Arte para melhorar a aprendizagem
Socorro Fernandes na socialização de seu trabalho |
Q
|
uem participou do XII Salão de Iniciação Científica – CEULS/ULBRA foi
a arte educadora Socorro Fernandes do corpo docente do Sistema de Organização
Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém, para apresentar seu trabalho “A
arte como fator de influência na aprendizagem de alunos dislálicos emocionais”,
resultado de seus estudos no curso de especialização “Psicologia Educacional
com Ênfase em Psicopedagogia Preventiva”.
A indagação que
levou Socorro Fernandes a encorpar sua pesquisa científica foi: Como
professores podem desenvolver suas praticas pedagógicas diante de alunos com
dislalia?
O objetivo geral do
trabalho foi investigar conceitos e práticas educativas que possam favorecer a
construção do conhecimento da língua e da linguagem de alunos com distúrbios da
fala.
Além disso, a
educadora procurou analisar de que forma motivar a participação dos alunos
dislálicos nas atividades de linguagem. Identificar que dificuldades alunos com
transtornos da fala podem apresentar em seu processo ensino-aprendizagem e conhecer
modos de participação para alunos dislálicos em atividades artísticas de
linguagem verbal, não verbal, oral ou visual e gestual.
A pesquisa teve
caráter bibliográfico, com enfoque qualitativo, direcionada para alunos
dislálicos funcionais em turmas de ensino médio. O estudo foi fundamentado em
conteúdos artísticos voltados para aquisição da linguagem escrita e falada.
A educadora Socorro
Fernandes propôs o trabalho ao observar uma grande incidência de alunos do Ensino
Médio Modular (EMM), com distúrbios da fala, caracterizado principalmente pela
dificuldade na leitura e na articulação de palavras e na dificuldade de expor
trabalhos orais e redigir corretamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário