sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

ARACURI - LAGO GRANDE

Projeto ajuda a melhorar salas de aulas
A sala de aula SOME antes do projeto

A sala de aula, após a realização do projeto

Os autores da revitalização da sala de aula SOME, no Aracuri, Lago Grande
 Nos dias 7, 9 e 13 de outubro, numa iniciativa das educadoras Daniela Lobato, Katiciane Nobre e do professor Eder Araújo, em conjunto com a comunidade escolar da EMEF Governador Alacid Nunes, em Aracuri, no Lago Grande, foi realizado o “Projeto de Melhoria da Estrutura das Salas de Aula do Some”.
O projeto objetivou melhorar a estrutura das salas de aula do Ensino Médio Modular (EMM), através de um trabalho coletivo com participação dos professores, estudantes e comunidade em geral.
Justificativa - Sabe-se que muitas comunidades não possuem escolas próprias para o Ensino Médio e que na maioria das vezes os alunos do Some não tem um lugar adequado para estudar.
As salas de aula funcionam geralmente nas escolas do município por conta da parceria existente entre este e o estado.
Porém, ao chegar nas comunidades o professor se depara com salas inadequadas, com espaço reduzido, sem carteiras suficientes e falta de material didático para fazer o seu trabalho.
Ao observar, essas e outras situações é que se decidiu trabalhar em conjunto, visando o benefício de todos aqueles que participam do ambiente escolar da Comunidade de Aracuri. 
Metodologia - No primeiro momento foi feito uma reunião com os alunos e professores para planejar a promoção e cada turma ficou responsável por preparar as comidas que seriam vendidas.
No dia 7 de outubro foi feito a preparação da área para a promoção com a construção de barracas, melhoramento do campo de futebol e limpeza do local com a participação de todos os alunos.A manhã alegre foi realizada no dia 9 de outubro. Nesse dia cada turma ficou responsável pela venda de comidas e bebidas, a fim de conseguir o dinheiro necessário para a compra dos produtos.
Atividades realizadas na manhã alegre: torneio de futebol society (masculino, feminino e infantil); torneio de dupla (masculino e feminino); torneio de voleibol. Vendas de vatapá, feijoada, churrasco, refrigerante e cerveja e realização do bingão.
Com a arrecadação da promoção foram comprados: ripas, quadro negro, mesas dos professores, tinta, pinces, rolos, refrigerante, matérias para fazer bolo e sopão para o lanche dos alunos no do puxirum.
No dia 13 de outubro de 2011 realizou - se o trabalho coletivo para cercar uma sala de aula; pinturas das salas; fixação dos quadros na parede e limpeza do local.

Um comentário:

Cleibs Vieira disse...

muito importante pra comunidade de aracuri este projeto o povo do aracuri esta de parabens por abraçar esta ideia parabens coordenadores em geral muito legal parabens moro em manaus sou filho do lago grande cabeceira do ouro filho do duca e suzemira que reside no aracuri obrigado meu nome e cleibs vieira postado em 17/01/2012