quinta-feira, 14 de novembro de 2013

OPINIÃO


Unamo-nos
Por: Christiano Lima

B

om dia amigos de lutas e conquistas! Hoje, nessa assembleia, temos a oportunidade de fazer um pedido aos nossos camaradas do regular. Não é um pedido de desculpas, pois não percebemos em nossas decisões, em nossas lutas, abusos. Entendemos que ao decidirmos pela greve, só decidimos por acreditar que a greve foi à única forma encontrada para manifestar nossa indignação contra os desmandos, descasos, desrespeito desse governo, que conseguiu nos pôr em um cabo de guerra e fazer com que a classe se colocasse como oponentes.

Não existe uma luta só do modular, pois o que existe, ou deveria existir é uma luta dos trabalhadores em Educação pública do estado do Pará. Luta essa, que deveria unificar a classe, mas que ao longo dos dia nos isolou em opiniões antagônicas e preconceituosas, mas esquecemos de dizer, que ainda assim, lutamos pelos mesmos ideais, que é melhorar a educação no Estado. Melhoras as nossas condições de trabalho, cobrando do governo reformas reais, mas muito mais do que isso, o prazer de ser educador em um estado que apresenta, segundo fonte do próprio governo, índices precários no que diz respeito a Educação.

Temos a pior taxa de evasão do país. Evasão que só faz aumentar desde 2005 e que no ano passado chegou a 63% só no Ensino Médio (Inep). A nossa luta é também, por dignidade e respeito. O meu pedido, aquele lá do início, é que você não se conforme, não perca a ternura e indigne-se diante do não cumprimento de obrigações que esse governo deveria ter assumido. E não assumiu, deixando-nos como única opção a greve.

Só mais uma coisa. As conquistas que tivemos como resultado de nossas duras lutas contra esse governo opressor e mentiroso. São conquistas para todos, não do SOME, mas de uma classe: a dos trabalhadores em Educação.
* Christiano Lima é filósofo do corpo docente do SOME, Polo de Santarém

Nenhum comentário: