terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

WORKSHOP


Oficina instrumentaliza ensino de Inglês
Jairo Oliveira Miranda ministra a oficina  “Ensino/aprendizagem de Inglês no SOME: algumas considerações”

Professores de Inglês participam do workshop programada pela coordenação pedagógica do SOME

N
a manhã desta terça-feira, 19 de fevereiro, educadores do corpo docente do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém, que ministram a disciplina Língua Inglesa participaram de workshop ministrado pelo professor Jairo Oliveira Miranda, intitulado “Ensino/aprendizagem de Inglês no SOME: algumas considerações”.
A oficina iniciou com Jairo Oliveira fazendo uma reflexão sobre qual a função do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras usando como base cinco períodos distintos: após a queda do Império Romano;  com o advento do turismo; durante da 2a Guerra Mundial;  no Brasil do século XIX e no Brasil de hoje.
O objetivo do encontro foi propiciar uma troca de experiências didáticas entre os docentes, para o aprimoramento do ensino de Língua Inglesa aos estudantes do Ensino Médio Modular (EMM). Ao final do encontro, os educadores assinaram o Plano de Curso 2013 da disciplina, que foi entregue para a professora Fátima Miranda, da coordenação pedagógica do SOME.


         
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (SEDUC)
5a UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO (5a URE)
SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO (SOME) 
POLO DE SANTARÉM

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO 2013


  1. Disciplina: Inglês;

  1. Carga horária: 80 horas/aulas;

  1. Docentes: Eládio Delfino Carneiro Neto, Estelino Guimarães Brito, Manoel Domingos Oliveira Cunha, Maria Ocy de Oliveira Martins, Raimunda Staelma Figueira da Silva; Eliana do Socorro Vieira Viana, Etmaxandra Freitas Teixeira, Adamor Ribeiro dos Santos, Sandra Suely Silva.

  1. Apresentação: Este plano tem como objetivo orientar os educadores e educadoras que ministrarão a disciplina Inglês, para os estudantes do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), no Pólo de Santarém. É necessário ficar compreendido como determinante inicial o objetivo e o caminho a ser percorrido. A referência deve ser de onde se parte para onde se quer chegar, para ascender a nível superior de informações, conhecimentos e práticas. Portanto cabe a nós, educadores, compreender que o estudante é alguém que traz consigo, uma gama de experiências que devem ser valorizadas como ponto de partida e enriquecimento para a elaboração de situações de aprendizagem tanto no que se refere ao conteúdo quanto às técnicas de ensino a serem utilizadas. Portanto, os subsídios ofertados através deste plano de curso são para nos auxiliar na elaboração das aulas, visando alcançar com sucesso, os objetivos do Curso de Inglês.

  1. Conteúdo Programático:


1a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
1
Saudações (greeting);
2
Pronomes (pessoais, demonstrativos, possessivos, interrogativos);
3
Verbo ser/estar (To be);
4
Presente Progressivo;
5
Artigos definidos e indefinidos;
6
Haver/Existir (there to be);
7
Presente Simples;
8
Horas, dias da semana, meses e estações do ano;
9
Advérbios;
10
Numerais ordinais e cardinais;
11
Substantivos,
12
Adjetivos.
   

2a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
1
Revisão da 1a série (Saudações/Pronomes/verbo ser e estar);
2
Verbo ser/estar (passado);
3
Presente contínuo e passado contínuo;
4
Preposições;
5
Conjunções;
6
Presente simples, passado simples;
7
Infinitivo e gerúndio;
8
Presente perfeito;
9
Presente perfeito contínuo;
10
Passado perfeito;
11
Modais;
12
Futuro;
13
Condicionais;
14
Questions tags;
15
Phrasal verbs;


3a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
1
Revisão da 1a série;
Sugestão: Pronomes; Artigos; Verbo ser/estar (presente/passado); presente simples;
2
Revisão da 2a série;
Sugestão: Preposições e conjunções; presente e passado simples; presente perfeito e passado perfeito; modais;
3
Interpretação e compreensão e produção textual;
Sugestão: textos interdisciplinares, que falem sobre meio ambiente, natureza, água, solo, etc.

  1. Conhecimentos didáticos-pedagógicos básicos: O(a) educador(a) precisa entender que o processo ensino-aprendizagem, isto é, ensinar não é somente transmitir, transferir conhecimentos de uma cabeça a outra, comunicar, significa fazer pensar, ajudar o aluno a criar novos hábitos de pensamento e ação. Ele precisa planejar suas aulas, conhecer variados métodos de ensino, estar motivado para ensinar, dominar o conteúdo a ser abordado e conhecer a realidade do aluno na qual ele vai atuar;

  1. Método de Ensino: Cada professor ou professora utilizará a metodologia que melhor lhe convier, dentre as diversas existentes (exposição oral, divisão de pequenos grupos; técnicas de perguntas; dinâmicas de grupo; phillips 66; cochicho, tempestade cerebral; etc.); 

  1. Características da aplicação: Sabemos que este curso destina-se a um universo impar de estudantes, que estarão nas mais diversas comunidades dos município de Santarém, Belterra, Aveiro e Mojuí dos Campos. Sua aplicação abrangerá uma diversidade de escolas, com a maioria das salas de aulas instaladas em ambientes precários. Por conta disso, exigirá de nós educadores um redobrado esforço quanto à fixação dos conteúdos. Pelos motivos expostos acima há necessidade de enfatizar, os seguintes pontos: 1. Deverá ser perseguida a fixação dos fundamentos necessários à habilitação pretendida no manuseio da língua inglesa; 2. Devem ser levadas em consideração as características regionais do local de realização do curso, adaptando-se o conteúdo no que for preciso; 3. Sugerimos a utilização de expressões verbais e exemplos práticos ligados à realidade do estudante;

  1. Recursos Instrucionais: A carência de recursos instrucionais nas escolas onde funciona o SOME é uma realidade. Além disso, devemos considerar que o fornecimento precário de energia elétrica nas comunidades, por um curto período, geralmente à noite, impossibilita o uso de projetores, rádios, televisão, retroprojetores, microcomputadores e outros recursos que dependam de energia elétrica. Por conta disso, sugerimos aos educadores que utilizem outros recursos, como apostilas, álbum seriado, flip chart, preparados antecipadamente.

10. Plano de Aula: Caberá a cada um de nós, educadores, elaborar o plano de aula, de acordo com o processamento do módulo e as conveniências do andamento do curso. Para isso, sugerimos a seguir um modelo de plano de aula, que poderá ser adaptado de acordo com os interesses;

PLANO DE AULA
CURSO:
ASSUNTO CENTRAL DA UNIDADE:
DISCIPLINA:
PROFESSOR:

INTRODUÇÃO
RESUMO DA AULA ANTERIOR

TÍTULO E TÓPICOS

OBJETIVOS

MOTIVAÇÃO

TEMPO


EXPLICAÇÃO
RESUMO DOS PONTOS MAIS IMPORTANTES DO CONTEÚDO





APLICAÇÃO
METODOLOGIA EMPREGADA NA CONDUÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS DA AULA





VERIFICAÇÃO
RESUMO DOS PONTOS MAIS IMPORTANTES DO ASSUNTO (PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CONTEÚDO.)

SUMÁRIO
RESUMO DOS PONTOS MAIS IMPORTANTES DA AULA, ENFATIZANDO AS FALHAS DETECTADAS NA VERIFICAÇÃO:




RECURSOS INSTRUCIONAIS





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS





OBSERVAÇÕES





11. Orientações sobre o processo de ensino-aprendizagem:  O que significa comunicar?
No sentido prático, comunicar é transmitir idéias e informações com o principal objetivo de promover o entendimento entre os indivíduos. O que faz um professor quando ensina? Naturalmente ele se comunica com a classe. Sua intenção primordial é fazer com que seus alunos entendam perfeitamente sua mensagem, isto é, o conteúdo do ensino. Da boa comunicação em sala de aula, dependem não só a retenção de conteúdos, mas, de forma ampla, todos os processos de formação do aluno, especialmente, o respeito mútuo, a cooperação e a criatividade.
Na comunicação há elementos técnicos, como a mensagem, o código, o canal e retroalimentação (feedback) e psicológicos, como o receptor e o emissor.
O emissor elabora uma mensagem, codifica esta mensagem e emite a informação.
O receptor recebe esta informação, decodifica, isto é, interpreta. Se não houver
interferência (ruído), a comunicação se estabelece.
A mensagem expressa o propósito do emissor.
O código é a linguagem utilizada, que deve ser comum a ambos.
O canal é o processo a ser utilizado para transmissão da mensagem.
A realimentação (feedback) é o retorno da informação do receptor ao emissor,
tornando possível a auto correção.


12. Avaliação da aprendizagem: Caberá a cada um de nós, educadores, decidir quais os critérios que serão utilizados para avaliar os estudantes, levando em consideração que a avaliação é um processo contínuo de pesquisas que visa a interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos. Além disso, levaremos em conta o fato que a avaliação não é um fim, mas um meio, que permite verificar até que ponto os objetivos estão sendo alcançados, identificando os alunos que necessitam de atenção individual e reformulando o trabalho com adoção de novos procedimentos, que possibilitem sanar as deficiências encontradas. Entre os vários recursos avaliativos sugerimos:
  • Avaliação diagnóstica (no início do processo) – para verificar os conhecimentos que os alunos têm; os pré-requisitos que os alunos apresentam e particularidades dos alunos;
  • Avaliação formativa (ao longo do processo) – tem função controladora, para informar o professor e o aluno sobre o rendimento da aprendizagem. Serve também para localizar as deficiências na organização do ensino;
  • Avaliação somativa (no fim do processo) – tem função classificatória, isto é classifica os estudantes no fim do bimestre, segundo níveis de aproveitamento.

13. Alguns aspectos para serem levados em consideração durante uma aula: Ter objetivos claros; desenvolver empatia; conhecer o público alvo; ser espontâneo (estimular a participação do aluno); usar o olhar (olhe para todos os alunos igualmente, como se estivesse falando a cada um deles); eliminar os vícios de linguagem (né, tá, certo, ok, aí, etc.); enriquecer o seu vocabulário; utilizar a voz adequadamente (fale pausado e claro). Varie o tom de voz de acordo com o assunto; utiliza-se de gestos espontâneos permitem atingir um melhor encadeamento de idéias e estimula os estudantes; partir do nível em que os alunos estão e ajuda-los no seu progresso.

Santarém, 19 de fevereiro de 2013


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Adenor Ribeiro dos Santos

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Eládio Delfino Carneiro Neto

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Eliana do Socorro Vieira Viana

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Estelino Guimarães Brito

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Etmaxandra Freitas Teixeira

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Manoel Domingos Oliveira Cunha

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Maria Ocy de Oliveira Martins

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Raimunda Staelma Figueira da Silva

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Sandra Suely Silva



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