sexta-feira, 6 de setembro de 2013

LEI DO SOME:


AGORA TODO MUNDO QUER SER O PAI DA CRIANÇA
Por: Braulio Uchôa

C

omo tinha prometido, estou escrevendo esse texto com o objetivo de esclarecer algumas questões relacionadas ao processo que engendrou a tão sonhada Lei do Some. Lembro como se fosse hoje, nas margens do Rio Urubueua dialogando sobre o PCCR e naquele diálogo vem a preocupação nossa com o Some no PCCR. Resolvemos então fazer um trabalho de conscientização que começou com os professores de Abaetetuba e se estendeu para alguns professores de outros municípios, estava formado o exército de "Brancaleone do Some" que enfrentou chuvas, criminalizações e trouxe para essa categoria através da intermediação de seu sindicato (Sintepp) a inclusão do Some no PCCR e a Lei Específica.

Hoje estranhamente muitos que criminalizaram o nosso movimento com a velha e conhecida frase :SIM AO SOME,NÃO A GREVE" deram as caras na Seduc querendo direcionar um movimento que não se restringe aos municípios próximos a capital. Frases "revolucionárias" como : "A SEDUC é aqui ! O povo do oeste, xingu, sul tem que vir pra cá! Foram bradadas nos corredores da Seduc, parecia que D. Pedro tinha ressuscitado.
A minha prática e a dos camaradas Alex Ruffeil, Brunno Baia enquanto sindicalistas durante esses três anos após a implantação do PCCR foi levar a discussão do Some ao máximo de municípios possíveis e sempre lembrando de nossos camaradas das regiões distantes e mesmo assim assumimos alguma falhas na comunicação.

O SOME abrange hoje mais de 1200 professores em todo estado do Pará e não podemos priorizar somente determinados grupos no processo de discussão, doa a quem doer. Estivemos presentes em todas as greves, assim como muitos camaradas que não fugiram a luta e também não se esconderam no tão temido estágio probatório.
Hoje na Seduc teve professor que veio me perguntar inclusive se eu ainda era professor do SOME, e ficaram surpresos quando disse que sim, já que em reuniões locais foi dito pelos "revolucionários" que tinha abandonado a categoria e que estava lotado na capital.

A frase Nazista ,“Uma mentira repetida mil vezes torna-se uma verdade”, quase cai como uma luva, mas não caiu pois atingiu apenas uns 50 camaradas já em sua maior parte esclarecidos. Mesmo assim esta afirmação proferida pelo ministro da propaganda nazista Joseph Goebbels, nunca foi tão verdadeira e perigosa como nos dias de hoje, é preciso checar os fatos. Me afastei do SOME por motivos de saúde e estou novamente na luta para o desespero de meia dúzia. Diante de toda essa explanação quero deixar claro aqui que a Lei do Some já foi discutida exaustivamente e o objetivo agora e fazer com que a mesma chegue até a ALEPA.

Existe uma comissão do sindicato (Sintepp) em negociação permanente com o governo referendada e legitimada pela grande maioria da categoria. Comissão formada pelos professores Alex Ruffeil, Braulio Uchôa, Iraldo Veiga, Mareco e Geander que vem travando um debate com um governo difícil de negociar, portanto aos "revolucionários do apocalipse" a hora é de refletir e baixar a bola, pois essa comissão tem um compromisso com mais de 1200 professores de um Estado de dimensões continentais.

Boa noite!

BRAULIO UCHÔA-Coordenador Estadual de Educação do Campo

Nenhum comentário: