terça-feira, 23 de agosto de 2011

CRIAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS


Educadores e Alunos na luta pelo 77: “SIM”
O
 apoio dos educadores do SOME, Polo de Santarém, à criação do Estado do Tapajós é antiga e histórica. Em agosto de 2007, o Modular Notícias noticiava nas páginas de sua sétima edição esse apoio, que foi oficializado em reunião realizada na 5a Unidade Regional de Educação ( 5a URE).
A edição do Modular Notícias
 Na ocasião, os professores do Grupo Especial de Ensino Modular (GEEM) oficializaram seu apoio, para atuarem como agentes disseminadores do abaixo-assinado, em prol do plebiscito, que o movimento pela criação do Estado do Tapajós estava realizando na região.
O documento foi confeccionado para pressionar os deputados federais e senadores a aprovarem o Projeto 0731/2000-A, que permitiu aos habitantes da região opinarem pela criação ou não de uma nova unidade federativa no país, o Estado do Tapajós.
Na ocasião, o secretário executivo do movimento, Ednaldo Rodrigues, repassou informações sobre o preenchimento do abaixo-assinado e as folhas para a coleta das assinaturas, juntamente com o “folder”, contendo informações sobre o novo estado. Cada docente recebeu cinco folhas do abaixo-assinado.
Criado no último dia 1o de agosto, com o objetivo de ajudar o Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET), na conscientização dos membros da comunidade escolar “someana”, sobre a importância da redivisão política e administrativa do Estado do Pará, para a melhoria social e econômica da população dos Estados do Pará, Tapajós e Carajás, o Comitê SOME, pró-Estado do Tapajós dá continuidade na ação.
Assinaturas – No período de 18 à 20/8, o Comitê SOME realizou coleta de assinaturas, junto a comunidade escolar, para fazer diagnóstico sobre a vontade soberana dos moradores de São Jorge, no Lago Grande, com relação a criação do Estado do Tapajós.
 Na manhã do dia 17/8, durante reunião pedagógica, os profissionais da educação da EMEF São Jorge foram os primeiros a assinarem a listagem da coleta de assinaturas.
No dia 18/7 os estudantes, com idade hábil a votação (mesmo sem ter o título de eleitor) aderirem ao movimento. Um total de 63 alunos inseriram seu nome na lista. Eles são oriundos das comunidades de Peré, Uruarí São Pedro, Uruari Vila Nova, Lírio dos Vales e Enseada de São Jorge.
Estudantes do Modular coletam assinaturas
Cento e cincoenta e oito comunitários assinaram a listagem da coleta de assinaturas, manifestando seu voto “SIM” ao Estado do Tapajós. As assinaturas foram coletadas pelos estudantes do SOME, no sábado, 20/8, durante atividade interdisciplinar.

Nenhum comentário: