terça-feira, 30 de julho de 2013

PESQUISA: CÍCERO MENDES


A maioria dos alunos não
usa o transporte escolar

N
o do 19 de junho, os 57 estudantes do Ensino Médio Modular (EMM) atendidos pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém, na escola municipal Cícero Mendes, no planalto santareno, responderam a questionário pedagógico, com cinco perguntas e respostas fechadas, elaborado pela equipe de professores do SOME, destacada para cumprir o 2o módulo do ano letivo 2013, na comunidade. O objetivo do questionamento foi levantar dados sobre a situação do transporte e da merenda escolar ofertada aos discentes.
TRANSPORTE ESCOLAR - Com relação ao transporte escolar, duas perguntas foram feitas: 1. Qual o transporte que você utiliza para chegar na escola Cícero Mendes? 2. Quanto tempo você gasta para se deslocar de sua casa até a escola? 

O ônibus que transporta os estudantes do Ensino Médio Modular
Um total de dez estudantes do Ensino Médio Modular (EMM) utilizam o transporte escolar. O ônibus, conduzido pelo motorista Francinei da Costa Lima sai da comunidade de Lagoa Azul, distante 19 km de Cícero Mendes, local onde moram os últimos alunos do EMM. Em sua rota, o transporte escolar para nas comunidades de Bom Futuro, Novo Horizonte e Bela Vista.Um total de dez estudantes do Ensino Médio Modular (EMM) utilizam o transporte escolar. O ônibus, conduzido pelo motorista Francinei da Costa Lima sai da comunidade de Lagoa Azul, distante 19 km de Cícero Mendes, local onde moram os últimos alunos do EMM. Em sua rota, o transporte escolar para nas comunidades de Bom Futuro, Novo Horizonte e Bela Vista.
Um ônibus, com capacidade para 40 alunos, bancado pelo programa “Caminho da Escola”, do Governo Federal está sendo usada pelos estudantes. A primeira pergunta consta de cinco respostas: “ônibus do transporte escolar”; “vou de carona com amigos”, “motocicleta própria”, “bicicleta” e “é perto, vou andando”. O resultado foi o seguinte.

A maioria, 30 estudantes, respondeu que vai para a escola andando, pois ela fica perto de suas casas. Isto significa dizer que 60% deles não utilizam o transporte escolar para chegar na escola. Dez alunos disseram que usam o transporte escolar. Outros dez responderam que usam motocicleta própria para chegar ao educandário. As duas outras respostas não foram assinaladas. Uma observação: dois alunos indicaram no questionário, que às vezes utilizam a moto e outras o ônibus.

O segundo questionamento (Quanto tempo você gasta para se deslocar de sua casa até a escola?) apresentou o seguinte resultado. A maioria, 31 alunos, respondeu que gasta menos de 10 minutos, para chegar até a escola. Ou seja, não utilizam o transporte escolar. Onze discentes assinalaram que levam mais de 20 minutos para fazer o deslocamento entre suas casas e a escola e apenas seis relataram que levam mais de uma hora para fazer o deslocamento.  Vejam abaixo o quadro estatístico.




A merenda é regular
Cleidiane Gonçalves S. Silva, da 1a série do EMM posa com a merenda

MERENDA ESCOLAR - A primeira pergunta sobre a merenda escolar foi: Você merenda na escola Cícero Mendes? As respostas do questionário: “sim, todo dia”; “não, porque não quero” e “às vezes”. Os dados tabulados apresentaram o seguinte resultado. Dezoito estudantes responderam que merendam todo dia. Vinte e um alunos assinalaram que “às vezes” merendam. Nove disseram que não merendam porque não querem.
  

A segunda pergunta foi: Quais das merendas abaixo você comeu neste segundo módulo?.

Dentre as merendas, a mais consumida pelos alunos foi o chocolate com bolacha. Vinte e oito alunos assinalaram a opção.  A segunda merenda mais consumida foi o mingau de arroz. Foram anotadas 23 questionários com a opção assinalada. Baião, com 16 marcações, sopa de legumes com 14 e sopa de feijão, com oito marcações, foram as outras opções de merendas apontadas como consumidas pelos estudantes.



O terceiro e último questionamento foi: Como você considera a merenda escolar? As respostas disponíveis eram: ótima, boa, regular e ruim. Quarenta é um por cento dos estudantes apontaram a merenda como sendo regular. 


Por: Eládio Delfino Carneiro Neto

Nenhum comentário: