domingo, 5 de maio de 2013

EXPANSÃO DO EMMI


Modular Indígena implantado na Aldeia Juaurituba
Por: Gilson Silva (professor do EMMI)
As lideranças indígenas na Aldeia Jauarituba

A
conteceu no último dia 20 de abril na Aldeia de Jauarituba, a Assembleia Indígena voltada para a comemoração da Semana dos Povos Indígenas. Lideranças de diversas aldeias se fizeram presentes, além de uma turma de universitários da UFOPA.
O coordenador José Gedeão
Uma das novidades socializada na assembleia foi feita pelo coordenador do Ensino Médio Modular Indígena (EMMI) José Gedeão. Ele disse que neste segundo módulo estará sendo implantado o EMMI na Aldeia de Jauarituba e brevemente  nas aldeias de Pinhel e Marituba, enfatizando que a expansão da Educação Indígena é uma conquista que o movimento indígena adquiriu junto ao atual governo. “Então ficam aqui, os nossos votos, para que os alunos contemplados saibam valorizar tal conquista. Futuramente queremos ver esses alunos ingressando no mercado de trabalho. Bons estudos a todos, pois, segundo Aristóteles a Educação tem raízes amargas, más os seus frutos são doces”, enfatizou Gedeão durante a assembleia.
Ano passado - Em 2012 foram anotadas duas implantações do Ensino Médio Modular Indígena (EMMI). Uma, foi na escola “Nossa Senhora das Graças”, na Aldeia Escrivão, no município de Aveiro. A partir do dia 2 de março, os estudante assistiram as aulas de Biologia e Química, que foram ministradas pela educadora Angelina Nunes Almeida.
A outra implantação aconteceu na Aldeia Solimões, no rio Tapajós, em Santarém. Os 20 estudantes do EMMI atendidos na aldeia iniciaram o módulo, a partir do dia 13 de abril. Assistiram aulas de Biologia e Química, ministradas pela professora Santana Rita. Com essas duas implantações o circuito indígena passou a contar com 12 aldeias e mais a Aldeia Uai-Uai, de Oriximiná, atendida pelo polo. Com a implantação do EMMI na Aldeia Juaurituba, durante o 2o módulo, o circuito indígena passa a ser composto por 13 aldeias.

Sindicato dos sociólogos em fase de criação
Sociólogos presentes no GDA para a criação do sindicato da categoria

E
m primeira reunião de trabalho realizada na sede do Grupo de Defesa da Amazônia (GDA), um grupo de sociólogos deu início a formalização e criação do Sindicato dos Sociólogos do Oeste do Pará, em Santarém. De acordo com o sociólogo Hermes Bessa, os seguintes resultados foram anotados neste primeiro encontro: criação da comissão pró-criação do sindicato, data da assembleia geral: dia 17 de agosto de 2013, as 09hs na Câmara Municipal de Santarém; 1ª reunião de trabalho da comissão pró-criação: dia 18 de maio de 2013. Próxima reunião dos sociólogos (as): dia 1o de junho de 2013, às 16h, na sede do GDA. 


Nenhum comentário: