segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

METODOLOGIA


Jogos educativos ajudam a 
compreender melhor a Língua Inglesa

Por: Marcos José Silva Sousa *


C
ansado de procurar uma forma que pudesse despertar o interesse e a motivação dos alunos para a compreensão e o aprendizado da Língua Inglesa, fui buscar no lúdico, uma alternativa que pudesse tornar as aulas de Inglês mais dinâmicas e mais divertidas.
Usando jogos convencionalmente conhecidos, como jogo da velha, jogo da memória, dominó e o jogo do tabuleiro, os alunos da Comunidade de Correio do Tapará, puderam adaptá-los a assuntos da disciplina de inglês, e dessa forma, melhorar o desempenho na disciplina e, de quebra, se divertir através dos jogos montados por eles mesmos.
A atividade consiste da seguinte forma: Os próprios alunos confeccionam os quatro jogos que serão utilizados. Faz-se um dominó utilizando imagens  de objetos ou coisas e o seu nome equivalente – em Inglês -  totalizando 28 pedras como no dominó convencional.
Confeccionam também 20 cartelas com nomes – em Inglês -  de algumas frutas regionais, com suas figuras correspondentes para que os alunos treinem a memória na formação dos pares, nomes e desenhos.
Montam um tabuleiro em que nele constam os nomes dos meses do ano e dos dias da semana, também codificados em inglês. Nas mãos dos jogadores estão as fichas dos mesmos substantivos na língua oposta, o Português, e através de um dado determina-se qual jogador deverá colocá-las sobre o tabuleiro, livrando-se delas primeiramente tem-se o vencedor.
E por fim, o jogo da velha, aquele que os alunos só esperam o professor virar as costas para começarem riscar os cadernos. Mas aqui é feito no chão, e no lugar do x e da bolinha, os alunos são as próprias peças. Neste jogo exploramos os números em inglês.
Confeccionados todos os jogos, os alunos executam entre eles, cada uma das atividades e, posteriormente, através de uma parceria com o professor (a) de Língua Inglesa do Ensino Fundamental, são executados também, através de um agendamento, nas turmas de 5ª a 8ª séries da escola da comunidade.
No Correio do Tapará, a parceria foi feita com a professora Edieze, responsável pela escola Vinte de Julho, e a professora Leonildes, que atua com a Língua Estrangeira no Ensino Fundamental.
Para o aluno do 1º ano Neemias Sá “o jogo ajuda a compreender melhor a disciplina e torna as aulas mais divertidas”.
Para a professora Leonildes, “é uma forma de fugir do rotineiro e prender mais a atenção dos alunos de 5ª a 8ª série, conjugando a obrigatoriedade da aula e a diversão que a atividade pode proporcionar”.
Os jogos não constituem nenhuma receita infalível de aprendizagem, mas permitem que aluno e professor possam experimentar alternativas diferenciadas de aprendizagem, somando a outras que normalmente já são utilizadas na sala de aula.

* É professor do SOME, Polo de Santarém             

Nenhum comentário: