sexta-feira, 10 de maio de 2013

ANO LETIVO 2013


Pais e estudantes participam do início
do 2o módulo em Cícero Mendes
Estudantes, pais responsáveis participam da reunião de início do 2o módulo do ano letivo 2013

N
a noite da segunda-feira, 6 de maio, pais, responsáveis e estudantes do Ensino Médio Modular (EMM) atendidos na EMEF Cícero Mendes, da comunidade de Cícero Mendes, no planalto santareno, participaram da reunião de inicialização do 2o módulo do ano letivo 2013, agendada pela equipe de professores, destacada pela coordenação do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém, para ministrar as disciplinas Português, Inglês e Educação Física no educandário.
Na pauta da reunião: palestra de lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), do Ministério de Educação e Cultura (MEC) e informações sobre o SOME e o processamento do módulo.  De acordo com o professor Eládio Carneiro, que coordenou o encontro, a reunião foi muito produtiva, apesar da queda de tensão na rede de distribuição de energia elétrica da comunidade, que por diversas vezes atrapalhou a transmissão da apresentação do ‘power point’  produzida para ser socializada com a comunidade escolar. “A queda de tensão constante e o racionamento de energia que ‘Cícero Mendes’ está vivenciando ocorre por conta de problemas na mini usina de geração de energia elétrica, que alimenta a comunidade”, explicou o professor, acrescentando que a informação foi repassada pelo presidente da comunidade e estudante da 2a série do EMM, Vicente de Paulo Sousa.

                       A comunidade




C
ícero Mendes fica situada à oito quilômetros de distancia da hidroelétrica do Curuá-Una, na margem da rodovia PA 370 (Santarém-Uruará). No local vivem 75 famílias, que sobrevivem principalmente da agricultura familiar. Três ruas principais delimitam a área urbana. as principais construções da comunidade são: a escola municipal “Cícero Mendes”, a Igreja da Assembleia de Deus, um posto da Adepará e o RESTAURANTE “Serve Bem” . 
Estudantes do turno vespertino participam da reunião de início do segundo módulo do ano letivo 2013


N
a tarde do dia 7 de maio, estudantes do EMM do turno vespertino também participaram da reunião de início do 2o módulo. A pauta do encontro foi a mesma socializada na noite anterior. A gestora Railda Gamboa esteve presente na reunião para socializar o trabalho comunitário de revitalização das salas de aulas externas do educandário, agendado para os dias 9 e 10 de maio, pela direção da escola.
A escola “Cícero Mendes” não possui salas de aula suficientes para abrigar todos os 60 estudantes do Ensino Médio Modular (EMM). Os alunos da 1a série e da 2a série A, do turno vespertino estudam em um barracão cedido pela comunidade. A outra sala de aula fica no refeitório da Igreja Assembleia de Deus.
Escola promove bingo para
arrecadar fundos para o Dia das Mães
 
A comunidade escolar participa do bingo para angariar fundos para a festa do "Dia das Mães"

Na tarde da terça-feira, 7/5, a comunidade escolar participou de um bingo promovido pela direção da escola “Cícero Mendes”, com objetivo de arrecadar fundos para a festa em homenagem ao “Dia das Mães”.
Ao preço de R$ 1,OO, foram vendidas um total de 240 cartelas entre membros da comunidade escolar. O estudantes Matheus das Chagas da Silva foi o vencedor do bingo e levou para casa uma impressora HPlaser, entregue pela gestora Railda Gamboa Tapajós Figueira.

Comunitários revitalizam sala de aula

Membros da comunidade escolar participam da revitalização do barracão que serve de sala de aula
Na quinta-feira pela manhã, os estudantes do EMM, sob a coordenação dos comunitários Jonas Lopes (vice-presidente da comunidade) e Afonso Dias, fizeram reparos de alvenaria no piso, nas paredes, tiraram as casas de cupins armazenadas na cumeeira do barraco, fizeram reparos na porta de entrada, limparam a biblioteca, lavaram as carteiras escolares e iniciaram serviço de pintura do local. Às 12 horas, a direção da escola ofertou almoço, para os participantes do trabalho comunitário. Na sexta-feira, 10/5, a comunidade escolar deu continuidade nos serviços com o acabamento da pintura e ornamentação da biblioteca. 
A casa dos professores
A casa dos professores de Cícero Mendes tem uma boa infraestrutura para receber os docentes

A
 casa dos professores em Cícero Mendes foi construída em alvenaria e possui os seguintes cômodos: Dois quartos, um banheiro, uma sala e cozinha. Há serviço de distribuição de água encanada, com caixa de 100 litros, que alimenta a caixa d’água do sanitário, uma torneira do chuveiro e a pia da cozinha. A energia elétrica é fornecida pelo micro sistema de abastecimento da comunidade, durante 24 horas por dia. Não há sinal de internet.





Nenhum comentário: