quinta-feira, 10 de março de 2011

Gestão democrática


Diretora da URE reúne
com professores do SOME

Luís Rabelo fala do polo
Na quinta-feira, 10 de março, a diretora da 5a Unidade Regional de Educação (5a URE), Maria José Maia da Silva, reuniu pela primeira vez com os educadores e educadoras do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém.
A reunião pedagógica iniciou atrasada, por conta do pequeno grupo de professores presentes na hora  marcada. Na pauta, diversos assuntos a serem tratados.
Primeiramente, a diretora da URE se apresentou ao grupo e falou sobre suas pretensões diante dos desafios, que terá que enfrentar na função.
Em seguida, ela apresentou parte dos membros da sua equipe pedagógica, (Luis Rabelo, Marinete Lima, João Magalhães).
Depois fez uma crítica ao “Modular Notícias”, por conta da abordagem política mostrada em reportagem de capa, através das siglas partidárias que foram acrescentadas no texto sobre os novos gestores do SOME  em Santarém.
Dando prosseguimento, Maria José Maia convidou o novo coordenador do Polo de Santarém, Luis José Rabelo de Lima, para fazer uma exposição oral, sobre a atual situação do SOME na região.
Luis Rabelo, por sua vez, iniciou seu relato, falando sobre as 50 comunidades, que são atendidas pelo SOME e das cinco, que já passaram pelo processo de diagnose e estão esperando a implantação do sistema.
Falou também sobre os educadores e educadoras que coordenaram o  Polo de Santarém e sobre a diferença entre as estatísticas digitalizadas no sistema da SEDUC, que não condizem com a realidade do Polo de Santarém.
Para exemplificar essa problemática ele fez um comparativo entre o número de turmas e de alunos apontados pelo sistema e a realidade na comunidade de Curuai, no Lago Grande.
Os dados reais apontam um total de 14 turmas e 379 alunos, enquanto que no sistema da SEDUC há apenas 11 turmas e 287 estudantes cadastrados.  A reunião encerrou por volta das 11 horas.

Os educadores e educadoras do SOME, Polo de Santarém presentes na reunião


Nenhum comentário: