Jogos educativos
ajudam a
compreender melhor a Língua Inglesa
compreender melhor a Língua Inglesa
Por: Marcos José Silva Sousa *
C
|
ansado de procurar
uma forma que pudesse despertar o interesse e a motivação dos alunos para a compreensão
e o aprendizado da Língua Inglesa, fui buscar no lúdico, uma alternativa que
pudesse tornar as aulas de Inglês mais dinâmicas e mais divertidas.
Usando jogos
convencionalmente conhecidos, como jogo da velha, jogo da memória, dominó e o
jogo do tabuleiro, os alunos da Comunidade de Correio do Tapará, puderam
adaptá-los a assuntos da disciplina de inglês, e dessa forma, melhorar o
desempenho na disciplina e, de quebra, se divertir através dos jogos montados
por eles mesmos.
A atividade consiste
da seguinte forma: Os próprios alunos confeccionam os quatro jogos que serão
utilizados. Faz-se um dominó utilizando imagens
de objetos ou coisas e o seu nome equivalente – em Inglês - totalizando 28 pedras como no dominó
convencional.
Confeccionam também
20 cartelas com nomes – em Inglês - de
algumas frutas regionais, com suas figuras correspondentes para que os alunos
treinem a memória na formação dos pares, nomes e desenhos.
Montam um tabuleiro
em que nele constam os nomes dos meses do ano e dos dias da semana, também
codificados em inglês. Nas mãos dos jogadores estão as fichas dos mesmos
substantivos na língua oposta, o Português, e através de um dado determina-se
qual jogador deverá colocá-las sobre o tabuleiro, livrando-se delas
primeiramente tem-se o vencedor.
E por fim, o jogo da
velha, aquele que os alunos só esperam o professor virar as costas para
começarem riscar os cadernos. Mas aqui é feito no chão, e no lugar do x e da bolinha, os alunos são as próprias peças. Neste jogo exploramos os
números em inglês.
Confeccionados todos
os jogos, os alunos executam entre eles, cada uma das atividades e,
posteriormente, através de uma parceria com o professor (a) de Língua Inglesa
do Ensino Fundamental, são executados também, através de um agendamento, nas
turmas de 5ª a 8ª séries da escola da comunidade.
No Correio do
Tapará, a parceria foi feita com a professora Edieze, responsável pela escola
Vinte de Julho, e a professora Leonildes, que atua com a Língua Estrangeira no
Ensino Fundamental.
Para o aluno do 1º
ano Neemias Sá “o jogo ajuda a compreender melhor a disciplina e torna as aulas
mais divertidas”.
Para a professora
Leonildes, “é uma forma de fugir do rotineiro e prender mais a atenção dos
alunos de 5ª a 8ª série, conjugando a obrigatoriedade da aula e a diversão que
a atividade pode proporcionar”.
Os jogos não
constituem nenhuma receita infalível de aprendizagem, mas permitem que aluno e
professor possam experimentar alternativas diferenciadas de aprendizagem,
somando a outras que normalmente já são utilizadas na sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário