sábado, 4 de fevereiro de 2012

VILA GORETE

                A menor turma do SOME
A reportegem no Modular Notícias
A paradisíaca Vila Gorete, no rio Arapiuns, foi palco de um fato singular no ano letivo de 2008: a formatura dos estudantes Emerson Alves de Sousa e Givanildo Sousa dos Santos, integrantes da 3a série do Ensino Médio Modular (EMM), assistidos pelo SOME, Polo de Santarém, naquela comunidade.
O gestor da escola municipal “Santa Maria Gorete”, Luciano Bezerra, juntamente com sua equipe organizaram a festa solene para homenagear e conferir aos dois integrantes da turma o certificado de conclusão do Ensino Médio. O evento foi destacado pelo Modular Notícias e distinguiu-se pela singularidade do número de integrantes da turma: apenas dois.
Depoimento – Em texto escrito com exclusividade, Givanildo Sousa, fala um pouco sobre a turma e a difícil caminhada para concluir o Ensino Médio:
“A minha turma do Ensino Médio começou com 12 alunos (1a série). A partir do meio do ano, por falta de recursos financeiros alguns começaram a desistir. Perdemos três colegas.
Iniciamos a 2a série com nove alunos. A caminha novamente foi difícil. Alguns, pelos mais variados motivos, não conseguiram acompanhar a classe e foram desistindo. A dificuldade também surgiu para nós e quase desistíamos, mas nós precisávamos concluir a 2a série e terminamos.
Recomeçamos na 3a série, com apenas três alunos. Dificuldade daqui. Dificuldade dali. Assim fomos encarando essa grande barreira que estava na nossa frente quase vencida, mas infelizmente sofremos a perda de mais uma colega. Agora estamos na reta final e entre os 12 alunos que compuseram a nossa turma só restam dois. Mas nós vamos conseguir o que almejávamos: concluir o Ensino Médio.”
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabés ao colegas que colocaram seus objetivos em primeiro lugar em suas vidas e hoje estão com mais uma vitórias de muitas que virão. Sou de Vila Gorete, Rio Arapiuns e consegui terminar meu ensino médio também. Sai da comunidade aos 11 anos de idade e graças as oportunidades e vontade de vencer na vida atualmente estudo na Universidade Federal do Amazonas. Onde dedico essa conquista aos meus pais, que ainda moram na vila, Sr Hilário Dos Santos Silva e a Sra Nizete Silva Dos Santos.