quinta-feira, 26 de setembro de 2013

INANU - LAGO GRANDE


O posto telefônico do Murui
Por: Eládio Delfino

José Ramos Sarmento e seu posto telefônico improvisado em Múrui, Lago Grande
 
O

s professores que atuam no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém, passam por situações inusitadas, para poderem entrar em contato com seus familiares. Neste 3o módulo do ano letivo 2013 fomos destacados para lecionar na Comunidade de Inanu, na região do médio Lago Grande. No local não existe sistema de telefonia fixa e nem sinal para o celular. Por conta disso, tivemos a oportunidade de vivenciar um fato, que não podemos deixar de socializar com os demais educadores, que forem servir naquela comunidade: por intermédio de alguns moradores soubemos, que quando eles desejam telefonar para Santarém, se deslocam até a Comunidade de Murui, na beira da rodovia Translago, distante 10 Km de Inanu.  

No sábado, 14 de setembro, fomos de motocicleta, juntamente com um professor do município até o local. Quando lá chegamos, deparamos com um barracão improvisado e dentro, duas pessoas na espera, para também desfrutarem do serviço de telefonia. Sentado em um banco e com o celular amarrado em um pedaço de madeira, fixada em uma base redonda móvel, o senhor José Ramos Sarmento, que idealizou o posto telefônico, fazia uma ligação. O mecanismo improvisado serve para não deixar o celular se movimentar do local, onde o sinal é mais intenso e a ligação escutada com perfeição.

De acordo com José Ramos, desde dezembro que ele trabalha com a telefonia. Ele construiu o barracão, que surgiu como brincadeira, para eles se livrarem da chuva. O negócio deu tão certo, que ele chega a faturar mais de mil reais por mês. José cobra R$ 2,00 por quatro minutos de cada usuário, que pretenda ligar para Santarém.  Caso a ligação seja interurbana, o valor sobe para R$ 3,00.

Nenhum comentário: