segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

PESQUISA SOME


Arte para melhorar a aprendizagem
Socorro Fernandes na socialização de seu trabalho

Q
uem participou do XII Salão de Iniciação Científica – CEULS/ULBRA foi a arte educadora Socorro Fernandes do corpo docente do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém, para apresentar seu trabalho “A arte como fator de influência na aprendizagem de alunos dislálicos emocionais”, resultado de seus estudos no curso de especialização “Psicologia Educacional com Ênfase em Psicopedagogia Preventiva”.
A indagação que levou Socorro Fernandes a encorpar sua pesquisa científica foi: Como professores podem desenvolver suas praticas pedagógicas diante de alunos com dislalia?
O objetivo geral do trabalho foi investigar conceitos e práticas educativas que possam favorecer a construção do conhecimento da língua e da linguagem de alunos com distúrbios da fala.
Além disso, a educadora procurou analisar de que forma motivar a participação dos alunos dislálicos nas atividades de linguagem. Identificar que dificuldades alunos com transtornos da fala podem apresentar em seu processo ensino-aprendizagem e conhecer modos de participação para alunos dislálicos em atividades artísticas de linguagem verbal, não verbal, oral ou visual e gestual.
A pesquisa teve caráter bibliográfico, com enfoque qualitativo, direcionada para alunos dislálicos funcionais em turmas de ensino médio. O estudo foi fundamentado em conteúdos artísticos voltados para aquisição da linguagem escrita e falada.
A educadora Socorro Fernandes propôs o trabalho ao observar uma grande incidência de alunos do Ensino Médio Modular (EMM), com distúrbios da fala, caracterizado principalmente pela dificuldade na leitura e na articulação de palavras e na dificuldade de expor trabalhos orais e redigir corretamente. 

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