sábado, 28 de abril de 2012


Tunel do tempo: O SOME em Surucuá
N
o próximo dia 6 de maio, o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém completa 10 anos de implantação na Comunidade de Surucuá, na Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns (Resex), no rio Tapajós. Para comemorar a data, as comunidades escolares de Parauá, Surucuá e Aldeia Muratuba se uniram e elaboraram o I Congraçamento SOME Tapajós, que nossa próxima sexta-feira, 4 de maio, terá sua segunda fase efetivada.
Desta vez, os estudantes do Ensino Médio Modular (EMM) da EMEF São Benedito, de Surucuá, recebem os membros da comunidade escolar de Parauá e da Aldeia Muratuba, para comemorar os 10 anos de implantação do SOME, na comunidade.
Tunel do tempo - para relembrar o trabalho abnegado das educadoras Albanisa Siqueira e Fada-Isis Pinheiro, voltamos no tempo, para mais uma vez socializar o projeto pedagógico, desenvolvido pelas professoras, junto com a comunidade escolar de Surucuá, no ano de 2006. A edição no 3 do Modular Notícias divulgou o trabalho. Vejam abaixo:
A página 12 da terceira edição do Modular Notícias

A comunidade de Surucuá, no rio Tapajós, foi agraciada com o projeto pedagógico-sócio-ambiental “Amo Surucuá”, realizado pelas professoras Albanisa Siqueira (Letras) e Fada-Isis Pinheiro (História), inaugurado no dia 27/9/2006, culminando as atividades do 3o Módulo.
De acordo com depoimentos de comunitários da região, o referido projeto é de grande utilidade para  todos, deixando-os muito agradecidos pelo empenho e dedicação na realização do mesmo. O projeto presenteou a comunidade com três abrigos de passageiros, construídos na praia, pelos estudantes do SOME, um Espaço de Lazer Infantil (de 0 a 12 anos), um cantinho de bate-papo entre amigos (Pra jogar conversa fora), três canteiros de jardinagem, uma placa de identificação (BEM-VINDO A SURUCUÁ). Além de um mutirão de limpeza na área escolar e na praia (Cartão de visita da comunidade).
A cerimônia de entrega do projeto para a comunidade foi marcada pela presença de inúmeros comuni-tários da região do Tapajós, com destaque especial para a presença dos alunos do SOME do Parauá. Durante o evento foi realizado uma série de atividades esportivas (canoagem, natação, vôlei, futebol de praia) além da distribuição de brindes, um bingão e uma saborosa sopa foi servida aos visitantes. Aproximadamente 500 pessoas estiveram abrilhantando a programação, que encerrou com uma queima de fogos. Foi sensacional!

Nenhum comentário: