarta-feira, 25 de julho de 2012

ELEIÇÕES PROPORCIONAIS


Perfil político dos candidatos do SOME

Shayla Farias (PSDB) - Geografia. Candidata a vereadora em Santarém

A geógrafa Shayla Farias, do corpo docente do SOME, Polo de Santarém disputa pela primeira vez uma vaga para a Câmara Municipal de Santarem, vestindo as cores do PSDB, com o número 45199. Shayla é filha de Arão Aragão Rodrigues e de Natir Pereira Farias e esposa do professor Lázaro Guedes Leon, do Ensino Médio Modular (EMM). Mora em Santarém a 40 anos. É formada em Geografia pela UFPA (Universidade Federal do Pará), pós-graduada em Geografia Ambiental.
Quando estudante do Ensino Fundamental e Médio apoiou o Grêmio Estudantil (movimento que defende os direito dos estudantes, que torna realidade as aspirações educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais dos alunos). Sempre apoiou os movimentos sociais defendendo os direitos do povo. No bairro da Conquista,  desenvolveu um projeto  voluntário e solidário voltado para qualidade de vida, envolvendo as mulheres. Através do EMM desenvolve projetos  de construção de praças, parquinhos, bibliotecas, brinquedotecas, e espaço de lazer nas comunidades da zona rural.
Propostas - A geógrafa Shayla (45199) tem as seguintes propostas de trabalho: elaborar, refazer, analisar, aprovar projetos de lei. Garantir a fiscalização e transparência necessária para combater a corrupção no município. Facilitar a aposentadoria ao idoso. Garantir atendimento médico e odontológico na zona rural e urbana, além de polarizar o atendimento das ambulanchas nas comunidades de rios. Priorizar recursos para a reforma de escolas e construção de sala de aula, casa dos professores na zona rural. Garantir o transporte escolar na zona rural. Implantar laboratório de informática e bibliotecas nas escolas da zona rural. Cobrar do executivo a realização de obras como estradas, pontes, a fim de facilitar o transporte e escoar a produção. Cobrar do executivo educação e saúde de qualidade. Saneamento básico, asfalto, transporte, segurança pública, segurança no trânsito, esporte, cultura, lazer.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

PARTICIPE


Abertas as inscrições para o Seminário
de Educação do Campo do Pará e Amapá

E
stão abertas até o dia 10 de agosto as inscrições para o I Seminário da Licenciatura em Educação do Campo do Pará e Amapá e para o III Encontro de Pesquisa da Educação do Campo do Estado do Pará. Professores licenciados em educação do campo e áreas afins podem se inscrever e/ou inscrever seus trabalhos para apresentação. Para quem não desejar apresentar trabalhos, as inscrições podem ser realizadas até o dia do evento, que acontecerá de 29 a 31 de agosto, no auditório Profº José Vicente Miranda Filho, na Universidade Federal do Pará (Ufpa). Quem desejar uma vaga pode fazer sua inscrição no endereço:www.educampoparaense.org. As inscrições são totalmente gratuitas.
Além das apresentações dos trabalhos científicos, os participantes assistirão a palestras e mesas redondas onde serão discutidos diversos temas, entre os quais: “Os desafios atuais da educação do campo nas políticas, nas pesquisas e na formação de educadores”; “Procampo e os desafios da licenciatura plena em educação do campo”; “O licenciado em educação do campo e suas perspectivas quanto à inserção profissional nas redes públicas de ensino”; “Educação do campo, pesquisa e desenvolvimento na Amazônia”; “Educação do campo e redes sociais”, entre outros.
A formatação, assim como as informações para o envio dos trabalhos e posteriores análises e publicações, constam no site. Os trabalhos poderão ser apresentados de quatro maneiras, ficando a critério do autor: Comunicação Oral; Pôster; Relatos de Experiências Educativas e Produção Cultural, cada um com um formato específico.

Texto: Fabiana Batista
Ascom/Seduc

DEPENDÊNCIA DE ESTUDOS


sábado, 21 de julho de 2012

POEMÁTICA SOMEANA


Modulando o dia-a-dia
Socorro Fernandes
 * Socorro Fernandes
A Faculdade Teórica
Favorece a retórica
A faculdade da vida
Nos forma e nos convida
A transformar tudo que somos,
Em sonhos inacabáveis
Enquanto vivos estivermos.

Sempre há algo a dizer,
Sempre temos algo à resolver,
O problema é poder
Executar o que queremos fazer!

Alguém quer pós-graduar-se...
Outro quer se mestrar
Há quem queira informatizar-se...
Para poder se enquadrar.

Seja o que for que queiram
Todos têm em comum o sonhar,
Por isso é que ao Modular
Muito temos que exaltar!

Nas relações interpessoais
Todos são especiais,
Alguns são até rivais,
Em dias triviais.

O dia-a-dia é engraçado
Todos estão entrelaçados,
Diria embaralhados,
E porque não atrapalhados!

É a chuva que não passa...
É o poço que quebrou...
E a servente que não chega
E o sol que já raiou!

É o rosto para lavar!
É o dente pra escovar...
É a água pra aparar
É o café para coar!

Fica aquele puxa e encolhe
Todos querem se ocultar
Mas quando alguém cria coragem
Os outros vão saborear.

Há pessoas que conhecemos
E não perdemos jamais...
Há pessoas que por nós passam
Mas que ficam para trás.