domingo, 13 de janeiro de 2013

PROJETOS SOME SANTARÉM 2007


Curso básico de motor a gasolina

N
o período de 4 a 24 de janeiro de 2007, o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) realizou em Vila Gorete, no rio Arapiuns, um treinamento básico sobre Motor a Gasolina para 13 integrantes da comunidade.
A atividade de extensão foi ministrada graças a uma parceria entre o SOME, a EMEF Santa Maria Gorete e a Associação de Moradores e Produtores Rurais de Vila Gorete (AMPROVIGO), que  responsabilizaram-se pela a cessão das máquinas térmicas e pelo apoio financeiro necessário a realização do treinamento.
O proponente da atividade, professor Eládio Delfino Carneiro Neto (Letras), disse ao Modular Notícias que a ideia foi apresentada à comunidade na noite de 12 de dezembro, quando iniciou o 5o módulo. “Em reunião realizada na escola, ao falarmos sobre as mais diferentes atividades que poderíamos realizar durante o processamento do módulo, prontamente as lideranças comunitárias optaram pelo curso básico de motor a gasolina, que antes já ministramos em Vila Socorro, Urucureá, Boim e São Miguel”, explicou o professor, acrescentando, que a escolha se deu por conta do grande número de canoas e moedores de mandioca existentes na Vila, cuja propulsão é feita por motores a gasolina.
Participação – Dos 18 comunitários que se inscreveram para participar do treinamento, 13 receberam seus certificados de participação. Este foi ofertado pela associação comunitária aos estudantes que frequentaram mais de 75% das 20 horas/aulas de duração do curso.
 São eles: Antônio Jucivaldo Brito Castro, Givanildo Sousa dos Santos, João Erivaldo Cardoso de Sousa, Amarildo Corrêa dos Anjos, Gilmar Castro Henrique, Francisco Gama dos Santos, José Paulo dos Santos Dias, Ivanilson Rodrigues, Edílson Cardoso de Sousa, Jônathas dos Santos Lopes, Edvan Torres do Nascimento, Armando Castro e Raimundo Sousa Corrêa.

Resgate da história de Costa do Tapará


O
s comunitários e estudantes do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) da Costa da Tapará, na região de várzea vivenciaram durante o 5o módulo do ano letivo 2007 uma experiência diferente: fizeram um resgate histórico da comunidade.
A atividade foi proposta pela professora Fada-Isis Pinheiro (História) através do projeto “Levantamento Histórico das Comunidades do Município de Santarém”.
Ele iniciou no ano de 2004 e quatro comunidades já foram beneficiadas pelo projeto: Tapara-Grande, Guaraná, Piraquara e Costa do Tapará.
Durante o processamento do módulo, os estudantes fizeram todo o levantamento histórico da comunidade. A culminância das atividades propostas aconteceu no dia 25 de janeiro, quando foi realizado a sua socialização.
Atividades - Esta ocorreu através do lançamento da Rádio Modular Comunitária, que fez a cobertura do evento. Foi construído também um painel fotográfico: Costa do Tapará em Fotos, com a  reconstituição fotográfica da comunidade.
Outra atividade apresentada foi a Farmacinha Caseira, através qual foram coletas ervas e raizes utilizadas na medicina caseira. Elas foram apresentadas ao público e incentivadas a serem utilizadas no dia-a-dia.
Houve também a Feirinha de Frutas, que apresentou um  levantamento das variedades de frutas da região e potencializou sua comercialização e a Feirinha de Artesanato, que coletou e expôs trabalhos produzidos pelos comunitários.
Os alunos também tiveram oportunidade de participar de uma oficina de arranjos ornamentais, ministrada pela professora Fada-Isis. “A intenção era não só fazer a coleta, mas também desenvolver práticas voltadas para a utilização dos recursos naturais existentes na Costa do Tapará, para geração de renda alternativa”, explicou a professora.
Uma outra atividade foi direcionada ao meio ambiente. Os alunos desenvolveram uma maquete, que orientava a realização de queimadas controladas.
Através da técnica de aprender brincando, que teve uma grande participação dos envolvidos e do público presente, foram realizadas duas atividades: “Pescadores da História”, simulação de pescaria e “Passeio na Costa do Tapará”, jogo de dados com perguntas e respostas a respeito da comunidade.
Aconteceu também o lançamento do 1o Guia Histórico da Costa do Tapará, com o roteiro voltado para os dados da comunidade, religião, educação, saúde, base econômica, meios de transporte, cultura, esporte e lazer, turismo e o point da sociedade.
Para encerrar a programação foi apresentado o documentário “Comunidade em vídeo”, que mostrou toda a fase de preparação e a culminância do projeto, que também contou com o  apoio da professora Ana Mira Veiga (Geografia) e direção da EMEF São Benedito.


SOME viabiliza criação 
de abelhas sem ferrão




N
uma iniciativa do professor Adenilson Nogueira Carvalho (Biologia) e com o apoio dos professores Markus Sócrates Ricardo Macedo Cordovil da Gama (Biologia) e Luiz Augusto Menezes Bentes (História) as comunidades atendidas pelo SOME, em Aveiro, têm a sua disposição neste ano letivo de 2007 o projeto Criação de Abelha sem Ferrão.
A comunidade de Santa Cruz foi a primeira a ser agraciada pelo projeto. Trinta e nove estudantes e comunitários participaram, durante o 1o módulo, das atividades do projeto desenvolvidas na EMEF Osvaldo Melo.
Na primeira semana eles tiveram uma aula introdutória sobre criação de abelhas sem ferrão. Também foram feitas as inscrições dos interessados e o levantamento de possíveis criadores de abelhas e localização de enxames na natureza através de buscas na floresta e de perguntas  feitas aos alunos e comunitários.
Na segunda semana foi iniciada a confecção de caixas, que obedeceram ao modelo proposto por Paulo Nogueira Neto para criação de abelhas sem ferrão. O período se estendeu até a quinta semana, para completar a quantidade de dez conjuntos de caixas  propostas dentro dos objetivos específicos do projeto.
O material para confecção das caixas foi adquirido na própria comunidade. Os alunos e comunitários, com a orientação do professor, fizeram as caixas no decorrer da semana.
No final da terceira semana foi ofertado um minicurso sobre criação de abelhas sem ferrão. Este foi dividido em uma parte teórica e outra prática.
A teoria compreendeu a morfologia das abelhas, organização, reprodução, tempo de vida diferenças entre as castas do enxame e extração de mel e pólen, bem como proceder na captura ou multiplicação de enxames na natureza.
A parte prática consistiu na identificação das castas dentro do ninho, favos com ovócitos fecundados, com larvas, com pré-pupas e pupas.
Na quarta e quinta semana foi priorizada a captura e multiplicação de enxames na natureza conforme disponibilidade e instalação do meliponário que recebeu as colmeias capturadas no decorrer do projeto.
Da sexta a oitava semana foram feitas visitas e acompanhamento das colmeias no meliponário e discussões sobre abelhas sem ferrão.
Na última semana do projeto foi realizada uma reunião com os novos meliponicultores, objetivando aumento do número de colmeias e meliponários, venda de mel, pólen e enxames multiplicados, pois a venda de enxames capturados não é permitida.
Os participantes tiveram também noções básicas de Cooperativismo e Associativismo, visando sua inserção no mercado de trabalho, num futuro breve. Elas foram ministradas pelo professor Luiz Menezes.
A criação de abelhas é de fácil manejo e de baixo custo de produção, sendo uma alternativa de fonte de renda para as famílias dos alunos onde o SOME funciona.


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