Pais e estudantes participam do início
do 2o módulo em Cícero Mendes
![]() |
Estudantes, pais responsáveis
participam da reunião de início do 2o módulo do ano letivo
2013
|
N
|
a noite da segunda-feira,
6 de maio, pais, responsáveis e estudantes do Ensino Médio Modular (EMM)
atendidos na EMEF Cícero Mendes, da comunidade de Cícero Mendes, no planalto
santareno, participaram da reunião de inicialização do 2o
módulo do ano letivo 2013, agendada pela equipe de professores, destacada pela
coordenação do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de
Santarém, para ministrar as disciplinas Português, Inglês e Educação Física no
educandário.
Na pauta da reunião: palestra de lançamento do Plano de Mobilização Social
pela Educação (PMSE), do Ministério de Educação e Cultura (MEC) e informações
sobre o SOME e o processamento do módulo.
De acordo com o professor Eládio Carneiro, que coordenou o encontro, a reunião
foi muito produtiva, apesar da queda de tensão na rede de distribuição de
energia elétrica da comunidade, que por diversas vezes atrapalhou a transmissão
da apresentação do ‘power point’ produzida para ser socializada com a
comunidade escolar. “A queda de tensão constante e o racionamento de energia
que ‘Cícero Mendes’ está vivenciando ocorre por conta de problemas na mini
usina de geração de energia elétrica, que alimenta a comunidade”, explicou o
professor, acrescentando que a informação foi repassada pelo presidente da
comunidade e estudante da 2a série do EMM, Vicente de Paulo
Sousa.
A comunidade
C
|
ícero Mendes fica
situada à oito quilômetros de distancia da hidroelétrica do Curuá-Una, na
margem da rodovia PA 370 (Santarém-Uruará). No local vivem 75 famílias, que
sobrevivem principalmente da agricultura familiar. Três ruas principais
delimitam a área urbana. as principais construções da comunidade são: a escola
municipal “Cícero Mendes”, a Igreja da Assembleia de Deus, um posto da Adepará
e o RESTAURANTE “Serve Bem” .
![]() |
Estudantes do turno vespertino participam da reunião de início do segundo módulo do ano letivo 2013 |
N
|
a tarde do dia 7 de
maio, estudantes do EMM do turno vespertino também participaram da reunião de
início do 2o módulo. A pauta do encontro foi a mesma
socializada na noite anterior. A gestora Railda Gamboa esteve presente na
reunião para socializar o trabalho comunitário de revitalização das salas de
aulas externas do educandário, agendado para os dias 9 e 10 de maio, pela
direção da escola.
A escola “Cícero Mendes” não possui salas de aula
suficientes para abrigar todos os 60 estudantes do Ensino Médio Modular (EMM).
Os alunos da 1a série e da 2a série A, do
turno vespertino estudam em um barracão cedido pela comunidade. A outra sala de
aula fica no refeitório da Igreja Assembleia de Deus.
Escola promove bingo para
arrecadar fundos para o Dia das Mães
Na tarde da terça-feira, 7/5, a comunidade escolar participou de um bingo promovido pela direção da escola “Cícero Mendes”, com objetivo de arrecadar fundos para a festa em homenagem ao “Dia das Mães”. |
Ao preço de R$ 1,OO, foram
vendidas um total de 240 cartelas entre membros da comunidade escolar. O
estudantes Matheus das Chagas da Silva foi o vencedor do bingo e levou para
casa uma impressora HPlaser, entregue pela gestora Railda Gamboa Tapajós
Figueira.
Comunitários revitalizam sala de aula
![]() |
Membros da comunidade escolar participam da revitalização do barracão que serve de sala de aula |
Na quinta-feira pela manhã, os estudantes do EMM, sob a coordenação dos comunitários
Jonas Lopes (vice-presidente da comunidade) e Afonso Dias, fizeram reparos de
alvenaria no piso, nas paredes, tiraram as casas de cupins armazenadas na
cumeeira do barraco, fizeram reparos na porta de entrada, limparam a biblioteca,
lavaram as carteiras escolares e iniciaram serviço de pintura do local. Às 12
horas, a direção da escola ofertou almoço, para os participantes do trabalho
comunitário. Na sexta-feira, 10/5, a comunidade escolar deu continuidade nos
serviços com o acabamento da pintura e ornamentação da biblioteca.
A casa dos professores
Nenhum comentário:
Postar um comentário