OBJETIVOS ALCANÇADOS PELO SOME JUNTO A SEDUC
- regularizar a situação dos 11 professores removidos de outras URE´s/USE´s e/ou regular para o SOME:
Dos 11 professores que solicitaram remoção, todos os precessos já estavam indeferidos e após exposição da real situação do SOME-Santarém para CODES, os processos foltaram a tramitar e dos 11, apenas 01 (Hilde Leno) não aprovou por enquanto. Tomaremos as medidas cabives para retomada do processo.
- Portariade Lotação - lotação dos professores do SOME:
- Matriz curricular do SOME:
- Aquisição de bens e serviços (computador, impressora, telefone, pessoal, carteiras e mobília em geral):
A SEDUC disponibilizou para o SOME-Santarém um computador novo completo com impressora a toner e estabilizador, uma linha telefônica que deverá ser instalada na sala da coordenação durante os próximos dias e a 5 URE disponibilizou mais um servidor para trabalhar com o sistema acadêmico.
- pagamento de aluguel da casa dos professores do SOME:
Após longas discursões sobre aluguel de casa para o professor do SOME, não conseguimos avançar nas negociações por conta das irregularidades feita pela gestão anterior da quinta unidade, que não poderia ter firmado contrato de aluguel sem o conhecimento e consentimento da SEDUC e principalmente sem documentação necessária para justificar pagamento. Mais fica a vontade e a disposição de buscar soluções para que os proprietários de imóveis não fiquem no prejuízo. No caso da Vila Curuai, o aluguel está a mais de cinco anos em atrazo. Fica o questionamento, será que os professores terão onde ficar se essa situação não se resolver?
- interação com a coordenação geral do SOME-Belém:
- interação com a coordenação do SOME-Indígena;
Na busca de esclarecimentos a respeito do funcionamento do SOME- Indígena a coordenação e a direção de ensino informa que o mesmo é independente, capaz de tomar suas próprias decisões e conquistas, portanto, fica desobrigado a participação do grupo de professores do SOME- Indígena na bolsa alimentação fornecida pela PMS, que é conquista dos professores do SOME.
- nomeação de professores concursados;
- merenda escolar, transporte escolar e livros escolares:
- matrícula e lançamento de notas no sistema acadêmico:
-
implantação do SOME em novas comunidades, enxugamento de turmas nas
comunidades, paralização em comunidades com baixa demanda de alunos e
visita técnica da coordenação do SOME a Santarém::
- interação com a equipe gestora da SEDUC e departamentos.
- regularizar a situação dos 11 professores removidos de outras URE´s/USE´s e/ou regular para o SOME:
Dos 11 professores que solicitaram remoção, todos os precessos já estavam indeferidos e após exposição da real situação do SOME-Santarém para CODES, os processos foltaram a tramitar e dos 11, apenas 01 (Hilde Leno) não aprovou por enquanto. Tomaremos as medidas cabives para retomada do processo.
- Portariade Lotação - lotação dos professores do SOME:
Não
ocorreram muitas modificações em relação a portaria de lotação de 2007.
Chama a atenção o fato que o sistema de lotação depende da migração do
sistema acadêmico, ou seja, as turmas devem existir para que ocorra a
lotação dos professores que será feita por turma e não por carga
horária, portanto, sem turma, sem lotação. Fica assegurada a jornada de
200 horas, não sendo possível a extrapolação. Os servidores temporários
do SOME-Indígena serão preservados, os demais deverão ser substituídos
para que se faça cumpriu o TAC.
De
acordo com o Conselho Estadual de Educação, a inclusão da filisofia e
sociologia na 2 e 3 série no ano de 2010, desobriga a necessidade de
disciplinas do quadro diversificado, portanto, não deverá ser trabalhado
o AVC (2 série) e a QUIMICAII (3 série), permanecendo apenas o ESTUDOS
AMAZÔNICOS (2 série) o que já se vem sendo feito pela escolas REGULARES
de Santarém. Solicitamos ainda, a revesão imediata da matriz curricular
no sistema acadêmico para que não nos restem dúvidas.
A SEDUC disponibilizou para o SOME-Santarém um computador novo completo com impressora a toner e estabilizador, uma linha telefônica que deverá ser instalada na sala da coordenação durante os próximos dias e a 5 URE disponibilizou mais um servidor para trabalhar com o sistema acadêmico.
- pagamento de aluguel da casa dos professores do SOME:
Após longas discursões sobre aluguel de casa para o professor do SOME, não conseguimos avançar nas negociações por conta das irregularidades feita pela gestão anterior da quinta unidade, que não poderia ter firmado contrato de aluguel sem o conhecimento e consentimento da SEDUC e principalmente sem documentação necessária para justificar pagamento. Mais fica a vontade e a disposição de buscar soluções para que os proprietários de imóveis não fiquem no prejuízo. No caso da Vila Curuai, o aluguel está a mais de cinco anos em atrazo. Fica o questionamento, será que os professores terão onde ficar se essa situação não se resolver?
- interação com a coordenação geral do SOME-Belém:
Equipe
muito boa, não mediram esforços para agilizar as solicitações. O
SOME-Santarém é muito grato ao Coordenador Geral Nilson Costa, a
Assessora Pedagogica Maria Anunciação, aos Técnicos Espito Santo e
Guilherme e a todos os demais integrantes da equipe.
Na busca de esclarecimentos a respeito do funcionamento do SOME- Indígena a coordenação e a direção de ensino informa que o mesmo é independente, capaz de tomar suas próprias decisões e conquistas, portanto, fica desobrigado a participação do grupo de professores do SOME- Indígena na bolsa alimentação fornecida pela PMS, que é conquista dos professores do SOME.
- nomeação de professores concursados;
Como
o SOME tem carência de professor em quase todas as matérias, exceto em
química, biologia e geografia, os professores nomeados e que não tiverem
disponibilidade de carga horária na sede, deverão ser lotados no SOME,
substituíndo os servidores temporários. Sejam todos muito bem vindos.
- contratação de professores:
Até
o monemto não há previsão de novas contratações. No entato, os
contratos existentes serão mantidos até posterior substituição, sendo
que, os da educação indígena serão preserdados.
O aluno do modular precisa existir, ou seja, tem que ser inserido no sistema acadêmico para que tenha direito desses benefícios.
Com
deficiência de recursos humanos, fica humanamente impossível deixar o
sistema acadêmico do SOME em dia. Sendo que o prazo de matrículas é até o
fim do mês de Abril e para agilizar as fichas de matrícula devem ser
enviadas ao departamento de capitação de dados em Bélem a tempo de serem
inseridos no sistema.
Para
funcionar em sua plenitude, o SOME precisa passar por alguns ajustes,
deverá ser implantado em novas comunidades e paralizado em outras, que
tenha baixa demanda de alunos. As turmas com poucos alunos deverão ser
unidas para que a quantidade de professor sejá suficiente para atender a
demanda. Uma equipe do SOME- Belém virá a Santarém fazer a verificação
em loco e os ajustes necessários. Sejam muito bem vindos.
Escolhidos
a dedo pelo governo, fica muito claro que a educacão do Pará agora está
no rumo certo. Obrigado aos secretários Nilson Pinto - secretário de
educação, Valdeci e Crueiras - secretários adjuntos, Altimá - assessor
político, Izabel Matiello - CODES e toda a equipe da ASCOM coordenada
pelo fantástico jornalista Sergio Chêne.
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