domingo, 31 de março de 2013

COTIDIANO SOME


A honra de ser pioneiro
 
Gilmar Santos, Adriano Amaral e Markus Sócrates, pioneiros
S
ão poucos os professores que já tiveram oportunidade de implantar o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). Ser o primeiro educador do Ensino Médio Modular (EMM) a trabalhar na comunidade é uma honra, um momento único e uma experiência impar para o currículo.
Ano passado (2012) oito educadores do Polo de Santarém tiveram o privilégio de vivenciar novamente experiência, com a implantação do SOME nas comunidades de Igarapé do Piranha, Poço Branco, Cícero Mendes e Vista Alegre do Moju (Planalto), Correio do Tapará (Várzea), São Pedro do Uruarí e Pindorama (Lago Grande) e Pedra Branca, no rio Tapajós.
Em 2013 ainda não foi sinalizado o implante do SOME em nenhuma comunidade dos municípios de Santarém, Belterra, Aveiro e Mojuí dos Campos, que forma o polo.
Recorde - Em 2007, o historiador Gilmar Pereira dos Santos bateu o recorde como pioneiro. Fez duas implantações. A primeira foi durante a realização do segundo módulo. Gilmar Santos foi destacado pela coordenação para implantar o SOME em Santa Maria do Tapará, na várzea.
Durante a realização do terceiro, Gilmar foi novamente destacado para ser o primeiro professor a lecionar para os estudantes quilombolas da EMEF Nossa Senhora do Livramento, em Saracura, também na zona de várzea. Ministrou para os 34 estudantes da 1a série do Ensino Médio três disciplinas: História, Sociologia e Filosofia.
Dois outros educadores foram pioneiros de 2007: o matemático Adriano Pereira do Amaral, que foi destacado para implantar o SOME na comunidade de São Jorge, no Lago Grande. Adriano Amaral ministrou as disciplinas Matemática e Física, para os estudantes da 1a série e o biólogo Markus Sócrates R.M Cordovil da Gama, que implantou o Ensino Modular em Araci, no Lago Grande. Ele lecionou as disciplinas Biologia e Química para os 28 estudantes da 1a série.

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