segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PROJETOS SOME

Guia Histórico divulga
a Cachoeira do Aruã
  


N
o sábado, 24/8, estudantes da 3a série do Ensino Médio Modular (EMM), atendidos na EMEF Nossa Senhora do Nazaré,  na Cachoeira do Aruã, no rio Arapiuns, participaram em campo de atividade de coleta de dados, para o encorpamento do “Primeiro Guia Histórico da Comunidade Cachoeira do Aruã”.
A obra é parte do projeto pedagógico idealizado pela historiadora Fada-Isis Pinheiro, do corpo docente do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém.
O lançamento de mais essa obra, vem consolidar a atuação dos educadores do SOME, Polo de Santarém,  na divulgação da Cachoeira do Aruã. 

Em setembro de 2010, durante as festividades religiosas e sociais de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira de Cachoeira do Aruã, foi lançado o livreto Cachoeira do Aruã: Cartilha de Divulgação da Foz do Aruã seus Povos e Culturas, como parte culminante do ato pedagógico “Conheça o Aruã”.

O principal objetivo da ação foi coletar informações sobre cultura, infraestrutura, clima, lazer, serviços, espaço urbano, população, política, economia, educação, artes entre outros tópicos, relacionados com a comunidade de Cachoeira do Aruã. Destaque para a participação dos estudantes da 1a série do EMM, que atuaram como pesquisadores e coletores das informações e imagens publicadas na cartilha.

Sobressai também a participação especial da gestora da escola, pedagoga Heluane Siqueira de Andrade e dos educadores Benildo Antonio Barbosa da Cruz (SOME) e Luis Carlos Lobo (SEMED), que atuaram como coordenadores adjuntos do trabalho de feitura do livreto. Sob a coordenação do professor Eládio Delfino Carneiro Neto, a equipe conseguiu num tempo recorde coletar e tabular os dados, imagens e gráficos, que compõem a tessitura textual e visual da cartilha.

Nenhum comentário: