segunda-feira, 18 de março de 2013

SOME CAMETÁ


Alunos do SOME visitam laboratório de Ciências
Professor Murilo Duraes conversa com os estudantes de Ovídeo

Os estudantes de Ovídeo com a equipe do SOME no laboratório

N
a sexta-feira, 15 de março de 2013, pelo turno da manha, os professores Paulo Roberto Almeida Tavares (Química), Ilaci Sales de Carvalho Júnior (Biologia) e Marcia (Geografia) levaram os estudantes do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), atendidos na comunidade de Ovídeo, para visitarem pela primeira vez um laboratório de ciências, na escola Abraão Simão Jatene.
Os alunos do SOME foram recepcionados pelo professor Murillo Duraes Duraes, coordenador do ambiente. Durante a visita, os alunos assistiram a um vídeo sobre técnicas de segurança no laboratório e conheceram as principais vidrarias utilizadas para fazer experimentos e suas funções.
Eles também tiveram oportunidade de executar vários experimentos e de  conhecer um microscópio, para a visualização de várias lâminas. Os estudantes conheceram instrumentos do conjunto de ótica, dinamômetros, conjunto de acústica e ondas, pêndulos, entre vários outros equipamentos.
De acordo com o professor Paulo Roberto Tavares, os estudantes  ficaram encanta-dos com tudo o que viram no laboratório. Ao final da visitação, os educadores do SOME pediram aos alunos, que realizassem um relatório sobre a atividade.
O professor enfatizou também que o ensino tradicional de Ciências não tem sido muito eficaz no preparo do aluno, para ingressar em cursos superiores e no mercado de trabalho. “Falta capacitar o aluno para avaliar alternativas, agir criticamente ou trabalhar em grupos. E, num ambiente como este (labora-tório), por mais que não seja equipado com materiais caros é possível fazer um ambiente alternativo e satisfazer essa necessidade”, finalizou o docente.

Nenhum comentário: