quarta-feira, 24 de agosto de 2011

INFRAESTRUTURA COMUNITÁRIA


Chega energia elétrica às comunidades da Translago
A casa dos professores e a rede de abstecimento elétrico em São Jorge
O
s educadores do SOME, Polo de Santarém, destacados para trabalhar nas comunidades do Piraquara, Aracuri, Curuai, Inanu, São Jorge, Vila Socorro e Aracy, situadas ao longo da rodovia Translago, na região do Lago Grande já podem desfrutar de mais uma comodidade: luz elétrica 24 horas por dia.
A chegada da energia alterou significamente a rotina dos comunitários, que aos poucos vão dispondo de bens, antes só disponíveis na cidade. Os comerciantes passaram a vender em seus estabelecimentos alimentos congelados, como frango, presunto, queijo, maçã e até sorvetes.
Em São Jorge, por exemplo, a energia chegou a cerca de duas semanas e já alterou significamente a rotina dos comunitários, que aos poucos vão adquirindo bens eletrodomésticos essenciais, como televisão e geladeira.
Para os professores do Ensino Médio Modular (EMM) a novidade é bem-vinda, pois eles já podem inserir outros itens na bagagem, como computador, ferro elétrico, liquidificador e outras comodidades da vida moderna.
Infraestrutura – “Apesar da chegada da energia, infelizmente ainda teremos que continuar desembolsando R$ 12,00 semanais para a compra e transporte do gelo de armazenamento dos alimentos perecíveis, pois na casa dos professores de São Jorge ainda não existe geladeira”, relatou o professor Eládio Delfino, que está cumprindo o 3o módulo do ano letivo naquela comunidade.
Ele falou, entretanto, que agora ficou mais fácil de trabalhar, pois há possibilidade de se utilizar recursos audiovisuais nas aulas e de fazer o acompanhamento diário dos alunos, através do computador.

Nenhum comentário: