Falta de
transporte escolar
contribui
para a evasão
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sta entrevista publicada na edição
31 do Modular Notícias em outubro de
2011 foi realizada com o gestor da
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Jorge (anexa), da comunidade Enseada
São Jorge, no Lago Grande, professor Jader Emanuel dos Santos Prata. Licenciado
pleno em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, há
quatro anos que ele dirige o educandário.
Antes, Jader Prata trabalhou na
escola Bom Jardim, no Bacabal. Depois, ele veio transferido para a Escola São
Jorge, onde atuou como professor e, em 2009, assumiu a direção da escola.
Modular Notícias - Quais as
comunidades de origem dos alunos do Ensino Médio Modular (EMM), que estudam na
Enseada São Jorge?
Jader Prata - Peré Salvação, Peré Paraíso,
Cabeceira do Ururari, São Pedro e Vila Nova.
MN - A comunidade mais longe fica
a que distância da Enseada São Jorge?
Jader Prata - A comunidade mais distante é Peré
Salvação, a cerca de 22 Km de distância da Enseada São Jorge.
MN - Os alunos estão utilizando
transporte para chegar na escola?
Jader Prata - Não. Não foi disponibilizado
transporte escolar para os estudantes que moram mais distante.
MN - Quantos alunos do EMM já
foram formados na escola “São Jorge”?
Jader Prata - Trinta e quatro estudantes,
divididos em duas turmas. A primeira se formou em 2010, com um total de 19
alunos. A segunda turma se formará no
próximo dia 15 de outubro. Quinze estudantes receberão o certificado de
conclusão do Ensino Médio.
MN - No 3o módulo do ano
letivo 2011, dos 133 alunos matriculados, apenas 120 continuam seus estudos.
Quais foram os principais motivos que levaram os 13 alunos do EMM a evadirem-se
da escola?
Jader Prata - Com certeza foi o transporte
escolar, que ainda não foi ofertado aos estudantes. Inclusive os alunos de Boa
Esperança, que frequentavam a escola desistiram, alegando a falta do
transporte.
O horário de funcionamento das
turmas também contribuiu para a evasão, pois muitos alunos são pais de família
e precisam trabalhar.
MN - Quais os principais
problemas anotados no EMM em 2011? Que soluções foram tomadas para sanar os
problemas?
Jader Prata - O principal problema
foi a falta de professores para cumprir com as disciplinas pendentes constantes
no currículo do Ensino Médio Modular (EMM). Para solucionar o problema foi
realizado um contato com o coordenador do SOME, Polo de Santarém, Luis José
Rabelo de Lima, para que o problema fosse solucionado.
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