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Rainilza Rodrigues divulga relatório do Polo de Santarém |
atado em 27 de fevereiro de 2011, a coordenadora Rainilza Maria Xavier Rodrigues, do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém, emitiu relatório das atividades, que foram desenvolvidas pela coordenação no ano letivo 2010. Diversos assuntos são abordados no documento, que inicia falando sobre a realidade do SOME, no início do ano letivo. Veja a seguir o que diz a primeira parte do documento: “O SOME no polo Santarém engloba comunidades do interior dos municípios de Santarém, Aveiro, Belterra, totalizando 52 comunidades, distribuídas em áreas de planalto, rios e várzeas, com aproximadamente 3.400 alunos, sendo o maior polo em todo o Estado. O SOME estava funcionando com uma coordenadora geral e um auxiliar administrativo, ambos atuando na sede do polo, em umas das salas nas dependências do colégio “Álvaro Adolfo da Silveira”, na cidade de Santarém dando suporte político pedagógico aos professores e alunos envolvidos no sistema. Na cidade de Belterra, a escola que dá suporte ao SOME é a “Waldemar Maués” e na cidade de Aveiro é a escola “Eduardo Angelim”. As aulas do Ensino Modular, nas comunidades rurais, funcionam nas dependências das escolas municipais e barracões. A sede do polo em referência não possui estrutura adequada para atender as necessidades do sistema, pois não dispõe de recursos humanos e materiais necessários para suprir as deficiências detectadas, que são muitas, tais como: computadores e internet, telefone para facilitar a comunicação, sobretudo com Belém, impressora, arquivos e materiais de expediente em geral para agilizar o andamento das atividades. Com apenas a coordenadora e um auxiliar administrativo para atender todo o polo, estava sendo inviável o desenvolvimento das atividades administrativas e pedagógicas do SOME. Outra grande deficiência detectada foi em relação a quantidade de docentes que atuam no programa, sendo 76 efetivos e 13 temporários. Havia carências em várias áreas principalmente em algumas disciplinas como História, Educação Física, Filosofia, Sociologia, Matemática. As turmas de 3a série, no total de 30 turmas, estavam precisando receber ofertas de disciplinas para poder fechar o ano letivo. As outras séries também estavam prejudicadas, impossibilitadas de fechar o ano letivo e/ou de solicitar transferências. Esta situação critica se agravou em 2009 em decorrência dos distratos dos professores sem ocorrer a entrada de outros professores para substituí-los, além de problemas administrativos de coordenações anteriores”. Parecer - O documento encerra com o parecer da coordenação e assessoria pedagógica. Veja a seguir: “Acreditamos que assumir a coordenação do SOME no Polo Santarém, diante do quadro crítico apresentado, representou um grande desafio e lição para nossa vida. Tínhamos sonhos de melhorias para o sistema de ensino, mas diante das deficiências apresentadas, da falta de estrutura, da falta de apoio, não foi possível avançarmos em nossos projetos para o SOME. Com um quadro reduzido de professores, com problemas de espaço físico para os alunos, com problemas da casa do professor, não foi e nunca será possível desenvolver um trabalho de qualidade. Não basta somente a boa vontade, é preciso urgentemente resolver esses problemas gritantes do Ensino Modular/SOME, para que a educação atinja seus objetivos. É preciso que a SEDUC, URES, coordenações do SOME, e governantes tomem consciência da seriedade dos problemas gritantes do SOME e assumam compromisso e responsabilidade para que os problemas sejam solucionados, tornando o SOME uma alternativa de qualidade na educação. Acreditamos que não realizamos um excelente trabalho, mas que fizemos um bom trabalho ao consi-derarmos a realidade crítica existente no SOME. Estamos deixando a sala do SOME, com melhor estrutura, com dois computadores novos, uma impressora, arquivos de bronze ,10 cadeiras novas, 5 mesas novas, um ar condicionado novo e um antigo, prateleiras novas e material de expediente ainda em boa quantidade. Com pastas organizadas em arquivos, as fichas individuais de lotação dos professores organizadas em pastas, o levantamento das disciplinas pendentes para reposição do ano/2010 estão organizados em pasta. O quadro dos circuitos e a relação dos nomes dos professores que atuam no polo estão nas pastas de arquivo. A planilha da lotação 2011, também foi organizada e colocada em pasta. A relação do material recebido do fundo rotativo, do PDDE e da 5ª URE está organizada em pasta com os documentos recebidos. Nos sentimos confortados com o apoio dos colegas professores no decorrer dos módulos. Nossos agradecimentos a todos os que nos apoiaram e nos criticaram. Estamos abertos às novas críticas.” Há cópia do documento dispo-nível aos interessados na coordenação.
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