sexta-feira, 7 de junho de 2013

RIO TAPAJÓS

Modular Indígena implantado em Jauarituba

M
ais uma aldeia passa a fazer parte do circuito indígena na região Oeste do Pará. Desta vez é a Aldeia Jauarituba, no rio Tapajós, que passa a ofertar aos estudantes, o Ensino Médio Modular Indígena (EMMI). A implantação foi oficializada hoje, 7 de junho, no diário oficial, através da portaria no 22/2013 - SAEN.
Com mais essa implantação, o Circuito Indígena passa a contar com 14 aldeias atendidas pelo Ensino Modular, incluindo a Aldeia Uai-Uai, de Oriximiná, que é atendida pelo polo. A implantação é fruto do trabalho de expansão do EMMI, na região, capitaneada pelo coordenador Gedeão Monteiro.
Expansão - Censo do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém, revela que no ano de 2009, o Circuito Indígena, com a oferta do Ensino Médio Modular Indígena (EMMI), passou a funcionar na região Oeste do Pará, com o atendimento de quatro aldeias santarenas.
Gedeão Monteiro
Foram atendidos um total de 102 estudantes indígenas, que cursaram as séries iniciais do EMMI, nas comunidades de Caruci, Vista Alegre e Cachoeira do Maró, no rio Arapiuns e Vila Franca e Muratuba, no rio Tapajós.
Das etnias Arapiuns/Tapajós e Munduruku, os alunos iniciaram o 1o módulo e seus estudos a partir da segunda quinzena de março. As aulas foram ministradas pelos educadores Eudes Pantoja  (Educação Física), Aldenora Maria Silva dos Santos (Biologia e Química),  Florenilda Almeida Lemos (Geografia, Sociologia e Filosofia)  e Rita Angélica Pimentel Lourido (Português e Artes), do corpo docente do Polo de Santarém.
Os professores receberam treinamento especial em Belém, para poder trabalhar com os estudantes indígenas.
Em 2010, mais quatro comunidades: Lago da Praia, Camará e Aminã, no rio Arapiuns e Açaizal no planalto santareno passaram a integrar o  Circuito Indígena, que a partir de então passou a ser composto por oito comunidades.
Em 2011 a Aldeia Taquara, em Belterra, passou a integrar o circuito indígena.  
Em 2012 foram anotadas duas implantações do Ensino Médio Modular Indígena (EMMI). Uma, foi na escola “Nossa Senhora das Graças”, na Aldeia Escrivão, no município de Aveiro.  A partir do dia 2 de março de 2012, os estudante assistiram as aulas de Biologia e Química, que foram ministradas pela educadora Angelina Nunes Almeida.
A outra implantação aconteceu na Aldeia Solimões, no rio Tapajós, em Santarém. Os 20 estudantes do EMMI atendidos na aldeia iniciaram o módulo, a partir do dia 13 de abril de 2012, cujas aulas de Biologia e Química foram ministradas pela professora Santana Rita.

Nenhum comentário: