sexta-feira, 1 de novembro de 2013

COMANDO DE GREVE

Parabéns SOME: enfim
 paralisação total das atividades
 Texto: Eládio Delfino Carneiro Neto
Fotos: Manoel Domingos e Rubens Araújo
 
Trabalhadores mobilizados e unidos em busca de qualidade no SOME
O
ntem, 31 de outubro, os trabalhadores do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém, que estiveram presentes na assembleia convocada pela Subsede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Pará (Sintepp), foram atores importantes e contribuíram sobremaneira, na hora da decisão deliberada pela assembleia, para que a proposta de paralisação total das atividades nas escolas da rede estadual de ensino santarenas saísse vencedora.
Essa conquista é fruto da perseverança e da luta atuante dos trabalhadores. Apesar de sofrerem duas derrotas seguidas, em assembleias da Subsede do Sintepp, quando a proposta (paralisação total das atividades) defendida pelo SOME/Santarém não foi aprovada, eles não se desestimularam. 
Os “guerreiros” do SOME foram à luta. Arregaçaram as mangas e ungidos pelo lema “Seja bendito Javé, o meu rochedo, destra minhas mãos para a batalha, E meus dedos para a guerra...” (Salmo 144, De Davi) entraram no campo de batalha das ideias e na luta para que seus direitos sejam garantidos.
Formaram um comando de greve, com a missão de fazer o acompanhamento, elaborar estratégias e atividades para a continuidade da mobilização social e da exercitação do direito de greve, pelos trabalhadores do SOME. Partiram então para as ações.
Os 87 educadores votam pela continuidade da greve no SOME, Polo de Santarém
Primeiramente agiram no sentido de mobilizar os demais trabalhadores do corpo docente do SOME, para encorpar o movimento grevista. Para isso agendaram uma segunda reunião, no dia 18/10. Desta vez conseguiram a participação de 87 educadores, que decidiram votar pela continuidade da greve.  
Os educadores do SOME em audiência com a Comissão de Educação
No dia 23 de outubro, os trabalhadores foram até a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Santarém e solicitaram que a entidade intermediasse junto ao governo municipal, a melhoria na infraestrutura, no transporte e na merenda escolar, para os estudantes e docentes das 57 comunidades, dos municípios de Santarém, Belterra, Aveiro e Mojuí dos Campos que compõem o polo.
Solicitaram também que a bolsa alimentação, que na atual administração não está sendo paga pela Secretaria Municipal de Educação e Desportos (SEMED), fosse incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município de Santarém (LDO), para o próximo ano.
Trabalhadores do SOME presentes na reunião com a 5 URE
Os educadores do SOME voltaram a se mobilizar novamente no dia 29 de outubro,. Desta vez foram até a 5a Unidade Regional de Educação (5a URE), onde reuniram com o diretor, Dirceu Amoedo, para solicitar a intermediação do órgão, junto ao governo municipal, para a efetivação de melhorias para o sistema.
As galerias da Câmara Municipal ficaram lotadas pelo professores do SOME 
No dia 30, voltaram novamente a Câmara Municipal de Santarém. Desta vez para entregar documento a Comissão de Educação, com as principais demandas do SOME, na região. Nessa sessão, conseguiram uma grande vitória junto ao legislativo: a aprovação da realização de uma audiência pública, no próximo dia 21 de novembro, para tratar sobre o Ensino Médio Modular (EMM), na região Oeste do Pará.
 
A presença dos professores do SOME na assembleia foi fundamental para a vitória 
          Finalmente ontem, 31 de novembro, conseguiram reverter o movimento grevista em Santarém, com a vitória da proposta de paralisação total das atividades da rede estadual de ensino.
Por conta disso, o COMANDO DE GREVE parabeniza a todos os educadores e educadoras do SOME, que se mobilizaram e contribuíram para mais essa vitória.


Nenhum comentário: