quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PARCERIA SOME x FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO

Projeto "Florestabilidade" será divulgado na semana pedagógica

Em março, durante a semana pedagógica que inicia dia 12, o coordenador do SOME, Polo de Santarém, Luis José Rabelo de Lima irá socializar com os educadores do corpo docente, o projeto ‘Florestabilidade: Educação para o Manejo Florestal’, que foi firmado entre a Fundação Roberto Marinho (FRM) e o SOME, para ser realizado nas comunidades dos municípios de Santarém, Belterra, Aveiro e Mojuí dos Campos.
A FRM diz em sua página eletrônica o seguinte sobre o projeto:
Despertar vocações para carreiras em manejo florestal, difundir o uso sustentável das florestas e oferecer recursos pedagógicos para professores e técnicos extensionistas da Amazônia. Esses são os principais objetivos do projeto ‘Florestabilidade: Educação para o Manejo Florestal’, uma parceria entre o Fundo Vale e a Fundação Roberto Marinho, que conta com o apoio do Serviço Florestal Brasileiro.
O projeto nasceu da necessidade de se propagar as vantagens econômicas, sociais e  ambientais do manejo florestal num país que possui a maior área contínua de florestas tropicais do mundo, a Amazônia. Estima-se que 75% das florestas da região estejam em áreas públicas, ou seja, locais onde é grande a demanda pela aplicação da Lei 11.284, de março de 2006, que descentraliza a gestão florestal do país, permite o acesso gratuito das comunidades locais aos recursos florestais e a introdução do sistema de concessão como uma alternativa para o uso sustentável das florestas.
Para desenvolver a ‘florestabilidade’ – um jeito consciente de interagir com a floresta – o projeto levará o manejo florestal para as escolas da educação básica. Utilizando a metodologia do Telecurso, o conteúdo será aplicado em parceria com as secretarias de educação dos estados do Pará, Acre e Amazonas, a partir de oficinas de formação de professores. Nos próximos dois anos, serão envolvidos cerca de 2.500 professores. Os recursos pedagógicos incluem 15 teleaulas de 15 minutos cada, livro do professor, planos de aula, jogos, e um website interativo que vai conectar os participantes do projeto com oportunidades de estudos e de trabalho em manejo florestal. (Fonte: Fundação Roberto Marinho)

Nenhum comentário: