quarta-feira, 16 de maio de 2012


Cinco chapas disputam o Sintepp
 
 
O
s trabalhadores em Educação da rede estadual de ensino em Santarém irão às urnas, nos próximos dias 19 e 20 de junho, para escolher quem irá dirigir o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), no triênio 2012/2015.
Cinco chapas foram inscritas e disputarão a Eleição Sintepp 2012. Duas delas: “A Chapa da Categoria” e “Sintepp de Cara Nova” já postaram no facebook, suas publicidades e endereços de seus sítios na internet, socializando com a comunidade escolar suas pretensões ao assumir a direção do sindicato.

A chapa 1, “A Chapa da Categoria” é a que tem o maior número de educadores do corpo docente do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), presentes na equipe. 
 
O sindicalista Williams Silva e Mateus Ferreira são os candidatos à coordenação geral pela Chapa 1. O SOME, Polo de Santarém, tem seu representante na chapa. Trata-se do geógrafo Alex Ruffeil. 

A outra chapa que já disponibilizou seu blogue na internet e postagens com informações no grupo “Ensino Modular SOME: Pará e Amapá” foi a  chapa 3: Sintepp de Cara Nova. A chapa tem como candidatos a coordenação geral os sindicalistas Luzia Canuto de Oliveira Pereira e Thiago de Castro Barbosa.
Santarém - A professora e sindicalista santarena Isabel de Almeida Sales encabeça, juntamente com Isaac Rodrigues,  a Chapa 5: “Unidos em Prol do Interior”, que tem como bandeira de luta o fortalecimento da política sindical nos municípios.

Você, professor, conhece os
candidatos  e suas chapas? 

- - - - - - - - POR MARCELO CARVALHO - - - - - - - 


N
os dias 19 e 20 de junho, os trabalhadores em educação no estado do Pará, filiados ao  sINTEPP, definirão a nova direção da entidade. Os eleitos representarão a maior e mais organizada categoria de funcionários públicos do Pará, com cerca de 30 mil sindicalizados. Os eleitos exercerão o mandato no período 2012/2015.
Foram inscritas ao pleito as seguintes chapas: Chapa 1: Sintepp de lutas e conquistas, a chapa da categoria. Williams Silva e Mateus Ferreira são os candidatos à coordenação geral por esta chapa;
Chapa 2: Luta educador: pela renovação do SINTEPP já! José Miguel da Costa Alves e Josy Anne Maria Quemel Ribeiro são os candidatos à coordenação geral por esta chapa.
Chapa 3: Sintepp de cara nova: um novo começo de era; Luzia Canuto de Oliveira Pereira e Thiago de Castro Barbosa são os candidatos à coordenação geral por esta chapa.
Chapa 4: Educação: compromisso pela categoria; Raimunda (Rai) do Socorro Costa Barreto e Luciene Moutinho Sales são as candidatas à coordenação geral por esta chapa.
Chapa 5: Unidos em prol do interior: para fortalecer a política sindical nos municípios; Isaac Rodrigues Dias e Isabel de Almeida Sales são os candidatos à coordenação geral por esta chapa.
Talvez a simples menção ao nome dos candidatos explique pouco de suas intenções e filiações político-partidárias, assim, o blog (Midias, Educação e Meio Ambiente) buscou traçar o perfil de cada chapa.
A intenção desta postagem é informar a categoria sobre as chapas concorrentes e suas vinculações, para que cada professor habilitado possa exercer seu direito ao voto de forma consciente.
Chapa 1: Sintepp de lutas e conquistas. É a chapa da situação ou do grupo majoritário, dirigem o SINTEPP há pelo menos duas décadas, politicamente são vinculados ao PSOL.
Chapa 2: Luta Educador: pela renovação do SINTEPP já! É uma das chapas de oposição, embora alguns de seus membros participem da atual gestão do SINTEPP. Na composição da chapa constam membros da CONLUTAS e do Coletivo Luta Educador, politicamente prevalece o vínculo com o PSTU;
Chapa 3: SINTEPP de Cara Nova: Um Novo Começo de Era. É uma chapa de oposição, com o discurso da renovação, politicamente são vinculados ao PC do B.
Chapa 4: Educação: compromisso pela categoria. É outra chapa de oposição, politicamente são vinculados ao PT.
Chapa 5: Unidos em prol do interior. Esta é uma chapa de oposição, mas não somente ao campo majoritário que dirige o SINTEPP. Representa oposição à geopolítica do Estado do Pará, centrada na capital. A chapa 5, evidencia uma novidade política emergida do plebiscito sobre a reorganização territorial do Pará, é formada por representantes do Tapajós. Politicamente prevalecem os filiados do PSOL.
O quadro acima mostra que os partidos decidiram verificar qual sua real base política, daí a opção por formar chapas "quase puras", sem coligações. Vão disputar voto a voto a representação da categoria.
A eleição no SINTEPP é proporcional, significa que dependendo do coeficiente de votos alcançados por cada uma das chapas, é que será definido o número de cargos que caberá a cada uma delas, como exemplo, se a chapa Y obtiver 30% dos votos, a chapa X 30%, a chapa Z 10%, a chapa P 15% e a chapa W 15%, os cargos serão distribuídos na mesma proporção.
É possível que a nova direção do SINTEPP seja mais plural, represente as diversas forças políticas que atuam no movimento sindical. Porém, o fato intrigante é que até o presente momento a campanha está morna, poucos debates e assembleias esvaziadas, nem as chapas e nem a categoria estão mobilizados, vamos torcer para que o cenário mude a partir dos próximos dias.

Nenhum comentário: