Entrevistas


O gestor Alcides Gamboa
VILA DO ARAPIXUNA

Entrevista: Alcides Gamboa


A
 entrevista da edição 27 é com o gestor da  Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Ana, da Vila do Arapixuna, professor Alcides Gamboa Teixeira. O diretor fez parte da 1a turma de Magistério formada pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) na Vila do Arapixuna, em 1991.
Alcides Gamboa é licenciado em Língua Portuguesa, pelo CEFET/UVA. Possui também especialização em Gestão Educacional. Há quatro anos que o professor dirige a escola “Sant’Ana”. No dia 21 de dezembro de 2010 recebeu o “sim” da comunidade escolar, para continuar, por mais três anos, gerindo os destinos da escola.
Modular Notícias - Quais as comunidades de origem dos alunos do Ensino Médio Modular (EMM), que estudam no Arapixuna?
Alcides Gamboa - Pinduri, Tucumatuba, Jari do Socorro, Alto Jari, Moacá, São José, Picãe, e Laranjal. 
MN - A comunidade mais longe fica a que distância da Vila do Arapixuna?
Alcides Gamboa - São José  a 10 Km e Pinduri, também nessa média.
MN - Quantos alunos do EMM já foram formados no Arapixuna?
 Alcides Gamboa - Quinhentos e cincoenta e seis, sendo 177 no Magistério, 86 no Ensino Normal e 293 no Ensino Médio, agrupados em 18 turmas.
MN - No 4o módulo do ano letivo 2010 apenas 137 estudantes cursaram as disciplinas  ofertadas. Quais foram os principais motivos que levaram os alunos do EMM a evadirem-se da escola?
Alcides Gamboa - A falta de docentes para ministrar disciplinas, inclusive teve turmas, que não cursaram o 2o módulo. Isso deixou muitos alunos e pais desmotivados, questionando: “quando vamos concluir o Ensino Médio?”.
MN - Quais os principais problemas anotados no EMM em 2010? Que soluções foram tomadas para sanar os problemas? 
Alcides Gamboa - O principal problema foi a falta de docentes para ministrar as aulas aos discentes. Encaminhamentos à coordenação do SOME solicitando professores. 
MN - Os educadores do SOME que trabalharam no Arapixuna em 2010 cumpriram com a carga horária de projeto constante na lotação? Fale sobre um dos projetos que foi realizado?
Alcides Gamboa - Não. Nenhum apresentou um projeto a ser desenvolvido. Somente as horas aulas previstas nas disciplinas em sala de aula.
MN - A “casa dos professores” do Arapixuna oferta o mínimo indispensável para uso doméstico dos educadores do SOME? Caso negativo, o que precisa ser melhorado na infraestrutura?
Alcides Gamboa - O mínimo. Precisa ser melhorada toda a infraestrutura.
MN - No seu ponto de vista o que está faltando para melhorar o EMM no Arapixuna?
Alcides Gamboa - Não só no Arapixuna, mas em todas as comunidades onde funciona o “modular” é o apoio e condições dos poderes públicos e dos próprios comunitários. Nós, como escola fazemos o possível, mas outros deixam de cumprir com suas obrigações. Inclusive alguns profissionais, que deixam a desejar, fazendo o pacto da mediocridade com os alunos.
MN - Que sugestão o senhor daria à coordenação do SOME, Polo de Santarém, para a melhora do EMM no Arapixuna?
Alcides Gamboa - Não sei se é para a coordenação do SOME ou para a 5a URE ou para a Secretaria de Estado de Educação, que é a contratação de mão-de-obra suficiente para atender toda a demanda.