A maioria dos alunos não
usa o transporte escolar
N
|
o do 19 de junho, os 57 estudantes do Ensino Médio Modular
(EMM) atendidos pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de
Santarém, na escola municipal Cícero Mendes, no planalto santareno, responderam
a questionário pedagógico, com cinco perguntas e respostas fechadas, elaborado
pela equipe de professores do SOME, destacada para cumprir o 2o
módulo do ano letivo 2013, na comunidade. O objetivo do questionamento foi
levantar dados sobre a situação do transporte e da merenda escolar ofertada aos
discentes.
TRANSPORTE
ESCOLAR - Com relação ao transporte escolar, duas perguntas
foram feitas: 1. Qual o transporte que você utiliza para chegar na escola Cícero
Mendes? 2. Quanto tempo você gasta para se deslocar de sua casa até a escola?
Um total de dez estudantes do Ensino Médio Modular (EMM)
utilizam o transporte escolar. O ônibus, conduzido pelo motorista Francinei da Costa Lima sai da comunidade de Lagoa Azul, distante 19 km de
Cícero Mendes, local onde moram os últimos alunos do EMM. Em sua rota, o
transporte escolar para nas comunidades de Bom Futuro, Novo Horizonte e Bela
Vista. Um total de dez estudantes do Ensino Médio Modular (EMM)
utilizam o transporte escolar. O ônibus, conduzido pelo motorista Francinei da Costa Lima sai da comunidade de Lagoa Azul, distante 19 km de
Cícero Mendes, local onde moram os últimos alunos do EMM. Em sua rota, o
transporte escolar para nas comunidades de Bom Futuro, Novo Horizonte e Bela
Vista.
Um ônibus, com capacidade para 40 alunos, bancado pelo programa
“Caminho da Escola”, do Governo Federal está sendo usada pelos estudantes. A
primeira pergunta consta de cinco respostas: “ônibus do transporte escolar”;
“vou de carona com amigos”, “motocicleta própria”, “bicicleta” e “é perto, vou
andando”. O resultado foi o seguinte.
A maioria, 30 estudantes, respondeu
que vai para a escola andando, pois ela fica perto de suas casas. Isto
significa dizer que 60% deles não utilizam o transporte escolar para chegar na
escola. Dez alunos disseram que usam o transporte escolar. Outros dez
responderam que usam motocicleta própria para chegar ao educandário. As duas
outras respostas não foram assinaladas. Uma observação: dois alunos indicaram
no questionário, que às vezes utilizam a moto e outras o ônibus.
O segundo questionamento (Quanto tempo
você gasta para se deslocar de sua casa até a escola?) apresentou o seguinte
resultado. A maioria, 31 alunos, respondeu que gasta menos de 10 minutos, para
chegar até a escola. Ou seja, não utilizam o transporte escolar. Onze discentes
assinalaram que levam mais de 20 minutos para fazer o deslocamento entre suas
casas e a escola e apenas seis relataram que levam mais de uma hora para fazer
o deslocamento. Vejam abaixo o quadro
estatístico.
A
merenda é regular
Cleidiane Gonçalves S. Silva, da 1a série do EMM posa com a merenda |
MERENDA
ESCOLAR - A primeira pergunta sobre a merenda escolar foi: Você
merenda na escola Cícero Mendes? As respostas do questionário: “sim, todo dia”;
“não, porque não quero” e “às vezes”. Os dados tabulados apresentaram o
seguinte resultado. Dezoito estudantes responderam que merendam todo dia. Vinte
e um alunos assinalaram que “às vezes” merendam. Nove disseram que não merendam
porque não querem.
A segunda pergunta foi: Quais das
merendas abaixo você comeu neste segundo módulo?.
Dentre as merendas, a mais consumida
pelos alunos foi o chocolate com bolacha. Vinte e oito alunos assinalaram a
opção. A segunda merenda mais consumida
foi o mingau de arroz. Foram anotadas 23 questionários com a opção assinalada.
Baião, com 16 marcações, sopa de legumes com 14 e sopa de feijão, com oito
marcações, foram as outras opções de merendas apontadas como consumidas pelos
estudantes.
O terceiro e último questionamento
foi: Como você considera a merenda escolar? As respostas disponíveis eram:
ótima, boa, regular e ruim. Quarenta é um por cento dos estudantes apontaram a
merenda como sendo regular.
Por: Eládio Delfino Carneiro Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário