sábado, 7 de setembro de 2013

INANU - LAGO GRANDE

A maratona da Fanfacc
na Semana da Pátria 2013


A Fanfarra Ambrósio Caetano Corrêa participa do desfile na Comunidade de Lírio dos Vales, Lago Grande
 
                A
 equipe do Modular Notícias acompanhou a movimentação da Fanfarra Ambrósio Caetano Corrêa (Fanfacc), da Comunidade do Inanu, no Lago Grande, durante as comemorações da Semana da Pátria 2013, que culminarão, mais uma vez, em sua participação e na busca de mais um título, no 13 Concurso de Bandas e Fanfarras da UMES Santarém, que acontece nos dias 8 e 9 de setembro. 
                 Primeiro dia - Na terça-feira, 3/9, por volta das 8 horas foi aberto oficialmente a Semana da Pátria em Inanu, com o desfile dos pelotões da escola "Ambrósio Caetano Corrêa", que percorreram as ruas da comunidade, conduzidos pelos acordes musicais da Fanfacc e foram até a escola "Anízia Galúcio". De lá retornaram trazendo junto, os pelotões desse educandário.
                 No centro de Inanu, em frente a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, pararam para recepcionar e incorporar na parada, as escolas "Lírio dos Vales" (Uruari) e "Nossa Senhora do Carmo" (Peré), convidadas para o evento. De lá, os pelotões marcharam até a área interna da escola.
                  No local e perfilados, os estudantes e comunitários presentes entoaram o Hino Nacional, o Hino do Pará e o Hino de Santarém. Depois as escolas desfilaram, Para finalizar foi realizada a apresentação das bandas e fanfarras presentes.                   
                Encerrado o desfile, os músicos da fanfarra foram liberados para descanso, pois das 19 horas às 22 horas estava marcada mais uma sessão de treinamentos, para aprimorar a sequência a ser apresentada no concurso.
                 Segundo dia - Por volta das 5 horas da manhã, do dia 5/8, os fogos de artifício estouraram nos céus de Inanu, para avisar aos integrantes da Fanfacc, que já estava no horário de acordar, para mais um dia de desfile. Desta vez na Comunidade de Lírio dos Vales, no Uruari. 
                 A bordo de uma pequena embarcação, acompanhamos a viagem de alguns dos músicos, com os instrumentos até a Comunidade de Lírio dos Vales, para a participação no desfile local. 
                  Terceiro dia - Hoje, 7 de Setembro, a Fanfacc desfilou pelas ruas de Curuai, encerrando a etapa de desfiles no Lago Grande. Amanhã, os músicos da fanfarra viajam para Santarém, onde participam no domingo e na segunda-feira, do Concurso de Bandas e Fanfarras da Umes.
A viagem de barco até Lírio dos Vales, em Uruari


 
O desembarque dos instrumentos pelos músicos da Fanfarra Ambrósio Caetano Corrêa, em Lírio dos Vales

           Histórico - A Fanfacc foi criada em 2002 através de uma iniciativa da comunidade de Inanu, Lago Grande e do gestor da escola "Ambrósio Caetano Corrêa", Josenias Figueira de Sousa. 
Com a implantação do Projeto Música no Interior, Uma Cultura de Paz, iniciado no ano de 2005, que objetivou elevar o índice de aprendizagem, reduzir a repetência e a evasão escolar, além de ocupar o tempo ociosos dos jovens que compõem a clientela escolar, criou-se um vínculo mais profissional, introduzindo na Escola aulas de música através das práticas de bandas, contando com curso de flautas-doce, metais, percussão e informática básica.
A escola hoje conta com um grande número de instrumentos, cuja aquisição contou com a iniciativa dos funcionários do educandário, comunitários e da gestão municipal, que promoveram atividades e não mediram esforços para comprar os equipamentos. 

A placa do troféu de campeã na categoria Fanfarra Simples (2006)
 

 
           

 

Nenhum comentário: