Bióloga estuda participação familiar na escola
H
|
oje, 26 de abril, a bióloga Hitacy Santos dos
Santos, do corpo docente do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME),
fez a defesa de sua monografia “A Importância da Participação dos Pais na
Educação Escolar dos Educandos da Escola Benedita Mota Sá, no Município de
Aveiro/PA”, para a obtenção de mais um título em sua carreira acadêmica, desta
vez de especialista em Coordenação Pedagógica.
A pesquisa, feita
em parceria com a professora Edna Marzzitelli, buscou analisar a importância do
papel da família no que tange a educação de seus filhos no âmbito da escola
“Benedita Mota Sá” por meio de um estudo cuja fundamentação deu-se através de
uma metodologia voltada para pesquisa-ação, com abordagem bibliográfica,
quantitativa e qualitativa, sendo realizada a aplicação de um projeto de
intervenção por meio de palestra e aplicação de questionário direcionado a
vinte pais e/ou responsáveis de alunos da instituição escolar.
O estudo observou que a relação
existente entre família e escola é um fator que gera preocupação no âmbito da
escola Benedita Mota de Sá, principalmente com relação a formação do aluno,
pois é perceptível a baixa frequência e o fraco desempenho dos alunos nas
atividades escolares. Também foi detectada a necessidade de fazer com que os
pais ou responsáveis sejam mais participativos na educação escolar de seus
filhos.
Na pesquisa de
campo, com aplicação de questionário direcionado, a primeira pergunta
procurou saber o que dificulta a participação da família no ambiente escolar. A
maioria dos pesquisados (45%) apontam o desinteresse por parte de alguns pais
e/ou responsáveis o ponto mais questionado. O trabalho destaca-se logo em seguida,
apresentando um percentual de 28%.
No entanto,
tem-se conhecimento de que o trabalho não pode se tornar uma desculpa da
ausência dos familiares na formação dos seus filhos. A falta de tempo e a
comunicação precária entre a família e a escola, apresentam percentuais de 15%
e 12% respectivamente.
Um das
conclusões do estudo é “...que os alunos necessitam da participação dos
pais em suas aprendizagens, pois com aplicação do questionário, foi possível
notificar aos pais e/ou responsáveis sobre a situação a qual estava
acontecendo. Dessa forma, os mesmos passaram a saber que do jeito que as coisas
estavam caminhando, em breve não seria mais possível reverter o quadro, pois
sabemos como é difícil formar um educando com uma base familiar pouco
consistente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário