sábado, 31 de agosto de 2013

ASSEMBLEIA

26 de setembro: ato do SOME

Participantes da assembleia do SOME, em Belém (foto: grupo Ensino Modular - SOME: Pará e Amapá)

CALENDÁRIO NATALÍCIO SOME


MÍDIA SOME


PARALISAÇÃO NACIONAL EM SANTARÉM

Votar a favor e não comparecer
Trabalhadores em Educação da rede estadual de ensino presentes no ato 

Lideranças dos trabalhadores decidem pelo cancelamento da panfletagem

Acordado outro grande ato de mobilização para 7 de setembro

U

m dos questionamentos suscitado nas rodas de conversas, durante a concentração, para o ato público de Paralisação Nacional, programado para ontem, 30 de agosto, na Praça de São Sebastião foi sobre o comportamento de alguns trabalhadores da rede estadual de ensino, que estiveram presentes na assembleia da sub sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), em Santarém, realizada na quarta-feira, 28, e votaram a favor da realização do ato público, mas que não se faziam presentes na ação.  Você leitor, o que pensa sobre a questão?

Educação pública em alerta
E
m postagem publicada em seu sítio, o Sintepp diz que a educação pública do Pará está em alerta, desde a realização da assembleia geral na manhã do dia 29/8. Motivo: os trabalhadores em educação da rede estadual de ensino avaliaram que o não cumprimento da pauta de reivindicações por parte do governo Jatene está empurrando a categoria para a greve.
De acordo com o sindicato, os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores são referentes a inclusão de funcionários de escola no PCCR, implementação da lotação por jornada com hora-atividade, regulamentação das aulas suplementares, agilidade na planilha de reforma e estruturação de escolas, pagamento de retroativo de carga horária do piso salarial (abril a dezembro/2011), pagamento de adicional de férias, regularização do Some.

Por conta disso, o Sintepp convoca os trabalhadores a uma reação imediata, que inicia na próxima semana, com a organização dos debates e mobilizações nas mais 1.200 escolas do estado. No dia 12 de setembro os trabalhadores deverão voltar às ruas (concentração na Praça do Operário, às 9h), pois o dia 18 de setembro é decisivo para a rede estadual, pois é o prazo final para que o governo responda às demandas. Nesse dia, às 9 horas, na sede social do Clube do Remo (Av. Nazaré), os trabalhadores reúnem em assembleia geral, para definir o indicativo de deflagração da greve.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PARALISAÇÃO NACIONAL EM SANTARÉM




MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO

MEC presente no II Encontro do SOME

M
ais uma vez o Ministério de Educação e Cultura (MEC), deu parecer favorável para a participação pelo professor José Gilson Matias, que ministrará palestra sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), no II Encontro Pará-Amapá do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), que acontece nos próximos dias 5, 6 e 7 de setembro, em Macapá, no Amapá.
Um dos resultados positivos do I Encontro do SOME Pará/Amapá, realizado em Santarém, no período de 15 a 17 de novembro de 2012 foi o cadastramento de mais 12 mobilizadores voluntários, que se propuseram a participar da criação do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), dos estados do Pará e Amapá.
O cadastramento foi realizado após a palestra de lançamento. Os cadastrados são: Maria Violeta de Freitas Alves, Gordiano Santana Amaral, Olinda Rocha Alves, Cléia Corrêa da Silva, Graciete Tavares Pinheiro, Maria Luiza Santos da Rocha, Elaíne Cristina Silva Carvalho, Alcilene do Socorro Matos Ferreira, Ivonete Isacksson, Roberto Lino dos Santos, Silvania da Silveira Sousa e Rosenilde dos Santos Mira.

O comitê está em fase de criação e terá como principal objetivo mobilizar a sociedade pela valorização da qualidade na educação e de expandir o movimento, por meio do alcance de outras localidades e pessoas. Para participar do COMITÊ SOME PELA MOBILIZAÇÂO SOCIAL é só entrar em contato através do endereço eletrônico: eladiocarneiro1957@gmail.com, para receber os informes necessários. A formalização da criação do comitê do Ensino Modular está programada para acontecer no II Encontro do SOME. 

PARTICIPE!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SINDICATO


PROJETOS SOME

Guia Histórico divulga
a Cachoeira do Aruã
  


N
o sábado, 24/8, estudantes da 3a série do Ensino Médio Modular (EMM), atendidos na EMEF Nossa Senhora do Nazaré,  na Cachoeira do Aruã, no rio Arapiuns, participaram em campo de atividade de coleta de dados, para o encorpamento do “Primeiro Guia Histórico da Comunidade Cachoeira do Aruã”.
A obra é parte do projeto pedagógico idealizado pela historiadora Fada-Isis Pinheiro, do corpo docente do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém.
O lançamento de mais essa obra, vem consolidar a atuação dos educadores do SOME, Polo de Santarém,  na divulgação da Cachoeira do Aruã. 

Em setembro de 2010, durante as festividades religiosas e sociais de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira de Cachoeira do Aruã, foi lançado o livreto Cachoeira do Aruã: Cartilha de Divulgação da Foz do Aruã seus Povos e Culturas, como parte culminante do ato pedagógico “Conheça o Aruã”.

O principal objetivo da ação foi coletar informações sobre cultura, infraestrutura, clima, lazer, serviços, espaço urbano, população, política, economia, educação, artes entre outros tópicos, relacionados com a comunidade de Cachoeira do Aruã. Destaque para a participação dos estudantes da 1a série do EMM, que atuaram como pesquisadores e coletores das informações e imagens publicadas na cartilha.

Sobressai também a participação especial da gestora da escola, pedagoga Heluane Siqueira de Andrade e dos educadores Benildo Antonio Barbosa da Cruz (SOME) e Luis Carlos Lobo (SEMED), que atuaram como coordenadores adjuntos do trabalho de feitura do livreto. Sob a coordenação do professor Eládio Delfino Carneiro Neto, a equipe conseguiu num tempo recorde coletar e tabular os dados, imagens e gráficos, que compõem a tessitura textual e visual da cartilha.

POEMÁTICA SOMEANA

Markus da Gama é biólogo do SOME, Polo de Santarém

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

II ENCONTRO DO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO

Como será a participação dos Educadores de Santarém?


M
ais um encontro do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) será realizado nos dias 5, 6 e 7 de setembro de 2013. Em sua segunda edição, o encontro acontecerá em Macapá, no Amapá. Uma questão importante deve ser enfatizada neste momento que antecede a realização do evento: Como será a participação dos educadores do corpo docente do Polo de Santarém no evento?
Em novembro de 2012, a participação dos docentes do Polo de Santarém no I Encontro do SOME Pará/Amapá, evento promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) em parceria com o Sindicato dos Servidores Púbicos em Educação no Amapá (Sinsepeap) foi muito pequena, apesar do encontro ter sido realizado na sede do polo.

Na ocasião os trabalhadores discutiram questões em torno da temática central do encontro "Integração e Qualidade de Ensino para os Povos do Campo, das Águas e das Florestas". Dos 137 educadores do corpo docente do SOME, Polo de Santarém, apenas 30 estiveram presentes, de acordo com a lista de frequência do dia 15/11, fornecida pela coordenação. Isto significa dizer que apenas 21,8 % dos professores participaram do evento.

domingo, 4 de agosto de 2013

ABAETETUBA - ENCONTRO SOME PARÁ/AMAPA

Educadores do SOME 
escolhem camisas

N
uma iniciativa da educadora Andréa Gonçalves Costa foi socializado hoje, 4 de agosto, na página Maré de Cidadania, do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), de Abaetetuba, as camisas que os integrantes da caravana usaram durante o II ENCONTRO PARÁ AMAPÁ DO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO, a ser realizado nos dias 5, 6 e 7 de setembro de 2013 em Macapá.



PROJETO SOME - AVEIRO

Estudantes do SOME visitam Fordlândia

N
a sexta-feira, 14 de junho, Estudantes do Ensino Médio Modular (EMM) de Andrelândia e do KM 85 se deslocaram até a Vila de Fordlândia para visitar os principais pontos históricos (refeitório, Vila Americana, residências oficiais, galpão, serrarias e casa de força) e participar de um congraçamento com a comunidade escolar da Vila, atendida pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém.
A viagem foi resultado do projeto “Vestígios da Sociedade da Borracha: conhecendo Fordlândia”, proposto e coordenado pela professora Francidalva Borges Gomes, com a responsabilização de Marcelo Santos, Angelo Mazzini, Raimunda Gonçalves, Adauto Moraes e Willemar Andrade. 
Além da visitação, os estudantes receberam a incumbência de escrever um relatório (complemento avaliativo), relacionando a viagem com os vestígios da sociedade que habitou Fordlândia, durante o auge da produção de borracha, com os temas teóricos trabalhados em sala de aula. 

No período vespertino, os estudantes participaram de atividades esportivas, organizadas pelos estudantes do SOME de Fordlândia. O retorno para as comunidades aconteceu as 17 horas. (com informações do professor Carlos Guedes)

sábado, 3 de agosto de 2013

SINTEPP

sábado, 3 de agosto de 2013
REUNIÃO DA REGIONAL OESTE
CONVOCATÓRIA

Aos Coordenadores (as) da REGIONAL OESTE  e  das SUBSEDES,

Prezados(as) Senhores(as)

Convidando vossas senhorias para participar de uma Reunião Ordinária da Coordenação da Regional Oeste que tratará da seguinte pauta:

1 - Prestação de contas do exercício anterior da Regional Oeste;
2 - Informes do Conselho Estadual de Representantes (C.E.R),
3 - Avaliação de algumas as ações da Regional Oeste pertinentes ao Planejamento de 2013.
4 – Formação Sindical (PCCR) e Seminário de Comunicação
5 - O que ocorrer.

LOCAL: Escola Pedro Alvares Cabral / Tv. 24 de outubro, - Bairro da Aldeia
 
DATA: 17 e 18 de agosto de 2013 (sábado e domingo).

HORÁRIO: 8h

OBSERVAÇÃO:
·                     Estendemos este convite aos Coordenadores Gerais das Subsedes que não tem representação na Regional Oeste;
·                     O deslocamento, alimentação e hospedagem dos Coordenadores (as) Regionais serão custeados pela Regional;
·                     As despesas de deslocamento, alimentação  e hospedagem  dos Coordenadores de Subsedes que não são Coordenadores da Regional, serão custeadas pelas próprias Subsedes;
·                     As despesas de deslocamento, alimentação  e hospedagem  dos Coordenadores de Subsedes que não possuem recursos financeiros, serão custeadas pela Regional.

Almeirim - Pa, 29 de junho de 2013.

Whisney Luiz Pereira Messias
Coord. Geral da Regional Oeste


FOTO DO ARQUIVO: VILA SOCORRO

Estudantes aprendem a 
manusear motor a gasolina 
Os estudantes do Curso de Motor a Gasolina. Atrás álbum seriado do curso

A
no: 2001. Local: "Casa dos Professores", em Vila Socorro, Lago Grande.  Atores: Nove estudantes do Ensino Médio Modular (EMM), atendidos pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém participam do Curso Básico de Motor a Gasolina com Prática na Caloy Mobylete XR-50".  

CREDENCIAMENTO

SEDUC abre 507 vagas para o EJA

A

 Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará, no período de 5 a 9 de agosto, o credenciamento destinado ao preenchimento de 507 vagas para professores do Ensino Fundamental e Médio, que ministrarão aulas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Códigos, Linguagens e Matemática. O credenciamento pode ser feito no site www.seduc.pa.gov.br. A seleção será realizada pela análise curricular, de acordo com o Edital 001/2013, publicado no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (31).

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

SEJAM BEM-VINDOS!

Mudança no corpo docente

O corpo docente do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém recebe mais dois educadores: Kátia Nobre - Biologia e Agnesio Sousa Ferreira - Matemática. 

Kátia Nobre (Biologia)
Agnesio Sousa  Ferreira (Matemática)