domingo, 29 de janeiro de 2012

ENSEADA SÃO JORGE - LAGO GRANDE

Estudantes fazem manifestação pró-merenda

Estudante Luan, do Ensino Fundamental ajuda na encenação do ato pedagógico


1. O que é ?:
Grito: “Queremos merenda na escola!” é um ato pedagógico de mobilização social  idealizado pelos membros da comunidade escolar do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), atendida na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Jorge, na Enseada São Jorge, no Lago Grande, para ser realizado no dia 28 de janeiro de 2012, com objetivo de chamar atenção, através de sua divulgação nas redes sociais (no facebook: grupo Ensino Modular SOME - Pará e Amapá, no blogue do Modular Notícias, no blogue da Mobilização Social Pela Educação, do MEC, no mural da escola polo Álvaro Adolfo da Silveira, no Mural da EMEF São Jorge e sites do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs), FNDE, Tribunal de Contas da União (TCU),  Secretaria Federal de Controle Interno (SFCI), e denunciar o descaso, com que os estudantes do Ensino Médio Modular (EMM) estão sendo tratados pelos governantes (estado do Pará e município de Santarém), pois os mesmos não resolvem suas pendengas administrativas e a merenda escolar não chega na escola para o consumo dos estudantes e comunidade escolar.

2. Direito:
 O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas.
Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.
O PNAE tem caráter suplementar, como prevê o artigo 208, incisos IV e VII, da Constituição Federal, quando coloca que o dever do Estado (ou seja, das três esferas governamentais: União, estados e municípios) com a educação é efetivado mediante a garantia de "atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade" (inciso IV) e "atendimento ao educando no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde" (inciso VII).
A partir de 2010, o valor repassado pela União a estados e municípios foi reajustado para R$ 0,30 por dia para cada aluno matriculado em turmas de pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.
As creches e as escolas indígenas e quilombolas passaram a receber R$ 0,60. Por fim, as escolas que oferecem ensino integral por meio do programa Mais Educação tiveram R$ 0,90 por dia. Ao todo, o PNAE beneficiou 45,6 milhões de estudantes da educação básica.
O repasse foi feito diretamente aos estados e municípios, com base no censo escolar realizado no ano anterior ao do atendimento. O programa é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs), pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Secretaria Federal de Controle Interno (SFCI) e pelo Ministério Público.
Em 2011 o orçamento da União repassou aos entes federados R$ 3,1 bilhões, para beneficiar 45,6 milhões de estudantes da educação básica e de jovens e adultos. Com a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% desse valor - ou seja, R$ 930 milhões - devem ser investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico das comunidades. (Fonte: MEC).

3 – Estimulação Pedagógica:
 MEC: Uma competência a desenvolver no educando é fazer com que ele compreenda seu entorno social e atue sobre ele, ou seja, o professor deve dar às crianças e jovem formação e informação para atuarem como cidadãos, ou seja, converter problemas em oportunidades; organizar-se para defender seus interesses; solucionar problemas através do diálogo e da negociação...
Ação: Promoção de atividades que contribuam para a melhoria da qualidade da educação – como campanhas de conscientização, trabalho voluntário que aproxime escola e comunidade, convidando outras para serem voluntárias da mobilização.
Estudantes do EMM participaram do ato na EMEF São Jorge

4 – Justificativa: 
De acordo com o Plano de Mobilização Social pela Educação, do Ministério de Educação e Cultura (MEC):
 “Uma sociedade se torna uma nação quando é capaz de responder aos desafios postos pela história. No caso da educação, uma das grandes tarefas da democracia é fazer desse serviço um bem público, entendendo-se que, somente quando for oferecida com a mesma qualidade em qualquer escola do País será possível dizer que nessa sociedade existe educação pública.
Quando a sociedade incorporar a educação como valor social e se mobilizar para que todos e cada um dos brasileiros tenham educação de qualidade será possível responder a esses desafios...”
Um dos nossos desafios é fazer com que a merenda escolar que é um direito nosso, chegue até nós que fazemos parte da comunidade escolar do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), atendida na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Jorge, da Enseada São Jorge, no Lago Grande.
Por conta disso propomos este ato pedagógico de mobilização intitulado Grito:  “Queremos merenda na escola!”, como forma de chamar atenção através de sua divulgação nas redes sociais e sites governamentais, para o problema da falta de merenda nas escolas.

5 – Metodologia:
O ato consta das seguintes atividades principais, que serão realizadas entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2012, na área interna e entorno da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Jorge, na Enseada São Jorge, no Lago Grande (anexa);
1. Mobilização da comunidade escolar: para a realização do Grito:  “Queremos merenda na escola!”, os membros da comunidade escolar deverão (estudantes, pais, professores, gestor, secretário, vigias, serventes) confeccionar cartazes ou outros elementos gráficos que possam simbolizar o grito e ilustrar a fotografia e o vídeo, que serão produzido para a socialização do ato pedagógico;
2. Grito: Encenação do Grito, para registro de imagens;
3. Tratando bem da escola: Limpeza das carteiras escolares deterioradas e rabiscadas. (pelos estudantes e membros da comunidade escolar);
4. Bingo: para angariar fundos para a formatura da turma de estudantes da 3a série do Ensino Médio Modular (EMM);
4. Torneiro de Futebol: masculino e feminino;
5. Encerramento do módulo: com o repasse das notas do mapa final de rendimento escolar, para os estudantes.

6. Público Alvo:
NOME    CATEGORIA    ATUAÇÃO
Jader Emanuel dos Santos Prata    Gestor (SEMED)    Coordenação
Eládio Delfino Carneiro Neto    Professor SOME    Coordenação
Edilberto Pureza Von Paumgartten    Professor SOME    Coordenação
Everton Roosevelt R. Sarmento    Secretário (SEMED)    Participante
Maria Silvia Amaral dos Santos    Professora (SEMED)    Participante
Rosalba Fátima R. Sarmento    Professora (SEMED)    Participante
Everaldo Sena Sarmento    Vigia (SEMED)    Participante
Abílio Gomes de Sousa Neto    Estudante    Participante
Adeise Lira da Costa    Estudante    Participante
Arníldson da Silva Farias    Estudante    Participante
Azarias de Sousa Fonseca    Estudante    Participante
Caio D. de Jesus Pimentel    Estudante    Participante
Carlisson Andrei Ferreira Castro    Estudante    Participante
Diane de Sousa Fonseca    Estudante    Participante
Elanilson Pereira dos Santos    Estudante    Participante
Eliseu dos Santos Amaral    Estudante    Participante
Elklane Sousa da Silva    Estudante    Participante
Eneralda da Silva Batista    Estudante    Participante
Erick Rodrigues de Sousa    Estudante    Participante
Euller Silva dos Santos    Estudante    Participante
Flavia Sabrina do Carmo Chaves    Estudante    Participante
Franceli do Carmo Chaves    Estudante    Participante
Francinara do Carmo Chaves    Estudante    Participante
Francisco Arlisson C. Licata    Estudante    Participante
Geiselene Santos da Silva    Estudante    Participante
Gerlane Ramos da Silva    Estudante    Participante
Hector Leone Silva Rodrigues    Estudante    Participante
Joele de Sousa Rodrigues    Estudante    Participante
Josimar Rodrigues Ribeiro    Estudante    Participante
Manoelana Rodrigues Rocha    Estudante    Participante
Ozenilson Barbosa da Silva    Estudante    Participante
Rivaldo Santos Rodrigues    Estudante    Participante
Shirley Suelane R. Rodrigues    Estudante    Participante
Wesley Licata Monteiro    Estudante    Participante
Norlice Sousa da Silva    Estudante    Participante
Adilena Carmo de Sousa    Estudante    Participante
Ageu Cantel Nogueira    Estudante    Participante
Aldriane Sousa de Jesus    Estudante    Participante
Andressa Lima de Sousa    Estudante    Participante
Arilson Fonseca de Sousa    Estudante    Participante
Beatriz Duarte dos Santos    Estudante    Participante
Binael Chaves do Carmo    Estudante    Participante
Calebe Gomes da Silva    Estudante    Participante
Cleidiane Gomes Silva    Estudante    Participante
Cristiane Rodrigues dos Santos    Estudante    Participante
Dejeane Rodrigues dos Santos    Estudante    Participante
Elcimara Silva Gama    Estudante    Participante
Franciele Cruz Gomes    Estudante    Participante
Gilmara do Carmo Chaves    Estudante    Participante
Ilderlan Fonseca Miranda    Estudante    Participante
Jessé Fonseca Chaves    Estudante    Participante
Ma Auxiliadora de Aquino Silva    Estudante    Participante
Maristela Leal Sarmento    Estudante    Participante
Marliane Sarmento da Silva    Estudante    Participante
Marlon Sousa dos Santos    Estudante    Participante
Moisés Fonseca Silva    Estudante    Participante
Rênison Silva de Sousa    Estudante    Participante
Rodrigo de Sousa Xavier    Estudante    Participante
Romário Carmo de Sousa    Estudante    Participante
Telma Tavares Sousa     Estudante    Participante
Ivaldo do Carmo Goes    Estudante    Participante
Analiane  Carmo de Sousa    Estudante    Participante
Ariane Santos da Rocha    Estudante    Participante
Claudejane de Sousa Rodrigues    Estudante    Participante
Daiane Carmo de Sousa    Estudante    Participante
Darlan Pereira de Sousa    Estudante    Participante
Darliete Farias Rocha    Estudante    Participante
Deuciane Carmo de Sousa    Estudante    Participante
Elielson Silva Gama    Estudante    Participante
Elke dos Santos Amaral    Estudante    Participante
Eriélson dos Santos Borges    Estudante    Participante
Eunice da Conceição Gomes    Estudante    Participante
Jocinei Rogério S. da Fonseca    Estudante    Participante
Marliel Sousa da Silva    Estudante    Participante
Mercede Gama dos Santos    Estudante    Participante
Naum Gomes da Silva    Estudante    Participante
Railan Duarte dos Santos    Estudante    Participante
Railson dos Santos Licata    Estudante    Participante
Raimundo dos Santos Castro    Estudante    Participante
Rainelson dos Santos Silva    Estudante    Participante
Rosivelton Mota Costa     Estudante    Participante
Rubenice Santos Rodrigues    Estudante    Participante
Vandri de Sousa Goes    Estudante    Participante

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