sexta-feira, 17 de maio de 2013

CÍCERO MENDES - PLANALTO

Estudantes pagam aluguel da “casa dos professores”


N
a terça-feira, 14 de maio, a auxiliar administrativa Jéssica Rodrigues Silva Almeida, responsável pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), na escola municipal “Cícero Mendes”, em Cícero Mendes, no planalto santareno, esteve na sala de aula dos estudantes da 1a série do Ensino Médio Modular (EMM), para relembrar e cobrar dos alunos o pagamento da taxa de R$ 2,00, referente ao aluguel da “casa dos professores”, que deverá ser paga até o dia 25 de cada mês. No valor de R$ 100,00, o aluguel da moradia é bancado pelos 48 alunos do EMM. 
Responsabilidades - De acordo com cópia do convênio, proposto pela Secretaria Executiva de Educação (Seduc), caberá às prefeituras conveniadas arcar com a moradia para os professores, que atenda condições adequadas de conforto, higiene e segurança para eles residirem durante o período de atividades na localidade, observando-se os seguintes parâmetros: ter serviços de água, energia e gás (onde tais serviços já sejam do serviço público geral); a moradia deve ser preferencialmente exclusiva de professores; ser devidamente mobiliada com: camas com colchões, guarda-roupas, estante, mesas, cadeiras/sofá, geladeira, fogão, ventiladores e televisor; ter utensílios domésticos como louças, panelas, talheres, material de limpeza, etc.
A responsabilidade pela oferta da “casa dos professores” no modelo de cópia de convênio proposto pela SEDUC, cabe à prefeitura conveniada, mas na prática, o que se observa na maioria das comunidades santarenas atendidas pelo SOME, foi que essa responsabilidade, que era do município, acabou sendo repassada para as próprias comunidades, que não tem condições de bancar o aluguel. No caso de Cícero Mendes, a obrigação foi literalmente repassada para os estudantes.
O terreno da casa dos professores foi limpo pelos estudantes e comunitários
Limpeza – Na terça-feira, 14 de maio, comunitários e estudantes estiveram na “casa dos professores”, para realizar uma limpeza no quintal, com a capinação e retirada do mato, que crescia no local. O serviço foi agendado e comandado pelo presidente da comunidade e estudante da 2a série B do EMM, Vicente de Paulo de Sousa.   

Nenhum comentário: