segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

EXPANSÃO DO SOME

Mojuí dos Campos passa a integrar o polo

Segundo informes do coordenador Luis José Rabelo de Lima, o mais novo município do estado do Pará (144º), Mojuí dos Campos, passa a integrar o Polo de Santarém neste ano letivo de 2012, com a implantação do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), para a oferta do Ensino Médio Modular (EMM), nas comunidades de  Poço Branco e Igarapé do Piranha.
Desde a emancipação em 2010, que comunidades pertencentes a Mojuí dos Campos pedem a implantação do SOME no município, como mostra a reportagem publicada no Modular Notícias e inserida abaixo. 

Emancipação - Em 1995 os moradores do distrito de Mojui dos Campos se mobilizaram para a realização do primeiro plebiscito, mas não conseguiram seu intento. Quatro anos depois, em 1999, foi aprovado a realização de outro plebiscito, desta vez com a participação da populaçao de Santarém, que aprovou a cessão do Mojuí dos Campos.
No dia 29 de maio de 2009, o TSE aprovou o plebiscito, depois que a Procuradoria-Geral Eleitoral emitiu parecer favorável, assinado pelo vice-procurador geral eleitoral, Francisco Xavier Pinheiro Filho.
Em 5 de dezembro do mesmo ano foi realizado um plebiscito com a população de Mojuí e Santarém (do qual fazia parte) que ratificou o desmembramento.
Primórdios - A origem do nome do município deu-se pelo fato de que nos anos de 1910, as primeiras famílias que aqui chegaram encontraram pequenas áreas cobertas de capins, conhecidos por Mojuí. Assim passaram a denominar o local de “Mojuí dos Campos” ou “Capim dos Campos”. Não se pode precisar o tempo certo em que começou o povoamento da região, porém os pioneiros deste vale foram os migrantes nordestinos cearenses, que chegaram por volta de 1914: José Bezerra, Benedito, José e Manuel Viana.

Nenhum comentário: