sábado, 12 de janeiro de 2013

PROJETOS SOME SANTARÉM (2006)


Construção de trapiche e praça em Anã 

C
om objetivo de envolver crianças, jovens, adultos e idosos em atividades lúdicas e sociais de forma a contribuir para o seu desenvolvimento, nos aspectos psicossocial, físico, intelectual e cultural, os professores Shayla Pereira Farias (Geografia) e Lázaro Guedes Leon (Pedagogia) construíram, junto com a comunidade escolar da EMEF Nossa Senhora de Fátima de Anã, no rio Arapiuns, uma praça e um trapiche na comunidade.
Intitulado de Projeto Shaylon, a iniciativa contou com a participação da comunidade escolar e comunitários, que se empenharam ao máximo para que os objetivos do projeto fossem alcan-çados.
Na construção do trapiche, por exemplo, foi muito grande o envolvimento dos homens e mulheres da comunidade em todas as etapas do serviço. Desde a retirada até no transporte da madeira, que foi retirada da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns.
Justificativa – Ofertar local de embarque e desembarque para os barcos que chegam em Anã e proporcionar um espaço onde as crianças possam brincar. Esses foram os pontos fundamentais da justificativa do projeto, que visou atender as crianças, jovens e adultos da comunidade, pois os mesmos não tinham acesso ao lazer de forma adequada em um ambiente socializador, envolvente, estimulador de novas aprendizagens, além do porto.



GUARANÁ X MURUMURU

O
s estudantes do Ensino Médio Modular (EMM) atendidos na escola municipal “São Felix”, na comunidade do Guaraná, no planalto santareno, realizaram uma atividade diferente no segundo módulo do ano letivo 2006: viajaram 40 Km até Murumuru, para um congraçamento com a comunidade estudantil local.
A ideia foi proposta pelos professores Antonio Carlos Andrade de Lima (Biologia), Eudes Antonio Pantoja Ramos (Educação Física), Aldenis Sampaio de Moura (Química) e Alcilene Pinheiro do Amaral (Português), do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), com objetivo de proporcionar momentos de lazer, interação e motivação aos alunos.
De acordo com a justificativa do projeto, os alunos do SOME que estudam na comunidade do Guaraná têm motivos para desistirem de estudar devido a grande dificuldade de acesso à escola.
O transporte é feito em três ônibus, que percorrem em média 30 Km em busca dos estudantes.
Dificuldades - Para exemplificar o problema, os professores citam o caso da aluna Yara Catiro, da 1a série, que fica no final da linha de um desses ônibus e ainda tem que andar mais quatro quilômetros em um ramal, para chegar na sua casa. Observando as dificuldades e ao mesmo tempo a euforia dos alunos para estudar, a equipe de professores propôs a atividade, que foi prontamente aceita pelos estudantes.


Comunidade digital

O
s professores Zenóbio Jarlson Melo Serique, Ceneiza Gomes Pedroso, Walace Pedro Oliveira Chaves, Auzamara Vasconcelos Lopes e Odaildo Lopes Soares do corpo docente da escola municipal “José de Melo Filho”, em Amorim, na Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns (Resex), no rio Tapajós, foram os primeiros a participarem do “Programa Comunidade Digital”.
Elaborado pelo professor Eládio Delfino Carneiro Neto (Letras), o programa está disponível aos professores das escolas municipais atendidas pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), neste ano letivo de 2006.
Ele consta de um treinamento básico sobre como confeccionar textos, utilizando o programa WORD. Com uma carga horária de 20 horas/aulas, o treino é ministrado em modelo real.
“Só foi possível realizar o programa em Amorim, porque os professores pagaram o combustível necessário para acionamento do grupo gerador da escola”, relatou o professor Eládio.
Ele acrescentou, entretanto, que no final do treinamento esse problema foi resolvido, pois a energia elétrica solar da escola foi reparada e voltou a funcionar.

Vila Socorro - Em sua segunda etapa, o programa “Comunidade Digital” treinou mais sete funcionários públicos municipais lotados na escola Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, em Vila Socorro na região do baixo Lago Grande, durante o processamento do 3o módulo, os beneficiados foram os professores Everaldo Monteiro de Siqueira, Néri Clei Costa Matos, Givanildo Viana da Silva e Jeunecy Miranda Melo. As secretárias Maria Leonildes Monteiro de Siqueira e Nazaré Aires Campos e a servente Maria do Rosário Fernandes Viana.


Estudantes do SOME visitam universidade



E
stiveram visitando Santarém dia 21/9/2006 (quinta-feira), particularmente a UEPA, UFPA, FIT e HEMOPA, os alunos do Ensino Médio Modular (EMM), assistidos pelo SOME nas comunidades Costa do Aritapera e Ilha de São Miguel, na várzea santarena. Em forma de excursão, o deslocamento se deu via fluvial. Três pequenos barcos foram utilizados pelos 40 estudantes e sete convidados para chegarem até Santarém. A coordenação geral do projeto ficou a cargo dos professores Antônio Carlos de Andrade Lima e Márcio Maia.
O professor Antônio Carlos disse que o objetivo geral foi despertar nos alunos daquelas comunidades o interesse ao ingresso num curso superior, após a conclusão do Ensino Médio, visto que poucos têm essa visão e o comodismo se dá pelo fato de morarem na várzea, com poucos recursos financeiros. Ele disse também que durante a visita às instituições de ensino superior, os estudantes receberam orientações sobre as formas de ingresso PSS (UFPA) e Prise (UEPA).
Também foram significativos os relatos feitos por acadêmicos que cursaram o Ensino Médio pelo GEEM e hoje estão em fase de conclusão dos cursos de Educação Física (UEPA) e Proces-samento de Dados (UFPA), como por exemplo a ex-aluna do GEEM Irlanildes (Dinha), da comunidade do Arapixuna e Edson, ex-aluno em Aveiro, hoje acadêmico do curso de Enfermagem (UEPA), entre outros.
Merece ênfase a visita feita ao HEMOPA, onde os alunos receberam orientação sobre como se tornar doador voluntário e a importância deste ato de solidariedade. Sete alunos aproveitaram, pois estavam aptos e fizeram sua primeira doação voluntária. A atividade foi divulgado em jornais televisionados locais e registrado em fotografias.

Surucuá ganha abrigo de passageiros

A
 comunidade de Surucuá, no rio Tapajós, foi agraciada com o projeto sócio-ambiental “Amo Surucuá”, realizado pelas professoras Albanisa Siqueira (Letras) e Fada-Isis Pinheiro (História), inaugurado no dia 27/9/2006, culminando as atividades do 3o Módulo.
De acordo com depoimentos de comunitários da região, o referido projeto é de grande utilidade para  todos, deixando-os muito agradecidos pelo empenho e dedicação na realização do mesmo. O projeto presenteou a comunidade com três abrigos de passageiros, construídos na praia, pelos estudantes do GEEM, um Espaço de Lazer Infantil (de 0 a 12 anos), um cantinho de bate-papo entre amigos (Pra jogar conversa fora), três canteiros de jardinagem, uma placa de identificação (BEM-VINDO A SURUCUÁ). Além de um mutirão de limpeza na área escolar e na praia (Cartão de visita da comunidade).
A cerimônia de entrega do projeto para a comunidade foi marcada pela presença de inúmeros comunitários da região do Tapajós, com destaque especial para a presença dos alunos do SOME do Parauá. Durante o evento foi realizado uma série de atividades esportivas (canoagem, natação, vôlei, futebol de praia) além da distribuição de brindes, um bingão e uma saborosa sopa foi servida aos visitantes. Aproximadamente 500 pessoas estiveram abrilhantando a programação, que encerrou com uma queima de fogos. 





Nenhum comentário: