sábado, 6 de setembro de 2014

CENSO SOME

“Cartilha da Boca” é socializada
com a comunidade escolar
O levantamento sobre a comunidade escolar do SOME de Santana do Ituqui, Vila Anã e Boca de Cima do Aritapera

N
a manhã da quinta-feira, 4 de setembro, durante o encerramento da reposição de aulas para os estudantes do Ensino Médio Modular (EMM) atendidos pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), na escola municipal Odorico Liberal, na comunidade de Boca de Cima do Aritapera foi oficialmente lançada a “Cartilha da Boca”, livreto com levantamento sobre a comunidade escolar.
De acordo com o organizador do livro, professor Eládio Delfino Carneiro Neto, este é o terceiro trabalho de levantamento de dados sobre a comunidade escolar atendida pelo SOME já realizado neste ano letivo 2014.
O primeiro deles, intitulado “ 1o módulo do ano letivo 2014 – Pequeno Relato”, trás em suas páginas informações sobre o processamento do 1o módulo para os estudantes do EMM atendidos na escola municipal União Santana, da comunidade de Santana do Ituqui.
O segundo livreto, chamado de “Moanã”, contem informações sobre a comunidade escolar atendida na escola municipal “Nossa Senhora de Fátima”, da Vila Anã, localizada na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns (Resex), no rio Arapiuns.
A expectativa do educador é lançar, ainda em 2014, mais dois livretos sobre as comunidades escolares do SOME de São Francisco, no rio Arapiuns e Suruacá, no rio Tapajós.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

REPOSIÇÃO (FIM) - III MÓDULO (INÍCIO)

Café da manhã para encerrar a reposição

A comunidade escolar entoa o Hino Nacional no encerramento da reposição

N
a manhã de ontem, 4 de setembro, a comunidade escolar participou da programação de encerramento da reposição de aulas para os estudantes do Ensino Médio Modular (EMM), atendidos pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém, na escola municipal “Odorico Liberal”, na comunidade de Boca de Cima do Aritapera, na várzea santarena.
O ato pedagógico iniciou com uma leitura e reflexão espiritual sobre passagem bíblica “Exortação a perseverar na fé” (Hebreus). Em seguida, os estudantes, pais, responsáveis, professores e membros da comunidade entoaram o Hino Nacional. Depois foi a vez dos estudantes da 2a e 3a séries do EMM se apresentarem em forma de coral para a conjugação do verbo “to be” em duas vozes: feminina e masculina.
Após a apresentação do coral, os presentes assistiram uma apresentação de slides subdividida em duas partes, intituladas: “Conhecendo um pouco sobre o SOME” e “Ocorrências e Mapa Final de Rendimento Escolar”. Na segunda parte, os estudantes, pais e responsáveis ficaram sabendo do resultado final de rendimento escolar dos estudantes, com o repasse da nota média obtida na disciplina Inglês.
Assinatura do abaixo-assinado
Cartilha da Boca – Na programação constou também o lançamento e a socialização da “Cartilha da Boca”, livreto com levantamento sobre a comunidade escolar atendida na escola municipal “Odorico Liberal” e a assinatura de abaixo-assinado, feito pelos membros da comunidade escolar do SOME, solicitando ajuda ao Ministério Público do Pará (MPPA), para que eles possam participar das eleições diretas 2014, para a direção da escola estadual “Álvaro Adolfo da Silveira”, onde estão regularmente lotados e matriculados.

Para encerrar a programação, foi servido café da manhã, patrocinado e feito pelos estudantes, para servir aos presentes.