sexta-feira, 22 de novembro de 2013

SINTEPP ESTADUAL


PPA revisto e aprovado a
partir da luta da categoria
O Sintepp colhe cada mais os frutos de uma das greves mais vitoriosas da categoria. Foi aprovado na manhã de ontem (20) pelos deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) o projeto de revisão do Plano Plurianual (PPA) em conformidade com o disposto no art. 10, da Lei nº 7.595/2011, para o exercício das ações de 2014/2015, onde se absorveu as propostas das categorias da educação, transporte, segurança e saúde pública.

A Coordenação Estadual do Sintepp acompanhou as reuniões para ajustes no PPA que antecederam a votação e conseguiu que não se excluíssem ações de suma importância para os trabalhadores em educação do estado. “Solicitamos aos deputados aprovassem uma emenda para a manutenção do Programa de Valorização ao Servidor em Educação dentro do próprio PPA. A proposta de exclusão de 9 das 10 ações proposta pelo executivo seria plenamente danosa para os trabalhadores. Não poderíamos aceitar isso”, explica Mateus Ferreira, Coordenador Geral do Sintepp.

A intencionalidade do Jatene era fundir o Programa de Valorização ao Servidor em Educação ao programa de Valorização do Servidor Público, onde pelo menos 21 programas seriam extintos e outros 3 três remanejados. “O impacto não seria somente para nós da educação. Setores como saúde e segurança pública também seriam diretamente afetados, além de cortes na ordem de mais 12 milhões no Detran, destinados para qualificação, reforma, construção e implementações de ações. Isso só na área do transporte público. Uma verdadeira vergonha”, denuncia Mateus.

 Entenda os avanços e os riscos que corríamos
 
O Programa de “Valorização do Servidor da Educação”, possui o objetivo central de implementar as políticas de valorização dos trabalhadores em educação, envolvendo servidores da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e da Universidade Estadual do Pará (UEPA), com valor previsto de R$ 456.824.747,00.

As dez ações previstas são as seguintes: Assistência Médica e Odontológica; Auxílio Alimentação; Auxílio Transporte; Desenvolvimento de Competências Profissionais; Disponibilização de Bolsas de Pós-graduação a Servidores da Educação; Formação Inicial e Continuada de Servidores da Educação; Implantação do Sistema de Premiação e Incentivo à Meritocracia entre Professores e Alunos da Rede Estadual de Educação; Implementação de Ações de Valorização e Qualidade de Vida ao Servidor da Educação; Potencialização do Credlivro; Viabilização aos Docentes a Aquisição de Equipamentos de Tecnologia da Informação (TI).

A revisão proposta pelo governo Jatene propunha a manutenção apenas da potencialização do Credlivro, o que seria um golpe para a categoria mobilizada desde a greve de 2011 e que foi incansável nas atividades da Campanha social, salarial e pedagógica deste ano.

Cabe ressaltar que uma das ações previstas: implantação do sistema de premiação e incentivo a meritocracia entre professores e alunos da rede estadual de educação, é objeto divergente entre governo e Sintepp, pois reflete a exclusão de trabalhadores e estudantes e mascara a realidade da educação pública. (Fonte: Sintepp)

 

Nenhum comentário: