quinta-feira, 14 de novembro de 2013

FIM DA GREVE

Jatene recua, vitória da categoria: a luta apenas começou




 
 
O movimento grevista dos trabalhadores em educação do Pará iniciado em 23/09 teve um marco nesta quinta-feira (14). Depois de uma agenda intensa de mobilizações, manifestações, passeatas, tentativas de negociações e enfrentamento direto com o governo Jatene, a assembleia geral de hoje, realizada no fim da tarde na Sede Social do Paysandu deliberou pela suspensão da greve e manutenção do estado de greve. A luta não termina aqui, apenas começa!
O governo que passou o ano inteiro nos ignorando e quase dois meses nos perseguindo e tentando nos acuar sai com um ensinamento desta greve: QUEM PAUTA A EDUCAÇÃO PÚBLICA NESTE ESTADO SÃO OS TRABALHADORES E A SOCIEDADE!
O Sintepp não quer demonstrar arrogância ou enfrentar quaisquer dos grupos políticos que geriram ou gerem o Pará. Apenas exigimos o respeito que há tempos é negado para a educação pública.
Passamos a campanha inteira apontando para o governo os baixos índices de desenvolvimento educacional de nosso estado, abrimos as portas das escolas públicas para quem não as conhecia ou fingia não vê-las, mesmo assim Jatene e sua equipe quis pagar para ver. E mostramos, pois temos clareza das mãos que sustentam a educação pública, gratuita e quem de fato defende a qualidade e o melhoramento de ensino para nossas crianças e jovens.
Reafirmamos que tomar uma decisão como esta não é simples. Para nós, defensores do processo coletivo é extremamente desgastante. Reunimos as mais 136 Subsedes para firmar quais seriam nossas primordiais bandeiras. Os dez pontos expressos abaixo seguem no tom de resumo da dimensão de nossos desafios. Não pediremos compreensão de nossa categoria, pois conhecemos a fundo nossas deficiências e admitimos para nós mesmos, chegamos ao nosso limite.
A suspensão da greve depois de 53 dias corridos NUNCA será considerada como um recuo. Através do acordo que Jatene será obrigado a assinar no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/Pa) teremos os seguintes avanços:
1) Lotação por Jornada de Trabalho no início do ano letivo de 2014, com 25% para Hora Atividade (que só viriam em julho), sendo que apenas 5% de redução de turma, onde cumpriremos na escola, os 20% continuarão como estão;
2) Ainda será assegurado a majoração gradativa para 1/3 da jornada destinada a hora atividade, de acordo com a lei do Piso Salarial Profissional Nacional;
3) Garantia de nenhuma perda remuneratória com a regulamentação das Aulas Suplementares;
4) Apresentação de cronograma de reformas das escolas, sendo bimestralmente divulgado no site do governo, com todo o detalhamento do mesmo para que a sociedade em geral acompanhe o andamento, além da garantia do início da reforma do prédio sede “Seducão” até março de 2014;
5) Garantia de envio em até 30 dias do projeto de lei que regulamenta a eleição direta para diretor (a);
6) PCCR unificado, que contemple todos (as) os (as) trabalhadores (as) em educação, construído por uma comissão paritária num prazo máximo de 60 dias sendo encaminhado imediatamente para a Alepa;
7) Pagamento do retroativo do Piso Salarial de 2011, com escalonamento do pagamento a partir de janeiro de 2014;
8) Realização de Concurso Público;
9) Regulamentação da lei do Some, já em vias de encaminhamento para a Alepa;
10) O pagamento do Pró-labore e do adicional de titulação, conquistados desde outubro. Vitória nossa, vitória da categoria.
 A Coordenação Estadual do Sintepp, agradece a cada trabalhador em educação, que durante todo este período lançou mão de sua escolha profissional para lutar por uma educação mais justa e igualitária. A organização sindical sempre nos apresentou fortes desafios, nenhum de nossos direitos chegaram em nossas mãos de graça.
Nós, que enfrentamos bravamente os tempos obscuros da ditadura, que saímos das nada confortáveis escolas públicas para propor a inversão da organização social e mostramos para uma sequência de governos como se garante uma educação de qualidade, seguiremos lutando. Nossos sonhos de uma escola pública, gratuita, com qualidade social está distante, por isso concluímos: acaba a greve, segue o ESTADO DE GREVE.
O Sintepp não manda recado, Sr. Governador, construímos a história. Então, cumpra o acordo ou nossas aulas voltarão a ser nas ruas!
 Não há conquista sem luta!

Nenhum comentário: