quinta-feira, 14 de novembro de 2013

OPINIÃO


Discurso proferido pelo educador  Noel Sanches na assembleia da Sub Sede do Sintepp Santarém, ontem, 13/11. Na ocasião os trabalhadores da rede estadual de ensino em Santarém, decidiram pela continuidade do movimento grevista.

ENTRE OS PARES, EXISTEM OS ÍMPARES



Por: Noel Sanches (o poeta)

H

á pares inteiramente desprovidos de uma concepção coletiva, pois não são dotados de capacidade promovida pelo espírito gregário. Capacidade intrínseca de aceitar uma decisão colegiada de uma assembleia. Esses pares, infelizmente sobrevivem das benesses conquistadas pelos que entendem que uma assembleia é soberana e jamais deve ser contrariada. Alguns pares, por assumirem uma postura de acéfalos quanto as decisões tomadas em assembleia acabam rompendo e, por consequência, fragilizam as bases principiológicas que dão sustentabilidade ao nosso sindicato. À medida que alguns pares desrespeitam a decisão de uma assembleia demonstram, cabalmente, que são revestidos de um manto antidemocrático, que são envernizados por uma fina camada de arbitrariedade e que, portanto, são pares desleais e praticantes de uma lesão profunda aos nossos valores civis, constitucionais e democratizantes.

A pena do poeta, mesmo com toda a leveza repousante no papel, ainda assim não consegue estimar e aquiescer à doçura das ideias esculpidas nas palavras a despeito dessa culpinosa situação ora enfrentada pela nossa entidade. O golpe foi desferido contra todos nós. A mácula foi pinchada pela tinta da nossa própria vergonha. A dor é profundamente latejante porque atacamos as nossas pilastras. Infelizmente, os pares que apresentam essa conduta de arbitrariedade são algozes da nossa própria história de luta e, por conta disso, tornam-se egocêntricos, centralizadores, individualistas, sem o congraçamento de viver o espírito da coletividade. Alguns pares escondem-se em ações paliativas, como pinturas, maquiagens escolares, em sutilezas promovidas pelo governo. Mal percebem que todos os movimentos acontecidos nos seios das escolas são resultados de homens de bem e de mulheres virtuosas que nunca se acachaparam perante qualquer insídia interna.

Enfim, o ataque foi frontal a toda a nossa categoria, pois decisão de assembleia não se descumpre, cumpre-se e quem desrespeita alia-se à torpeza de um caráter modelado pelo amargor do egoísmo e pela raquítica decisão de homens que não são pares, são ímpares.

Nenhum comentário: