sexta-feira, 10 de maio de 2013

MODULAR NOTÍCIAS

10 anos de história

A capa da edição 1 do Modular Notícias

E
m 10 de maio de 2013, o projeto pedagógico Modular Notícias completa dez anos de funcionamento, com um total de 37 edições publicadas.  A edição no 1 do informativo é uma raridade. De acordo com o coordenador, Eládio Delfino Carneiro Neto, resta apenas um exemplar nos arquivos.
A ideia da confecção do jornal foi lançada em 2002, durante viagem fluvial de retorno entre Belém e Santarém feita por professores do SOME, que se deslocaram até a capital para realizar as provas do concurso público promovido pela SEDUC.
Entre os idealizadores do projeto estão Eládio Delfino Carneiro Neto, Cley Fernando Bilby Lemos, Jorge Mota, Mário Jorge Vasconcelos,  Nestor Sebastião O. dos Santos e Reginaldo Ribeiro.
Nestor dos Santos, Cley Bilby, Mário Jorge e Eládio Carneiro, idealizadores
Um ano depois, a ideia é colocada em prática, com o lançamento da primeira edição do informativo, que objetivou comemorar o 23o aniversário do SOME e divulgar o 1o Encontro dos Professores do Ensino Modular, ocorrido em Santarém, no ginásio da escola “São Raimundo Nonato”
A 1a edição foi confeccionada nas dimensões de 14,4 cm X 21 cm e tem a seguinte manchete de capa: “Some completa 23 anos a serviço da Educação”.  Uma foto do encontro dos professores ilustra a capa.
As outras manchetes são: Some oferta curso de motor a gasolina, Pesquisa revela que bolsa-alimentação não cobre despesas e PMS não cumpre convênio.
Os coordenadores da edição foram os seguintes educadores: Adalberto Barros de Azevedo, Arildo Nogueira Carvalho, Cláudio de Jesus Oliveira, Edilson Junio Sousa de Oliveira, Eládio Delfino Carneiro Neto, Francisco Édson Sousa de Oliveira e Jorge Mota.
Após o lançamento dessa primeira edição, o jornal não foi mais publicado por um período aproximado de três anos. No dia 3 de agosto de 2006 é lançada a 2a edição. Desde então, o informativo não deixou de circular, a cada transição de módulo. 



EDITORIAL

Caro colega do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém, é com muita satisfação que, hoje, 10 de maio de 2003, como forma de homenagear o vigésimo-terceiro aniversário de funcionamento do SOME, apresentamos a você, esta primeira edição do Modular Notícias, veículo de comunicação, que nasce com a missão precípua de possibilitar a todo(a) professor(a) do SOME, um canal aberto de debates, onde possa discutir suas ideias, intercambiar experiências, divulgar notícias, juízos, raciocínios, inferências, avaliações, conceitos, deduções, pressentimentos, hipóteses, sugestões, esperanças, temores e reflexões.
Destacamos aqui, a importância de sua participação caro(a) professor(a). Só assim, este informativo passará a existir de fato e, democraticamente, externar os mais diversos pontos de vista que ocorrem no SOME.
Nesta sua primeira edição, o Modular Notícias traz estampado em suas páginas uma seleção das mais destacadas ocorrências que viraram notícias. Como texto principal, elencamos o vigésimo terceiro aniversário do SOME, que motivou a idealização deste noticiário. Destacamos também, a dificuldade que algumas escolas municipais conveniadas estão enfrentando para realizar o transporte escolar dos estudantes do Ensino Médio, atendidos pelo SOME.
Outra reportagem de destaque é fruto de uma pesquisa realizada pela equipe do Modular Notícias. O exame constatou que o valor da bolsa-alimentação pago pela Prefeitura Municipal de Santarém está defasado.
Na cobertura de frente dos acontecimentos contamos com a colaboração do professor Eládio Delfino Carneiro Neto. Ele levou quase cinco semanas para coletar os dados e produzir as reportagens que ilustram esta primeira edição.
Isto e muito mais você vai encontrar nas 12 páginas, que formam esta edição de lançamento do Modular Notícias, um informativo confeccionado com toda exclusividade e carinho para que você, professor(a), manifeste sua ideia e contribua efetivamente para o aprimoramento do SOME.





MODULANDO

URE - O professor Aldo Gomes Queiroz é o novo diretor da 5 Unidade Regional de Ensino (5 URE). Substituiu o professor Edvaldo da Silva Bernardo. Este, por sua vez, sai em merecidas férias.
Candidatos - Pelo menos dois professore do Modular: Arildo Nogueira Carvalho (Matemática) e Cláudio de Jesus Oliveira (Sociologia) já estão decididos a buscar uma vaga no Legislativo Santareno em 2004. De mangas arregaçadas, eles já estão em campo, tentando conquistar os eleitores e os votos necessários para a empreitada.
Especialistas - O SOME, Polo de Santarém, contará com mais cinco especialistas em Literatura Brasileira. São eles: Albanisa dos Santos, Edilson Junio Sousa de Oliveira, Eládio Delfino Carneiro Neto, Feliciano Freitas de Sousa e Gisele Monteiro dos santos Siqueira. Em março de 2004 eles estarão apresentando seus TCCs ao Instituto Luterano de Ensino Superior (ILES/Ulbra).
Verba - Para o próximo ano está sendo cogitado um aumento de 600 milhões para 3,5 bilhões na verba para a Educação Básica. Isto se o Fundo da Educação Básica  (Fundeb), proposto pelo Ministro da Educação Cristóvam Buarque, para substituir o Fundef for aprovado. Nos bastidores já se comenta um aumento no salário dos professores.



























Nenhum comentário: